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Carta Leite – Fatores que influenciam o mercado de leite brasileiro

Carta Leite - Fatores que influenciam o mercado de leite brasileiro
Carta Leite – Fatores que influenciam o mercado de leite brasileiro

A maior parte da produção leiteira brasileira ocorre com animais em sistema a pasto.

Assim, a produção de leite depende da qualidade das forragens, que, por sua vez, necessitam de boas condições climáticas para um ótimo desenvolvimento.

O Brasil é um país tropical, o verão é mais chuvoso e o inverno mais seco. Durante a estação chuvosa há maior disponibilidade de pastagens de boa qualidade e na estação seca a quantidade de alimentos diminui, fato denominado sazonalidade da produção.

É possível observar que há maior produção de leite nas águas, aumentando a oferta de matéria-prima (leite cru), enquanto na estação seca ocorre o contrário.

Isso é sazonalidade das chuvas gera uma oscilação no volume de leite captado pelo laticínio.

A relação de oferta e demanda é clara e se aplica ao mercado de lácteos: quando a oferta do produto aumenta, seus preços diminuem, a relação entre o volume médio mensal de chuvas no Brasil (normal climatológico) e o preço do leite pago ao produtor – média ponderada mensal Brasil deflacionada pelo IGP-DI, de 2003 a 2022.

Note-se que a estação chuvosa no Brasil ocorre de novembro a abril e, neste mesmo período, o preço pago ao produtor é menor, quando comparado aos pagamentos de maio a setembro durante a estação seca.

Além da sazonalidade da produção de forragem, existe uma relação entre o preço pago ao produtor, leite e importação de laticínios sendo mais um recurso para entender o mercado.

Historicamente, o Brasil importa mais leite do que exporta. A entrada de leite estrangeiro no mercado interno influencia a oferta e, consequentemente, o preço da matéria-prima e seus derivados.

A maior parte do leite importado está na forma de pó, portanto suas características físico-químicas mantêm a qualidade e durabilidade do produto.

O custo e o volume importado do leite em pó influenciam o preço do leite no mercado interno.

Aminoacidos protegidos na nutricao de vacas leiteiras sob pastejo
Carta Leite - Fatores que influenciam o mercado de leite brasileiro 3

O leite é aquele negociado entre indústrias.

O marketing e o preço deste produto variam de acordo com a demanda. Portanto, essa relação pode ser considerada um bom indicador para avaliar a demanda por leite no mercado interno.

o preço do leite aumenta quando a demanda é maior e o oposto também é verdadeiro. Portanto, o preço também é um indicador interessante do preço pago ao produtor.

Correlação é um método estatístico para expressar uma relação entre variáveis, é dito por um valor que varia de negativo a positivo.

Quando próximo de zero, as variáveis ​​não apresentam uma relação clara entre elas. Quando próximos de um (positivo ou negativo), apresentam uma forte relação. Se positivo, o comportamento é semelhante, se negativo, é o contrário.

Ao correlacionar a variação do custo por tonelada importada de leite em pó com a variação do preço do leite obtém-se um valor de 0,91, indicando uma tendência positiva entre os valores, ou seja, essas referências possuem alta correlação entre si.

A regressão permite interpretar essa relação de forma mais assertiva do que a correlação.

mostra a variação entre o preço do leite e a variação do custo por tonelada de leite em pó importado. É possível observar uma tendência de que quando a variação de um aumenta, o outro também recebe um incremento.

Por regressão é possível assumir o preço do leite ver através do custo por tonelada importada de leite em pó.

É claro que esse indicador é uma projeção e, portanto, está sujeito a alterações, mas ilustra, com alguma clareza, o comportamento do mercado no mês atual.

Analisando a variação do leite pago ao produtor em relação à variação do custo por tonelada de leite em pó importado, tem-se uma relação de 0,95.

Ao mesmo tempo, temos uma relação ainda maior, de 0,98, quando comparamos a variação do leite pago ao produtor em relação à variação do leite.

Há uma tendência de comportamento semelhante entre esses preços no mercado, que podem ser usados ​​como indicadores para conjecturar preços futuros.

 Portanto, é possível que eles possam ser interpretados por uma equação de linha reta. Assim, conhecendo a variação de uma das variáveis ​​é possível projetar as demais.

Um comportamento interessante, é que a variação do preço pago ao produtor não acompanha a variação do preço desta forma o aumento ou diminuição do preço do leite spot se refletirá no produtor, mas não com a mesma intensidade.

Levando em conta o preço do leite como variável, o leite pago ao produtor em setembro, referente à captura em agosto ,foi em média, R$ 2,20.

Portanto, espera-se uma queda de 21,15% em relação ao preço pago ao produtor em relação ao mês de agosto.

O mercado de leite possui uma série de fatores que influenciam seu preço. Os números mostram como os fatores estão relacionados, como chuva, custo por tonelada importada de leite em pó e preços ao produtor .

Assim, fica evidente a importância de conhecer esses fatores para entender o preço pago ao produtor por litro de leite. A avaliação de dados é uma ferramenta importante para a previsão de pagamentos, pois leva em conta a oferta e a demanda.

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