Pular para o conteúdo

Integrada avança no tratamento de sementes com novos equipamentos instalados na UBS de Londrina

Como parte dos investimentos previstos no planejamento estratégico até 2025, a Integrada anuncia mais um avanço no atendimento aos seus associados. Mais um centro industrial de tratamento de sementes foi inaugurado na Unidade Básica de Sementes, localizada no Pólo de Londrina, ampliando a capacidade de fornecimento de insumos de alta qualidade.

Em parceria com a Syngenta Seedcare, a nova máquina Momesso tem capacidade para processar 20 toneladas por hora, com operação totalmente automatizada para dosagem de sementes e produtos. O equipamento permite a aplicação de fungicidas, herbicidas, enraizadores e produtos biológicos, potencializando os atributos de qualidade da semente.

O lançamento contou com a presença do CEO da Integrada, Jorge Hashimoto, que falou sobre os 15 anos da parceria, lembrando a instalação do primeiro Centro Industrial de Tratamento de Sementes na Integrada, em 2007, na UBS de Santa Cecília do Pavão. “A produção de sementes de alta qualidade é prioridade para a Integrada. Nossos 12.000 membros precisam ter acesso a matéria-prima pronta para uso e colher uma boa colheita todos os anos. E a parceria com a Syngenta só reforça nosso caminho para a excelência. Parabéns a todos por esta conquista”, concluiu Hashimoto.

O gerente sul da Seedcare Syngenta, Felipe Fett, reforçou a importância de estar ao lado da Integrada para oferecer sementes certificadas. “Nossa satisfação é saber que o cooperado tem a segurança de adquirir uma semente de alta qualidade e que nossa parceria se fortalece com os resultados no campo”, comemorou Fett.

Expansão da capacidade de tratamento de sementes

O Centro de Tratamento de Sementes da UBS Londrina é o terceiro instalado nas unidades Integrada, em parceria com a Seedcare Syngenta. A primeira máquina, também com capacidade para processar 20 ton/hora, foi instalada em 2007 na UBS Santa Cecília do Pavão, que faz parte da Região do Assaí.

Em 2014, o CTS foi instalado na unidade de Mauá da Serra, que processa 10 toneladas/hora de sementes de soja e trigo.

Ainda este ano, a Regional Mauá da Serra vai inaugurar o segundo equipamento da unidade, fruto de mais uma importante parceria, com capacidade para tratar 30 toneladas de grãos por hora, aumentando em três vezes a velocidade de processamento da regional. O início das operações está previsto para os próximos meses, com o tratamento de sementes de trigo para a safra de inverno de 2023.

Com essas expansões, a Integrada aumentará sua capacidade total nas três UBS’s para 100 toneladas/hora, podendo assim atender mais rapidamente a demanda dos cooperados.

“Nossos cooperados têm buscado cada vez mais sementes de alta produtividade produzidas pela Integrada. E esse investimento em uma estrutura de tratamento industrial é fundamental, tanto para garantir a demanda quanto para agilizar os processos de campo”, explica Romildo Birelo, gerente de insumos da Integrada.

O novo CTS do Complexo de Londrina recebeu da Seedcare Syngenta o Selo de Certificação de Qualidade, que comprova a excelência no tratamento de sementes. “Nossa certificação dá mais confiança aos produtores. Eles sabem que estão comprando os melhores produtos do mercado para aumentar a produtividade das lavouras”, comentou o coordenador comercial da Seedcare Syngenta, Humberto Rosada.

Entre os critérios analisados ​​para a Certificação Seedcare estão a avaliação da dosagem dos produtos, que deve estar dentro da faixa correta; manutenção da alta germinação das sementes; manutenção e ajuste do equipamento adequadamente; a qualificação dos funcionários e os cuidados com a segurança – uso de EPI para as operações; proteção ambiental e atendimento à legislação, com licenças, licenças e normas atualizadas.

Safra Super – Inovação e alta performance

Durante a inauguração, foi prestada uma homenagem ao coordenador de Insumos da Integrada, Marcio Zanatta, em reconhecimento ao trabalho inovador desenvolvido no tratamento de sementes.

Zanatta liderou uma pesquisa por três anos, em busca de uma padronização visual da semente Safra Super, um insumo especial e exclusivo da Integrada, com alta taxa de germinação e vigor, e desenvolvimento superior com alto teor de nutrientes. A semente recebeu uma cor dourada.

Polímeros foram testados para cobrir as sementes na dose correta para fixação do pó e que não retirassem a fluidez, não interferissem na germinação e vigor e que evitassem o desprendimento do pó.

“Como temos cores diferentes para cada produto aplicado durante o tratamento das sementes, optamos por colocar o polímero preto, neutralizando a cor, e por fim aplicar a cor dourada, um diferencial de mercado”, explica Zanatta.

A homenagem destacou os atributos preservados do Safra Super e a contribuição do profissional para a inovação visual da semente. “O trabalho desenvolvido por Marcio Zanatta é de grande importância para a padronização e garantia da qualidade das sementes no mercado. E a Seedcare reconhece os esforços de pesquisa e apoia o excelente resultado”, destacou Humberto Rosada.

Para a safra de verão 2023, já estão à disposição dos cooperados 100 mil sacas da semente especial de soja Safra Super, o tesouro de ouro da Integrada.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores