Pular para o conteúdo

Novo protótipo mede estresse térmico na agropecuária!

**Introdução**

A medição precisa e eficaz do estresse térmico em bovinos leiteiros é um dos grandes desafios enfrentados pelos agricultores e pesquisadores, uma vez que o calor excessivo pode prejudicar significativamente o desempenho reprodutivo e a produção de leite desses animais. Diante desse cenário, a Epagri/Ciram, em parceria com a Udesc, desenvolveu um protótipo de termômetro de globo negro para mensurar o estresse térmico por calor nas vacas leiteiras de Santa Catarina. Essa inovação representa um avanço significativo no monitoramento e na compreensão dos efeitos do estresse térmico sobre a produtividade desses animais e, por consequência, sobre a rentabilidade dos produtores.

O termômetro de globo negro, instrumento inventado pelos técnicos da Epagri/Ciram, tem como principal função medir os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, três fatores cruciais no conforto térmico dos bovinos leiteiros. Essa ferramenta esfera oca, pintada externamente com tinta preta fosca para maximizar a absorção de radiação solar, representa um avanço significativo no monitoramento do estresse térmico, permitindo uma análise mais precisa e detalhada das condições ambientais que afetam o bem-estar e a produção dos animais.

Não é segredo para ninguém que o estresse térmico, causado pelo calor excessivo, pode impactar negativamente a reprodução, a produção de leite e o comportamento dos bovinos leiteiros. Aumento da temperatura corporal, redução da ingestão de alimentos, maior consumo de água e mudanças no comportamento são apenas algumas das consequências que podem afetar diretamente a rentabilidade dos agricultores. Portanto, a medida precisa do estresse térmico se torna fundamental para a implementação de práticas e estratégias eficazes que visam minimizar esses impactos e garantir o bem-estar e a produtividade dos animais.

A partir do desenvolvimento e instalação do protótipo do termômetro de globo negro em uma estação meteorológica de Orleans, a Epagri/Ciram e a Udesc têm como objetivo testar e analisar em campo o comportamento desse equipamento. Com isso, espera-se obter dados e informações mais detalhadas sobre as condições ambientais e os efeitos do estresse térmico nas vacas leiteiras, aprimorando assim as ferramentas de monitoramento e pesquisa na área. A inovação representada por esse protótipo promete trazer avanços significativos no setor, proporcionando aos produtores de Santa Catarina uma ferramenta indispensável para o gerenciamento eficaz do estresse térmico em bovinos leiteiros.

Análise e Aplicação do Termômetro de Globo Negro

Benefícios da Medição da Temperatura do Globo Negro

Utilizando o protótipo do termômetro de globo negro, a Epagri/Ciram de Santa Catarina está revolucionando a maneira como lidamos com o estresse térmico em vacas leiteiras. Com a capacidade de medir os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, este instrumento inovador proporciona insights valiosos para garantir o conforto e bem-estar dos animais.

Redução do Estresse Térmico e Impacto na Produção de Leite

O calor excessivo pode causar estresse nas vacas, resultando em uma redução significativa no desempenho reprodutivo e, consequentemente, na rentabilidade dos agricultores. Com a nova tecnologia, é possível monitorar de perto o estresse térmico e tomar medidas preventivas para garantir a saúde e produtividade do gado leiteiro.

Comparação com Métodos Convencionais de Medição

Ao contrário dos métodos convencionais que se baseiam apenas na temperatura e umidade relativa do ar, o termômetro de globo negro oferece uma abordagem mais abrangente, considerando fatores adicionais que afetam o conforto térmico dos animais. Essa comparação ressalta a superioridade e a precisão dessa nova tecnologia.

Utilização Prática na Bovinocultura Leiteira

Impacto Direto na Produção de Leite e Rentabilidade

Com a capacidade de identificar o estresse térmico precoce, os produtores podem adotar estratégias proativas para minimizar o impacto negativo na produção de leite e garantir a rentabilidade de suas operações. O termômetro de globo negro se torna, assim, uma ferramenta essencial no manejo eficiente do gado leiteiro.

