Pular para o conteúdo

Guia de microaprendizagem para profissionais de excelência em Agronegócios

Você já parou para perceber a velocidade com que as mudanças estão acontecendo no Agronegócio?

A agricultura está em constante e rápida evolução, e a cada temporada somos apresentados a novos produtos, novos serviços, novas tecnologias, novos softwares e novas técnicas de gerenciamento.

A pecuária, da mesma forma, evoluiu muito na nutrição animal, manejo e manejo do rebanho, rastreamento, novas formas de comercialização, entre muitas outras mudanças.

E para acompanhar tudo isso, falta-nos a contribuição mais preciosa de todas: A Hora.

A impressão que temos é que o dia tem cada vez menos horas para realizar tudo o que precisamos, certo?

Temos um volume crescente de informações a absorver, uma quantidade crescente de atividades a realizar e a mesma quantidade de horas em um dia.

Nesse contexto, como está sua evolução profissional?

Como se manter atualizado diante de tantos desafios?

Como reciclar esses conceitos básicos, tão necessários na hora de resolver problemas?

Por essas e outras questões, muitos profissionais e empresas do Agronegócio adotaram uma nova tendência de ensino-aprendizagem: a microaprendizagem.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar. microaprendizagem (e esse é o nosso trabalho aqui no Instituto Agro, apresentar as novidades para você) ou talvez você já tenha realizado treinamentos no formato microaprendizagem sem conhecer profundamente este conceito.

O microaprendizagem é o termo utilizado para definir a disponibilização de informações e/ou conteúdos de forma rápida, simples e eficiente.

No microaprendizagem o foco principal é capacitar as pessoas por meio de diferentes ferramentas de aprendizado rápido, por isso também é conhecido como microaprendizagem.

O microaprendizagem ganhou muitos adeptos, principalmente neste cenário atual, em que as pessoas estão cada vez mais sedentas por informações e conhecimentos, que precisam estar prontamente disponíveis para serem rapidamente absorvidos em cadernos, comprimidos e/ou smartphones.

A revolução digital evidente na última década mudou a forma como as pessoas acessam a informação, bem como sua capacidade de absorver essa informação.

De acordo com IBGEacesso à internet cresceu cerca de 112% nos últimos anos, e isso aconteceu em função do número de pessoas que smartphonesjá que 97% da população acessa a internet por meio desses dispositivos.

Fatores que juntos impulsionam a microaprendizagem dentro e fora das organizações corporativas do Agronegócio.

Atualmente, várias pessoas já aderiram a esse tipo de aquisição de informações sem sequer perceber.

O microaprendizagem permite que as partes interessadas tenham a liberdade de escolher onde, como e quando desejam acessar conteúdos e informações.

No agronegócio, o microaprendizagem ele pode ser utilizado de diversas formas, como quando um novo funcionário é contratado e é necessário que ele conheça todas as normas de segurança da empresa ou propriedade rural.

Atualmente, isso pode ser feito de forma rápida e eficiente através do microaprendizagemou seja, por meio de vídeos curtos, por exemplo, isso pode ser demonstrado rapidamente, sem a necessidade de um interlocutor e/ou mesmo uma visita técnica a todos os setores da empresa.

Se você está interessado nessa nova tendência de ensino-aprendizagem, continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  1. Os problemas do treinamento extensivo
  2. Conhecendo a fundo o microaprendizagem
  3. Vantagens de microaprendizagem para profissionais do agronegócio
  4. microaprendizagem para treinamento corporativo
  5. microaprendizagem na prática: exemplos de uso no Agronegócio

Os problemas do treinamento extensivo

No ritmo atual em que vivemos, cada vez mais pessoas têm cada vez menos tempo para as atividades do dia-a-dia.

Portanto, a escolha pela formação extensiva é comumente postergada na ideia de que “quando eu tenho tempo, eu faço“.

Para combater esse tipo de situação, o microaprendizagem aparece como a primeira opção para pequenas e/ou grandes corporações do Agronegócio.

Sessões de treinamento longas, não importa quanto conteúdo e informações forneçam, são exaustivas e demoradas.

Além disso, quando esse treinamento é muito longo, a pessoa que faz esse treinamento muitas vezes tende a perder o foco e ficar cansada, o que o torna ineficiente, pois as informações não serão absorvidas da melhor forma.

Devido à maior demanda de tempo, os treinamentos extensivos são comumente realizados nos finais de semana ou nos intervalos da jornada de trabalho.

Mas convenhamos: é um momento que você gostaria de estar descansando, praticando esportes, fazendo um churrasco, curtindo a família, os amigos e/ou cuidando da sua sanidade.

Nos treinamentos durante o horário de trabalho, você deixa de fazer seu trabalho, o que pode reduzir sua produtividade ou acumular mais trabalho para os dias seguintes.

Com foco em evitar esse tipo de situação, o microaprendizagem torna-se o principal aliado das organizações e profissionais do agronegócio, pois permite que os profissionais se mantenham produtivos durante suas jornadas de trabalho e não precisem sacrificar seus dias de descanso para realizar algum tipo de treinamento.

Conhecendo a fundo o microaprendizagem

Traduzido literalmente, microaprendizagem significa microaprendizagem.

Mas seu significado pode ser entendido da seguinte forma:

  • micro: refere-se ao tempo necessário para usar a ferramenta para absorver o conteúdo, na maioria das vezes, pode variar de alguns segundos a alguns minutos.
  • Aprendendo: traduzido literalmente para o português, significa aprendizado. No entanto, é um termo derivado de “e-learning” (ferramenta de aprendizagem online).

Em outras palavras, podemos considerar que a microaprendizagem é uma ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma, atua transmitindo e disponibilizando conteúdos e informações de forma rápida e prontamente disponível.

Algumas pesquisas referia-se ao termo “microconteúdo” para caracterizar o material informativo fornecido pelo microaprendizagem.

No entanto, quem pensa que o microaprendizagem é uma ferramenta apenas para a transmissão de conteúdos simples.

Através da fragmentação da informação, o microaprendizagem permite a construção de conteúdo complexoque podem ser subdivididos em pequenas partes para facilitar o aprendizado.

É muito importante enfatizar que a microaprendizagem não significa que o conteúdo abordado seja de pouca relevância ou que tenha “menos conteúdo”.

O microaprendizagem também pode ser entendido como um suporte para a aprendizagem.

Além de tudo, o microaprendizagem pode e deve utilizar diversos recursos multimídia, como:

  • vídeos
  • podcast
  • e-books
  • Postagens em redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, etc.)
  • e-mails
  • aplicativos
  • Materiais impressos

Outra ferramenta muito utilizada em microaprendizagem são as pílulas de conhecimento ou pílulas de aprendizagem.

Eles podem ser resumidos em conteúdos de curto prazo, dicas e/ou até lembretes e, dessa forma, podem ser acessados ​​facilmente durante alguns minutos do seu dia a dia.

Também podemos concluir dizendo que O microaprendizagem é formado através de várias pílulas de aprendizagem.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores