Pular para o conteúdo
Patrocinador

Febre Aftosa Na Australia tem Prejuizo de Bilhões

Originally posted on 5 de julho de 2022 @ 05:52

Febre aftosa se espalha pela ilha de Bali e eleva o risco de contaminação no rebanho da Austrália

Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo
Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo

Febre Aftosa Na Australia tem Bilhões de Prejuizo

Os turistas que retornam de Bali representam um alto risco de trazer de volta acidentalmente uma doença animal grave que pode devastar as indústrias pecuárias da Austrália, diz um veterinário.

Pontos chave:


A indústria pecuária diz que um surto de febre aftosa na Austrália pode custar US $ 100 bilhões à indústria
Cabras contrabandeadas da Malásia são consideradas fonte de surto na Indonésia
Um veterinário diz que os voos de Bali para Darwin representam o maior risco de espalhar a infecção
A Indonésia está lidando com um surto de febre aftosa (FMD), que afeta bovinos, ovinos, suínos e caprinos.

Acredita-se que milhares de bovinos estejam infectados nas províncias de Java Oriental e Aceh, mas a doença – uma das piores que afeta os animais – pode já ter se espalhado ainda mais.

O surto ocorreu durante o Lebaran, feriado nacional durante o qual muitos indonésios viajam pelo país.

Ross Ainsworth trabalhou como veterinário no norte da Austrália por décadas e atualmente está em Bali.

“Durante os feriados nacionais, na semana passada, havia um grande número de pessoas de Surabaya e outras partes de Java que dirigiram seus carros aqui”, disse ele.

“Então, é bastante estressante que essa doença possa chegar a Bali muito em breve”.

Vários funcionários de jaleco branco inspecionando gado doente.
Funcionários do Ministério da Agricultura da Indonésia visitam uma fazenda no leste de Java onde o gado tem febre aftosa. (Fornecido: Ministério da Agricultura da Indonésia)
Ainsworth disse que se a febre aftosa fosse encontrada em Bali, o risco de turistas australianos encontrarem animais infectados era muito alto.

“Seria muito fácil para os turistas encontrarem gado e há potencial para os turistas serem infectados simplesmente andando pelas áreas turísticas”, disse ele.

“Se eles forem para casa com algum material infectado, digamos, um pouco de saliva nos sapatos, correm o risco de a doença entrar na Austrália, por isso é bastante assustador”.

Medo da ‘estrada da febre aftosa’
Um surto de febre aftosa na Austrália pode custar US$ 100 bilhões ao setor pecuário, segundo o Cattle Council.

Uma vaca com alguém com a língua de fora.
Uma vaca indonésia suspeita de ter febre aftosa. (Fornecido)
Ainsworth acredita que os voos de Bali para Darwin no mês passado representam o maior risco porque a febre aftosa só pode sobreviver fora de um animal hospedeiro por um curto período e a viagem leva apenas cerca de três horas.

Voos diretos de Sydney, Melbourne, Darwin e Perth para Denpasar retornaram recentemente pela primeira vez desde a pandemia do COVID-19.

O analista veterano da indústria de carne Simon Quilty concordou que, se o turismo australiano para Bali voltasse à sua média pré-COVID de 1,3 milhão de pessoas por ano, o risco de os turistas australianos trazerem a doença de volta era grave.

“Não queremos uma rodovia de febre aftosa criada aqui entre nossos principais aeroportos e Bali”, disse ele.

‘Fábricas de vírus’
Bali tem cerca de 2,5 milhões de cabeças de gado e 900.000 porcos.

Quilty disse que os porcos infectados são uma preocupação particular.

“Os porcos produzem milhões de esporos que basicamente espalham o vírus e se tornam fábricas virais”, disse ele.

“Se chegar a Bali e à população de porcos, você pode esperar que seja por toda Bali.”

Acredita-se que a febre aftosa tenha entrado na Indonésia através de cabras contrabandeadas da Malásia.

Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo
Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo

O Índice de Preços da Carne da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação atingiu um recorde em abril, depois de subir 16% nos últimos 12 meses.

“Com isso vem o desespero”, disse Quilty.

“Não há dúvida de que havia animais doentes em um país vizinho – neste momento parece que era a Malásia – que obviamente foram vendidos em um mercado com desconto [onde as pessoas estão] desesperadas por proteínas mais baratas.

“Acho que podemos traçar uma linha forte entre o fato dos preços mundiais recordes dos alimentos e a disseminação de certas doenças.”

propagação da doença na Indonésia significa que as medidas de biossegurança precisam ser intensificadas em solo australiano, dizem analistas.

O risco de febre aftosa em bovinos australianos cresceu com a confirmação de que o surto na Indonésia atingiu o ponto turístico de Bali, na Indonésia, segundo relatório publicado nesta segunda-feira (4/7) pelo portal Australian Beef. Central.

Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo
Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo

Uma carta do Ministério da Agricultura da Indonésia confirmou a entrada da febre aftosa em Bali na última sexta-feira, com indícios de contaminação em 63 vacas, em três locais da ilha, diz o texto.

Um bloqueio foi imposto para impedir a entrega de gado a Bali.

As infecções em Bali se somam aos mais de 230.000 animais infectados em 22 províncias indonésias desde que o surto foi relatado pela primeira vez no início de maio.

A Indonésia iniciou um programa nacional de vacinação em meados de junho/22 e reportagens da mídia local indicam que o número de animais vacinados até agora chegou a 169.782.

A febre aftosa é altamente contagiosa e representa uma grande ameaça ao setor pecuário da Austrália e à economia australiana em geral.

Febre Aftosa Na Australia

De acordo com especialistas da indústria pecuária, um surto generalizado na Austrália teria um impacto econômico direto de US$ 80 bilhões no país.

A propagação da febre aftosa em Bali significa que as medidas de biossegurança devem ser intensificadas em solo australiano, enfatizam os analistas.

Febre Aftosa Na Australia

Há mais de uma dúzia de voos de Bali para a Austrália todos os dias e esse número deve aumentar nas próximas semanas, à medida que o turismo se recupera após o levantamento das restrições do Covid-19.

Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo
Febre Aftosa Na Australia tem dado Milhões de Prejuizo

A principal religião em Bali é a hindu, o que significa que há um grande número de porcos, além de mais de 600.000 cabeças de gado espalhadas pela ilha, relata o relatório (Fonte: Beef Central).

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador