Pular para o conteúdo

Feiras internacionais do agronegócio no último semestre devem gerar mais de US$ 7 bilhões em novos negócios

Feiras internacionais do agronegocio no ultimo semestre devem gerar mais

A produção agropecuária brasileira é cada vez mais pujante e fundamental para o desenvolvimento nacional, sendo responsável por 27,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em termos de comércio internacional, atrai cada vez mais a atenção de consumidores e empresários de todo o mundo. O sucesso pode ser visto nos resultados obtidos nos primeiros seis meses do ano, quando empresários e agroprodutores fecharam US$ 8,7 milhões em negócios imediatos em eventos internacionais cuja participação brasileira foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. (Apex Brasil).

Além desse valor, espera-se que os negócios firmados nesses eventos também gerem US$ 7 bilhões nos próximos meses. “Entendemos que é importante ter essa presença organizada e forte nas feiras, não só para vendas imediatas e lucro para as empresas, mas também para posicionar o Brasil como um país que tem qualidade em seus produtos e competência para exportar. Brasil em feiras importantes demonstra que o país é um parceiro confiável para os negócios e se torna uma vitrine, assim como foi para as cerca de 580 empresas que participaram desses eventos”, explica a gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Paula Caminha Soares.

As ações da ApexBrasil voltadas para esses eventos garantiram a presença de empresas do agronegócio em 12 países, como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha e Emirados Árabes Unidos. Este último também foi palco da Gulfood, que aconteceu em Dubai, entre 13 e 17 de fevereiro, e foi o evento internacional que mais gerou receita para o setor: US$ 362 milhões em receita em negócios imediatos e previsão de US$ 3 bilhões para os próximos meses.

Além da Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, destacou-se a Seafood Expo North America, que aconteceu em março em Boston, nos Estados Unidos. O evento é considerado a maior feira de peixes da América do Norte e contou com 11 expositores brasileiros.

Sua expressividade está associada principalmente ao fato de o mercado norte-americano ser o maior importador mundial de pescado brasileiro, com aumento de 49,54% em relação ao primeiro semestre de 2021 e 2022. Nos negócios imediatos, Frutos do mar gerou saldo comercial brasileiro em torno de US$ 412 milhões, com previsão de US$ 452 milhões em negócios até o final deste ano.

trabalhar em parceria

A ApexBrasil organiza a presença de empresas brasileiras, em parceria com entidades setoriais para a realização de iniciativas específicas para o agro. Só na Gestão do Agronegócio, são cerca de 20 parceiros, que vão desde o setor de proteína animal, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), até o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para o Desenvolvimento da Vitivinicultura no Estado. do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS), com quem a agência desenvolve o projeto setorial Vinhos do Brasil, para impulsionar as exportações de vinhos.

Foi por meio das ações da Wines of Brazil que a linha de produtos da Garibaldi, cooperativa vitivinícola do Rio Grande do Sul, esteve presente este ano na Vinexpo America, em Nova York (EUA), e na ProWein Vinhos, em Dusseldorf, na Alemanha. A cooperativa conta com mais de 450 famílias produtoras cooperativas de 19 municípios da região da Serra Gaúcha e, para a agente internacional da marca, Mari Balsan, estar em eventos internacionais tem sido essencial para a internacionalização da marca.

“Participamos das ações da ApexBrasil há mais de 10 anos. A agência nos permite ter uma visão de negócios, com o projeto comprador, por exemplo, em que participamos de rodadas de negócios, e com os eventos que nos permitem mostrar nossos produtos. feiras internacionais que fomos, pelo menos um negócio foi fechado no evento. Por meio dessas ações, passamos até a exportar para o Reino Unido, Colômbia e Estados Unidos”, diz Balsan.

Feiras do Agronegócio 2023

A ApexBrasil já está com inscrições abertas para participar das feiras do agronegócio do ano que vem. Podem se inscrever empresas exportadoras brasileiras, com mercadorias voltadas aos segmentos das referidas feiras, como grãos, alimentos e bebidas. Após o registro, os proponentes passam por seleção pela agência, sem ressalvas quanto à filiação prévia a entidades de classe, associações, sindicatos ou qualquer outra instituição.

As empresas aprovadas terão estande com mobiliário básico, mediante pagamento da taxa de participação. Se um certificado específico for exigido pela organização oficial, no setor orgânico, por exemplo, a participação da empresa estará sujeita à aprovação da organização oficial da feira.

A quantidade de estandes oferecidos e seus respectivos comprimentos poderão ser alterados após a confirmação da aquisição da área que está sendo adquirida pela ApexBrasil em cada uma das feiras.

O formulário de inscrição e mais detalhes sobre o regulamento estão disponíveis no link.

Projeto + Feiras

Para ampliar a presença brasileira em eventos internacionais, a ApexBrasil lançou o Programa ApexBrasil +Feiras. O que muda com a iniciativa é que agora, além de ações setoriais e de execução direta, a agência abre a possibilidade de subsidiar a participação autônoma de marcas brasileiras em feiras internacionais em sinergia com outras ações, de acordo com a demanda dos empresários e o portfólio do programa . .

A ApexBrasil +Feiras começou por meio de uma parceria com o grupo Messe Düsseldorf – Organizadores de Feiras Internacionais, e através dele a agência projeta a participação de empresas brasileiras em até 150 feiras nos próximos quatro anos. O programa está previsto para durar até 2025 e as feiras mapeadas acontecerão em 18 países, como Colômbia, Cingapura, Tailândia, China, Índia, Filipinas e Alemanha.

A parceria é realizada pela ApexBrasil com as subsidiárias Messe Düsseldorf North America, Messe Düsseldorf Asia, Messe Düsseldorf Shanghai e Messe Düsseldorf India e prevê a distribuição de cerca de 350 vagas para empresas brasileiras em feiras de diversos e importantes setores, como médico e hospitalar e odontológica, processamento e embalagem de vinhos e bebidas espirituosas, cabos e fios e fundição e metalurgia.



Source link

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade