Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Mato Grosso busca liberar exportação de gergelim e sorgo para China

Abertura de Mercado na China para Gergelim, Arroz, Sorgo e Feijão de Mato Grosso

Missão Comercial em Destaque

Durante a missão comercial realizada na China, Mato Grosso busca a abertura do mercado para o gergelim, arroz, sorgo e feijão produzidos no estado, que têm a China como principal consumidor. Mais de 60% das aquisições dessas commodities vêm deste país.

Reuniões Promissoras

Grupos do setor produtivo e industrial tiveram reuniões produtivas com potenciais parceiros chineses. Em uma delas, foi discutida a liberação da exportação de gergelim, arroz e sorgo, bem como o aumento da habilitação de plantas frigoríficas de carne.

Liberação de Importação

Uma das reuniões ocorreu com a equipe da General Administration of Customs of the People’s Republic of China (GACC), órgão do Governo Chinês responsável pela autorização de importação de produtos. O diretor-executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) considerou a reunião positiva e apontou o interesse de Mato Grosso em ampliar a gama de produtos exportados para a China.

Novidades em Hainan

Durante a missão comercial, foi realizada uma visita ao novo porto na província de Hainan, conhecida por seu porto livre de comércio. Autoridades locais destacam os investimentos do governo central chinês na região, visando transformá-la em uma zona de livre comércio portuária até 2025, o que desperta interesse em investidores e comerciantes.

Patrocinadores

Clique aqui para receber notícias em tempo real sobre Mato Grosso pela comunidade do Canal Rural Mato Grosso no WhatsApp.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

A abertura de mercado para o gergelim, arroz, sorgo e feijão produzidos em Mato Grosso faz parte da agenda da missão comercial realizada nesta semana na China. Hoje, o país asiático é principal consumidor das commodities mato-grossenses, sendo responsável por mais de 60% das aquisições.

A missão comercial é liderada pelo governador Mauro Mendes, conta com a presença de lideranças políticas do estado e representantes dos setores produtivo e industrial.

Durante a viagem entidades do setor produtivo e industrial participaram de diversas reuniões com potenciais parceiros chineses, em especial para a liberação da exportação de gergelim, arroz e sorgo, bem como o aumento da habilitação de plantas frigoríficas de carne.

Patrocinadores

Uma delas foi com a equipe da General Administration of Customs of the People’s Republic of China (GACC), uma espécie de órgão do Governo Chinês que regula e autoriza a importação de produtos com acordos fitossanitários.

Para o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Afrânio Migliari, a reunião com o GACC foi positiva.

“Nós estamos lutando para a entrada de nossos produtos aqui, e eles agora estão liberando a importação de gergelim e nessa conversa com a GACC, o governador Mauro Mendes apresentou dados da produção agrícola do estado, sugeriu parcerias e o interesse de Mato Grosso em ampliar a gama de produtos exportados para China”.

A reunião contou também com a presença do Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigação (Imafir-MT) e do Instituto Mato-grossense de Carne (IMAC).

Patrocinadores

Novo porto de Hainan

Ainda durante a missão comercial na China, uma visita ao novo porto na província de Hainan foi realizada pela comitiva de Mato Grosso. A província é conhecida por seu porto livre de comércio e por ser o único deste regime na China. Na ocasião uma reunião com autoridades locais foi realizada na prefeitura de Haikou.

O diretor-executivo da Aprofir, Afrânio Migliari, destaca que o governo central chinês vem investindo fortemente na região de Hainan, principalmente em seu parque tecnológico e com o objetivo de colocar em pleno funcionamento o porto de livre comércio de Hainan até 2025.

“Diferente de Macau, o governo quer transformar aqui em uma zona de livre comércio portuária, com a instalação de centros de pesquisas, startups, investimentos nas áreas de processamento de alimentos, e aí entra a nossa soja, milho, feijão, gergelim e demais culturas que Mato Grosso tem, além da carne que ficaram muito interessados. E por isso, eles estão buscando trazer para cá investidores de todos os portes e que se consolidem nesta futura grande área portuária de uma zona franca aqui em Hainan”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Patrocinadores

FAQ sobre a abertura de mercado para o gergelim, arroz, sorgo e feijão de Mato Grosso na China

1. Qual o objetivo da missão comercial em relação à abertura de mercado na China?

A missão tem como objetivo ampliar a exportação de produtos como gergelim, arroz, sorgo e feijão de Mato Grosso para a China, principal consumidora dessas commodities.

2. Qual o papel do governo chinês nesse processo?

O governo chinês é responsável por autorizar a importação de produtos com acordos fitossanitários, e a missão busca estabelecer parcerias e acordos que permitam a entrada desses produtos no mercado chinês.

3. Como está sendo a receptividade das autoridades chinesas em relação aos produtos de Mato Grosso?

As autoridades chinesas têm demonstrado interesse em ampliar a gama de produtos importados de Mato Grosso, como gergelim, arroz, sorgo e feijão, e estão buscando parcerias para investir na região e fortalecer o comércio desses produtos.

4. Qual é a importância do novo porto de Hainan para a abertura de mercado na China?

O novo porto de Hainan é uma oportunidade para facilitar a exportação de produtos de Mato Grosso, uma vez que a província é conhecida por seu porto livre de comércio e o governo chinês vem investindo fortemente na região, buscando transformá-la em uma zona de livre comércio portuária.

Patrocinadores

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *