Pular para o conteúdo

O grande potencial produtivo e sustentabilidade em hortifrutigranjeiros.

O grande potencial produtivo e sustentabilidade em hortifrutigranjeiros
O grande potencial produtivo e sustentabilidade em hortifrutigranjeiros

Dentro de um sistema agrícola, isso é muito evidente, pois lidamos com recursos naturais e muitas vezes finitos, como solo, água e nutrientes. Portanto, o uso eficiente é feito mais do que o necessário.

Nas lavouras de hortifrúti (HF), a demanda por fertilizantes e água é muito alta, sendo necessário observar alguns princípios básicos para o manejo e uso eficiente desses insumos, principalmente nas etapas que antecedem o plantio, como:

A semente ou muda é o ponto de partida do ciclo da cultura e devemos garantir que todo o seu potencial genético seja explorado, mesmo em condições adversas.

Portanto, é essencial o uso de materiais de propagação de alta qualidade.

O material a ser utilizado deve ter qualidade física (dimensões do material de propagação, se não houver excesso ou falta de brotos, danos externos à pele, etc.), qualidade genética, fisiológica e sanitária, que garantirá boa germinação e vigor.

Além disso, os materiais devem ser previamente analisados ​​para que estejam livres de patógenos como fungos, vírus, nematoides e bactérias.

Mudas de qualidade devem apresentar torrão bem formado, com raízes ativas, brancas, folhas sadias, mas não excessivamente verdes, e caule lignificado, características essenciais para o sucesso do plantio.

A época de implantação influenciará diretamente na exposição das culturas a diferentes fatores climáticos.

A semeadura em épocas erradas pode atrapalhar o desenvolvimento do ciclo e o crescimento das plantas, aumentando as perdas na colheita.

Outro fator que pode ser influenciado pela janela de plantio inadequada é a taxa em que as plantas são afetadas por doenças e pragas, pois isso pode proporcionar um aumento da umidade do solo, gerando assim maior incidência de doenças em fases cruciais para o desenvolvimento da espécie plantar.

Nas fruticulturas e hortaliças, esse desafio é mais acentuado, pois essas culturas são mais sensíveis ao excesso de umidade, tanto no solo quanto no ar, tornando-as mais suscetíveis a doenças que podem causar perdas de até 100% da produtividade.

Lopes (2005), aborda a relação entre as doenças e a estação de cultivo do tomateiro:

“Cerca de duzentas doenças e distúrbios fisiológicos já foram relatados afetando o cultivo de tomate em todo o mundo.

Embora raramente mais de cinco dessas doenças/distúrbios apareçam ao mesmo tempo, sua ocorrência pode resultar em grandes danos e perdas.

Pode até mesmo limitar o cultivo do tomateiro em algumas safras e regiões do país, seja pela falta de controle efetivo ou pelo aumento dos custos de produção com a aplicação de agrotóxicos.

Portanto, recomenda-se que o plantio seja realizado na época adequada, a fim de reduzir significativamente o uso de agrotóxicos, contribuindo assim para a sustentabilidade do sistema.

Solos com estrutura inadequada são propícios à redução da infiltração de água, aumentando o risco de erosão, déficit hídrico e nutrição das plantas, uma vez que as raízes HF normalmente estão concentradas na camada superficial do solo.

Portanto, o preparo adequado do solo proporcionará boa qualidade física no plantio.

A maioria das culturas de cereais são conduzidas com o mínimo de perturbação da camada superficial do solo (sistema de plantio direto), mas as culturas HF requerem uma boa preparação do solo.

Existe uma relação direta (e inversamente proporcional) entre compactação e produtividade, pois como as hortaliças possuem sistema radicular sensível e pouco desenvolvido.

Em alguma camada de solo compactado, as raízes serão impedidas de se desenvolver de forma otimizada, comprometendo assim seu potencial produtivo.

Os solos brasileiros são, em geral, naturalmente ácidos devido ao alto grau de intemperismo e à intensa lixiviação de bases trocáveis.

A acidez é um dos principais atributos químicos relacionados ao desenvolvimento das plantas, afetando a disponibilidade de quase todos os nutrientes, além de influenciar outros fatores, como a fixação biológica de nitrogênio, por exemplo.

Além disso, altas concentrações de alumínio são tóxicas para as plantas e afetam diretamente o desenvolvimento radicular, prejudicando a absorção de água e nutrientes.

Portanto, é fundamental praticar a correção do solo para as culturas HF, uma vez que são espécies exigentes em saturação por bases (acima de 70%).

A operação de calagem é uma prática fundamental para o sucesso da atividade agrícola e recomenda-se aplicá-la pelo menos 90 dias antes do plantio ou dentro do planejamento do sistema de rotação de culturas.

O reboco também é recomendado para algumas culturas, como batatas, como condicionador de subsuperfície.

A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em uma mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter fins comerciais e de recuperação do solo.

É importante notar que para hortaliças, a falta de rotação de culturas é a raiz de todos os problemas.

Se conduzido adequadamente, auxilia no controle de plantas daninhas, pragas, nematoides e doenças devido à alternância de espécies vegetais hospedeiras.

Além disso, melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando a incorporação de matéria orgânica, que é um dos principais atributos que definem a produtividade de HF, bem como o condicionamento físico do solo.

Para que haja produção de alimentos em quantidade e qualidade, além de levar em consideração as práticas de manejo e cuidado descritas acima.

É fundamental estar atento à nutrição mineral exigida pelas lavouras, pois deficiências nutricionais podem gerar distúrbios preocupantes, reduzindo consideravelmente Produção agrícola.

Dessa forma, é fundamental investir em fertilizantes de qualidade, seguindo as recomendações agronômicas para aplicação da fonte, dose, época e local adequados.

Para apoiar os produtores rurais nesse desafio, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas de produção e comercialização de fertilizantes combinados fosfatados e potássicos do mundo.

Lançando no mercado o produto PERFORMA HF, um fertilizante de alta tecnologia com nutrientes em concentrações ideais para atender as necessidades das mais diversas culturas hortícolas.

O equilíbrio entre nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre e boro proporciona melhor enraizamento e desenvolvimento inicial, maior desenvolvimento vegetativo, aumento da floração, além de não prejudicar a microbiota do solo, proporcionando cultivos mais vigorosos e produtivos.

PERFORMA HF garante o equilíbrio nutricional das lavouras além da liberação gradual de enxofre e boro, proporcionando maior eficiência na absorção ao longo do ciclo, principalmente nos momentos de maior necessidade.

A alta uniformidade dos grânulos e a qualidade física superior permitem uma distribuição eficiente dos nutrientes no campo e agilidade no plantio e, consequentemente, um alimento mais nutritivo chega à mesa do consumidor e maneja de forma sustentável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores