Pular para o conteúdo

Nitrato de potássio: um fertilizante multiuso

3. Principais funções do nitrogênio e potássio nas plantas

Os dois principais nutrientes do nitrato de potássio são nitrogênio e potássio.

Ambos são fundamentais para a maioria dos processos nas plantas.

O azoto Atua no desenvolvimento, crescimento e fotossíntese das plantas, sendo constituinte estrutural de clorofilas, vitaminas, hormônios, carboidratos, proteínas, entre outros compostos diversos.

Na fisiologia vegetal, o nitrogênio desempenha um papel importante nos processos fotossintéticos e respiratórios, além de ser responsável pela assimilação iônica de outros nutrientes, diferenciação celular e constituição genética.

Esse nutriente é exportado em grande quantidade pelas plantas, portanto sua reposição deve ser frequente em solos agrícolas. O que deve ser feito com base na análise do solo e nas taxas de exportação para cada cultura.

Assim, a deficiência de nitrogênio nas plantas causa uma série de efeitos deletérios às culturas. Sendo um dos principais responsáveis ​​pela baixa produtividade.

O potássiopor sua vez, é assimilado pelas plantas na forma de K+, sendo o cátion mais importante para a fisiologia vegetal. Ao contrário do nitrogênio, o potássio não tem função estrutural.

No entanto, é um importante ativador enzimático, atuando principalmente no sistema de manutenção da turgescência celular. Principalmente nos estômatos, sendo responsável por abri-los e fechá-los.

Dessa forma, sua deficiência pode impactar negativamente no processo de assimilação de COdoisconsequentemente, na taxa fotossintética das plantas.

Além disso, o potássio é extremamente móvel, de modo que sua deficiência é notada inicialmente nas folhas mais velhas, onde, na ausência desse elemento, é distribuído para as folhas mais novas.

Diante do exposto, percebe-se que o fornecimento de fertilizantes como o nitrato de potássio é essencial para sustentar o desenvolvimento de meristemas, frutos, grãos e tubérculos, ou seja, partes das plantas com alta demanda por esses nutrientes.

4. Nitrato de potássio como fertilizante

O nitrato de potássio tem diversas aplicações como fertilizante na agricultura. Representando uma das principais fontes de nitrogênio e potássio para as plantas.

Quando usado sozinho, sua formulação NPK é geralmente 13-0-44.

O nitrato de potássio pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de cultivos, seja para a produção de grãos, frutas, fibras e outros.

Na cultura do mamão, por exemplo, o fornecimento de nitrato de potássio via fertirrigação (duas vezes por semana) aumentou o número de frutos por plantabem como o comprimento médio dos mamões.

Na produção de fibras, o aporte de potássio em determinados estágios de desenvolvimento do algodão é fundamental para a produtividade e qualidade da pluma.

Portanto, estudos realizados em Goiás comprovaram que a oferta de nitrato de potássio influenciou positivamente a produção de algodão em caroço. Independente da via de aplicação, seja em solo ou adubação foliar.

Esse comportamento é verificado devido à fisiologia da cultura, que consome aproximadamente 4,5 kg ha-1 dia-1 de potássio, entre 60 e 80 dias após a semeadura.

Os efeitos benéficos do nitrato de potássio também foram verificados na cana-de-açúcar. Nesta cultura, nitrato de potássio atuou como indutor de maturaçãoo que resultou em maior acúmulo de sacarose nos colmos.

Usando um sistema de fertirrigação por gotejamento subterrâneo na mesma cultura, nitrato de potássio proporcionou produtividade de colmos variando de 168 a 190 t ha-1.

Estudos realizados no Irã para a safra de tomate relatam que o fornecimento de nitrato de potássio via adubação foliar pode ser realizado tanto na fase vegetativa quanto na reprodutiva. Desde então, foi responsável pelo aumento da produtividade e dos parâmetros relacionados à qualidade dos frutos.

Além disso, o nitrato de potássio também pode compor a formulação de soluções nutritivas para cultivos hidropônicos, como tomate, Rúcula, chicória, morangoentre outros.

5. Efeitos da adubação foliar com nitrato de potássio

A adubação foliar com nitrato de potássio tem sido utilizada continuamente para complementar ou suprir as necessidades nutricionais das plantas.

Esta é uma estratégia de manejo agrícola onde os nutrientes são fornecidos diretamente à parte aérea das plantas, a fim de serem absorvidos diretamente pelas folhas.

A adubação foliar com nitrato de potássio pode contribuir positivamente para o tamanho, peso e vigor das sementes de soja.

Em muitos casos, esses benefícios podem estar associados à permeabilidade e integridade das membranas teciduais, uma vez que o nitrato de potássio atua como ativador enzimático.

Culturas com alto potencial produtivo, como soja são beneficiados por aplicações foliares de nitrato de potássio. As aplicações foliares nos estádios reprodutivos aumentaram a produtividade de grãos, principalmente quando associada ao Map.

Segundo a Fundação Rio Verde, as aplicações foliares no estágio R3 proporcionaram menor peso de mil grãos.. No entanto, aumentou a produtividade da soja em 7% em relação ao controle. Assim, obteve-se um aumento de 3,9 sacas ha-1 na produtividade.

6. Nitrato de potássio como redutor de salinidade

Independentemente da cultura agrícola e do sistema de produção, a qualidade da água utilizada é de fundamental importância para o sucesso da produção.

A utilização de água de qualidade inferior, principalmente no que diz respeito ao teor de sais dissolvidos, tem impacto negativo na produtividade e na qualidade do produto. Uma vez que a salinidade interfere na absorção e no metabolismo do nitrogênio.

Além disso, é comum que solos salinizados sejam deficientes em nitrogênio.

Legumes como rúcula e alface são muito sensíveis à salinidade. Portanto, vários estudos foram realizados avaliando o efeito do nitrato de potássio sobre os efeitos da salinidade da água de irrigação ou solução nutritiva nas plantas.

Além dos aspectos nutricionais benéficos relacionados ao nitrato de potássio, este fertilizante atua no estresse salino. Reduzindo a absorção de sódio (Na+) e aumentando a absorção de outros cátions, como o cálcio (Ca2+) e potássio.

Na prática, o fornecimento de nitrato de potássio potencializa o acúmulo de compostos orgânicos nitrogenados, que são armazenados junto com o nitrato no vacúolo, reduzindo o potencial osmótico das células.

Portanto, o nitrato de potássio auxilia diretamente na regulação osmótica de plantas sob estresse salino.

Na rúcula, o uso de solução salina enriquecida com nitrato de potássio provocou aumento no número de folhas.. Sugerindo que o nitrato de potássio é capaz de inibir os efeitos deletérios da salinidade nesta cultura.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores