Pular para o conteúdo

Os 4 principais passos para oferecer silagem de qualidade no confinamento

Resultados Visíveis na Qualidade Superior da silagem de qualidade
Resultados Visíveis na Qualidade Superior da Silagem

Os avanços tecnológicos cada vez mais presentes no rebanho brasileiro e o desenvolvimento de técnicas específicas aos sistemas produtivos permitiram nos últimos anos aumentar os índices de produtividade do rebanho, resultando em uma pecuária bovina mais eficiente e sustentável tanto para a produção de leite, como de carne, e silagem de milho de qualidade, apresentando melhor custo por unidade produzida (litros de leite ou quilos de carne).

A produção no confinamento é economicamente viável e a silagem de milho está entre as opções adequadas de nutrição, por se tratar de um alimento de alto valor energético, com ótima aceitação pelos animais e facilidade de cultivo e de fermentação.

Para o gado de corte, além dos fatores inerentes ao animal, do tempo preconizado para o abate e do sistema de produção adotado no confinamento, podemos optar por uma dieta a base de grãos inteiros, grãos reidratados com alto nível de concentrado ou com alto volumoso.

A silagem de milho é um dos volumosos de melhor custo benefício, com um custo de produção entre R$ 70 e R$ 100 a tonelada, considerando uma matéria seca superior a 35%

Os sistemas de produção que preconizam obter animais acabados mais cedo e com maior peso, se faz necessário o uso de alimentos energéticos, como silagens de alta qualidade, além de suplemento mineral, concentrado proteico, concentrado energético e aditivo, podendo atingir ganhos em peso ao redor de 1,5 quilo/cabeça/dia.

Uma silagem de alta qualidade sugere os seguintes padrões:Padrões bromatológicosPara a obtenção de silagem de alta qualidade, vários aspectos devem ser considerados, dentre eles, os mais importantes são: escolha correta do híbrido, tecnologia de produção, ponto de colheita, altura de corte, tamanho de partículas, compactação, uso de inoculante, enchimento do silo, fechamento, retirada da silagem e fornecimento para os animais.

O híbrido de milho para silagem é fonte de energia, fibras e açúcares e parte desta energia é proveniente dos grãos. Há um aumento significativo da energia na forma de nutrientes digestíveis totais (NDT) à medida que mais grãos participaram da massa ensilada, entretanto, as outras partes da planta que são ricas em fibras como: colmo, folhas, palha e sabugo, também devem ser de alta digestibilidade, pois em geral representam mais de 50% da composição da planta. Como regra, “um bom híbrido para silagem também é bom para produção de grãos”.

O produtor, para a escolha do híbrido, deve dar preferência a empresas que tenham pesquisa e desenvolvimento para silagem com resultados comprovados.

Além da produção de grãos, outras características de grande importância na escolha do melhor híbrido para silagem são: produção de massa verde e seca, excelente janela técnica de colheita, relação de amido na matéria seca, adaptação à região e estabilidade de produção.

Uma silagem de alta qualidade deve apresentar plantas que na sua composição equivalente tenham como referência: 15% de folhas; 18% de colmo e 67% de espigas; A espiga, por ser uma parte importante da planta, deve apresentar ao redor de 74% de grãos; 11% de palha e de 15% de sabugo, os grãos semi-dentados são mais indicados, pois esses são mais facilmente quebrados ou triturados, permitindo melhor aproveitamento da energia neles contida.

Ponto de colheita e tamanho de partículasDe todos os requisitos para se obter uma silagem de qualidade, o ponto de colheita é um dos que mais interfere na qualidade da silagem produzida. O ideal é fazer colheita quando as plantas apresentarem um teor de matéria seca entre 34 e 37%.

Nesse momento, os grãos de milho se encontram entre as fases de textura farináceo (linha do leite em 1/2 do grão) a farináceo-duro (linha do leite em 2/3 do grão).Na faixa ideal de matéria seca, na colheita efetuada (34-37%), teremos um aumento significativo de matéria seca por área, redução das perdas de armazenamento, facilidade de corte e de obtenção de partículas de tamanho mais uniforme (analisado pelo separador da Penn State), favorecendo a compactação e consequentemente, melhorando as condições de fermentação.

A altura de corte no milho para silagem é importante quando se tem como objetivo colher uma silagem de qualidade com maior digestibilidade, mais grãos e maior resposta em leite e carne.

Colheita da silagem deve atender aproximadamente 600 propriedades em Searasilagem de qualidade
Os 4 principais passos para oferecer silagem de qualidade no confinamento 4

Temos diferentes épocas de plantio, população, espaçamento, primeira safra, segunda safra. Estas inúmeras variáveis existentes na cultura do milho para silagem a altura de corte é uma das ferramentas de ajustes para matéria seca, níveis de FDA e FDN, assim como teor amido, NDT e digestibilidade.

É fundamental que o produtor estime e analise em quantidade e qualidade o que estará armazenando no seu silo.

À medida que aumentamos a altura de corte, melhora-se a digestibilidade, a concentração de espiga, amido e matéria seca, reduzindo os teores de FDA e FDN na silagem.

Encontrar o equilíbrio entre produção e qualidade é fundamental para que a nutrição dos animais seja ajustada e constante.Quando cortamos o milho a uma altura de aproximadamente 50 cm, deixaremos um resíduo na lavoura, com digestibilidade inferior a 40%, rico em fibra, com folhas mortas e com alta concentração de água, representando uma cobertura de solo rica em potássio.Ex.: Terminação de Novilhos, em confinamento, com peso inicial de 380 kg e peso final de 500 kg de peso vivo. Com dieta a base de silagem de milho (70%).

images 6
Os 4 principais passos para oferecer silagem de qualidade no confinamento 5

Considerando uma silagem dentro dos padrões ideais da tabela 1, com um consumo médio de matéria seca de 2,4% do peso vivo. Obs.: É muito importante que cada produtor analise a sua realidade e faça sua própria simulação dependendo da região, tamanho do confinamento, controle do custo de produção, tipo de estrutura existente na propriedade e metas futuras de crescimento do confinamento, isto para a tomada de decisão de qual tipo de tecnologia a ser adotada na terminação dos novilhos.

Considerações para produzir silagem de Qualidade fatores importantes

1 comentário em “Os 4 principais passos para oferecer silagem de qualidade no confinamento”

  1. Altair Lúcio de oliveira

    Matéria muito importante para o produtor Rural, desenvolver e produzir sua própria silagem entro de uma técnica correta.( parabéns pelo conteúdo divulgando.,)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores