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Novos Agentes de Turismo Rural em Santos Dumont

A solenidade de formatura do grupo de agentes de turismo rural de Santos Dumont reuniu dezenas de pessoas, entre convidados, familiares e autoridades, que testemunharam a formação do grupo “Tão Vai”, com 15 novos agentes que vão atuar em toda a região. No evento, que aconteceu no hotel Aurora, foram apresentados novos roteiros turísticos, com um misto de atrações históricas, ecoturismo, gastronomia e autoconhecimento.

Este foi o quinto grupo de agentes de turismo rural formado na região de Juiz de Fora este ano. As anteriores foram em Baependi, Cataguases, Rio Preto e Conselheiro Lafaiete. Em Caxambu, outro curso está em desenvolvimento e deve ser concluído em dezembro. Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, diz que este é um programa importante para o desenvolvimento das cidades, que devem aproveitar o potencial turístico para atrair investimentos. “Agora a cidade terá 15 novos agentes, focados no desenvolvimento do turismo na região. Santos Dumont, conhecida como a terra do pai da aviação, também tem a pecuária leiteira em sua história, com a primeira indústria de laticínios da América Latina. Além disso, é reconhecida por sua diversidade natural, atrativos que podem ser muito bem aproveitados por esses novos profissionais”, disse.

O secretário de turismo e esportes da cidade, Fabrício Corrêa de Andrade, esteve presente na solenidade. Ele acredita que o novo grupo pode ajudar a divulgar o município para diferentes regiões. “Temos o melhor dos dois mundos. Temos atrativos históricos e naturais, além de ótimos acessos, próximos às principais cidades da região. Temos muita história no museu Cabangu e no bairro Dores do Paraibuna. Temos também represas, cachoeiras e natureza preservada para quem busca sossego”, relatou.

A instrutora do curso, Fernanda Silva, ficou orgulhosa ao ver o grupo se formar. Todos os alunos que iniciaram nesta turma concluíram o curso, uma turma diversificada com a qual houve uma grande troca de conhecimentos. “Senti uma responsabilidade com este grupo, pois muitos aqui já tinham experiência em turismo quando começamos. Trabalhamos com muito empenho e, agora, deixamos para os formandos a responsabilidade de disseminar conhecimento e trabalhar com responsabilidade pelo turismo da região”.

Hélio Campos Fortes, tesoureiro da Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio, entidade cooperativa do Sistema Faemg na cidade, disse que o grupo é uma grande aposta. “Esperamos que esses novos agentes possam ajudar no desenvolvimento da região, trazendo cada vez mais turistas para a cidade e gerando renda”.

Novos agentes se preparam para agir

O grupo Tais Vai reuniu pessoas de diferentes idades e áreas de atuação. Profissionais de turismo, comunicação, proprietários de hotéis e pousadas aproveitaram para aprender mais sobre turismo, atualizar-se e aprimorar os produtos que poderiam ser oferecidos aos consumidores. Kennedy Fernandes é dono do hotel fazenda Aurora, onde foi realizada a cerimônia de formatura. Ele é um dos novos agentes que poderão atuar na região. “Aqui na pousada, sempre procuramos receber os turistas com conforto e boa comida. Mesmo trabalhando com turismo há muitos anos, aprendi novas formas de tratar e fidelizar meu público”, disse.

A especialista em turismo Carolina Palmieri aproveitou para se atualizar. “Foi muito bom fazer parte desse aprendizado. Descobrimos vários atrativos turísticos aqui na cidade, lugares que a própria população muitas vezes não conhece”. Gicele Brittes é natural do distrito de Conceição do Formoso e sócia da Associação Turismo é Bom e Dá Trabalho. Ela disse que o curso foi uma oportunidade de aprender mais sobre a própria região. “Durante os módulos, descobrimos como explorar adequadamente o que temos aqui. Nos nossos roteiros inserimos paisagens naturais e locais religiosos, que podem proporcionar aos turistas uma experiência única”, disse.

João Lusvardi é publicitário e artista digital. Para ele, o curso abriu novas ideias para o futuro profissional. “Antes, pensava em trabalhar apenas com publicidade. Hoje, o turismo tem se mostrado com uma perspectiva diferente, como uma nova opção de mercado para atuação”, disse. Andréia Oliveira é historiadora e hoje agente de turismo rural. Ela aposta na história como atração. “Um lugar tão importante na região merece ser melhor aproveitado. Vamos resgatar a história desta cidade e mostrar o que há de melhor por aqui”, relatou.

As Águas de Santos Dumont

Quebrar padrões e paradigmas. Esse foi um dos objetivos para a escolha dos nomes e roteiros criados pela turma. A Rota das Águas Santos Dumont surgiu com a ideia de desmistificar uma história regional, direcionada à cidade há alguns anos, que suas águas levaram pessoas que bebiam a se tornarem homossexuais. A brincadeira de mau gosto acabou sendo a inspiração para a exploração dos atrativos locais, dando outra visão para esse recurso no município.

O roteiro foi criado com o objetivo de promover o ecoturismo na região, aproveitando atrativos como lagos, represas, rios e cachoeiras. Quatro roteiros foram desenvolvidos a partir dessa ideia:

  • Direto da Fonte – Quem beber verá
    • Inclui passagem por troços da Estrada Real, chafariz, miradouros, troços de natureza preservada, piquenique e visita ao museu Cabangu (casa de Santos Dumont).
  • Roça de Pé
    • Visita às igrejas históricas da região, ao museu Cabangu, às ruínas de antigas estações ferroviárias, hotel fazenda, mirantes e lanche.
  • Estou na Roça Mais Formosa
    • Este percurso inclui o distrito de Conceição do Formoso. Inclui gastronomia local, cachoeiras, passeio pela mata atlântica preservada, visitas a igrejas e patrimônio arquitetônico.
  • Caminho Interior
    • Programação para quem busca contato com a natureza e autoconhecimento. inclui visita ao museu Cabangu, almoço ovo-lacto-vegetariano em fazenda, colheita de ervas e folhas para chás. Experiência ideal para quem procura desfrutar da natureza e praticar meditação.

Além dos roteiros, o grupo também desenvolveu um novo prato, o Tao Bão, bolinho de chuva recheado com doce de leite Borboleta, tradicional na cidade. Os roteiros já estão à venda. Para contratar ou saber mais, acesse a página do grupo no Instagram: tao.vao.tur



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