Novas Perspectivas para o Controle do Estresse Térmico

Ao incorporar o índice de estresse térmico em bovinos de leite (ITH) à plataforma Agroconnect, a Epagri/Ciram está abrindo portas para uma abordagem mais abrangente e precisa no controle do estresse térmico. Com a adição do termômetro de globo negro, os produtores podem ter acesso a informações fundamentais para tomada de decisões estratégicas em suas propriedades.

O Futuro da Pecuária Leiteira

Sustentabilidade e Bem-Estar Animal

Com a integração do termômetro de globo negro à rotina dos produtores, estamos caminhando para um cenário onde a sustentabilidade e o bem-estar animal se tornam pilares fundamentais da pecuária leiteira. Essa inovação representa um marco importante na evolução do setor, promovendo práticas responsáveis e avanços significativos na produção de leite.

Transformando Desafios em Oportunidades

A introdução do termômetro de globo negro abre novas portas para lidar com os desafios do estresse térmico na pecuária leiteira, transformando-os em oportunidades para implementar estratégias mais eficientes e sustentáveis. Com essa abordagem inovadora, estamos construindo um futuro promissor para a pecuária leiteira em Santa Catarina e além.

Conclusão
A introdução do termômetro de globo negro marca um avanço significativo no monitoramento e controle do estresse térmico em vacas leiteiras, oferecendo uma abordagem inovadora e abrangente para garantir o bem-estar animal e a rentabilidade dos produtores. Com a integração dessa tecnologia às práticas tradicionais, estamos moldando um futuro mais sustentável e promissor para a pecuária leiteira, onde a saúde e o conforto dos animais são prioridades. Este é apenas o começo de uma jornada rumo a práticas mais responsáveis e eficientes, impulsionadas pela inovação e comprometidas com o sucesso da pecuária leiteira em Santa Catarina e no Brasil.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

A Epagri/Ciram de Santa Catarina passou a medir a temperatura do globo negro no Sul do Estado. A medição é realizada por um protótipo de termômetro de globo negro desenvolvido pelos técnicos da instituição e instalado em dezembro em uma estação meteorológica de Orleans para medir o estresse térmico. A ação faz parte do projeto “Efeito do estresse térmico por calor em vacas leiteiras”, desenvolvido pela Epagri em cooperação com a Udesc.

Termômetro de globo negro é um instrumento que consiste em uma esfera oca, pintada externamente com duas camadas de tinta preta fosca para maximizar a absorção de radiação solar. Em seu interior é instalado um termopar ou termômetro, para a leitura da temperatura.

Por meio do valor lido de temperatura, o termômetro de globo negro indica os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, três importantes fatores que afetam o conforto térmico. “Esta nova variável, monitorada em intervalos horários, será utilizada inicialmente para avaliar a temperatura radiante direta, com a finalidade de determinar o risco de estresse térmico na bovinocultura leiteira do Estado”, explica Gerson Conceição, pesquisador da Epagri/Ciram e coordenador do estudo.

Segundo o pesquisador, o calor gera estresse e aumento da temperatura corporal na vaca. Esses dois fatores diminuem o desempenho reprodutivo e, por consequência, a rentabilidade. Os bovinos tentam liberar calor através do aumento da respiração quando submetidos à alta temperatura, o que é chamado de resfriamento evaporativo. “A frequência respiratória aumenta muito acima da faixa fisiológica normal, levando ao risco de alcalose respiratória, o que pode resultar em maior suscetibilidade a doenças”, pontua Gerson.

Para reduzir o calor do próprio corpo, a vaca come menos e isso reduz a produção de leite. O animal também bebe cerca de 1Kg a mais de água para cada aumento de um grau na temperatura. Ainda ocorrem outras mudanças de comportamento no gado: eles buscam locais mais confortáveis, com tempos de repouso reduzidos, pois ao deitar ocorre uma redução na área de superfície corporal disponível para dissipação de calor. Tudo isso influencia na produtividade de leite e, por consequência, na rentabilidade do agricultor.

A plataforma Agroconnect, da Epagri/Ciram, já disponibiliza índice de estresse térmico em bovinos de leite (ITH), baseado na temperatura e umidade relativa do ar. A nova variável foi disponibilizada também como uma das metas do projeto em parceria com a Udesc. A instalação do protótipo do termômetro de globo negro em Orleans serve para testar a campo o comportamento deste equipamento.

(Por Epagri)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Verifique a Fonte Aqui
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores