Como Conseguir Preços Mais Altos para o Leite?

A Perspectiva do Mercado de Laticínios

Em um cenário de preços recordes para o leite em 2022, surge a pergunta: quanto tempo levará para os preços voltarem a esse patamar? Embora igualar os máximos de 2022 talvez não seja viável, é possível buscar preços mais altos do que os atuais. Diversas ideias têm sido discutidas para elevar os preços do leite, e a maioria delas é viável até certo ponto.

Impacto do Abate de novilhas leiteiras e a Oferta de Leite

No final de 2021, o abate de vacas aumentou significativamente devido aos baixos preços do leite, levando os produtores a vender agressivamente os animais para aumentar a renda e reduzir despesas. A percepção de escassez impulsionou os preços do leite, resultando em uma febre de compras por alguns meses. Posteriormente, o abate diminuiu, mas a preocupação persistiu, mantendo os preços elevados por um período.

Tendências no Abate e Produção de Leite

Desafios e Oportunidades para o Setor

Contrariando as expectativas, o nível de abate não aumentou conforme previsto, deixando o setor em uma posição interessante. O uso de sêmen sexado resultou em um aumento significativo na produção de leite, enquanto a demanda por carne bovina de animais leiteiros trouxe desafios relacionados à escassez de novilhas de reposição e à limitação do abate, afetando a capacidade de expansão de algumas fazendas.

Restrição de Oferta e Perspectivas Futuras

Com a redução da oferta de leite devido à escassez de novilhas de reposição, é provável que os preços do leite subam, especialmente se a demanda melhorar. O mercado poderá passar por ciclos de altos preços do leite, mas a mudança não será imediata. No entanto, à medida que se ajustar ao novo equilíbrio, é possível que haja boas perspectivas para o setor de laticínios.

Patrocinadores

Artigo de Robin Schmahl, corretor de commodities da AgDairy, adaptado pela equipe MilkPoint.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo




A pergunta predominante que está sendo feita é quanto tempo levará para que os preços do leite aumentem significativamente e voltem aos níveis de 2022. Tivemos preços recordes do leite em 2022 e talvez não seja viável igualar esses máximos, mas certamente seria bom ver os preços um pouco mais altos do que estão atualmente. Há várias ideias sobre o que será necessário para que os preços do leite sejam significativamente mais altos, sendo que a maioria delas é viável até certo ponto.

 

Agora, se pensarmos no final de 2021, o abate de vacas aumentou substancialmente por alguns meses, pois os baixos preços do leite levaram os produtores a vender os animais de forma agressiva para aumentar a renda e reduzir as despesas de alimentação do gado que não era o melhor produtor. A oferta de leite não se restringiu a ponto de haver escassez, mas a percepção de escassez foi o que elevou os preços do leite. 

Patrocinadores

 

Os compradores de leite estavam preocupados com a possibilidade de uma oferta mais restrita e queriam ter certeza de que teriam produto para atender aos pedidos. Dessa forma, houve uma febre de compras por alguns meses, o que levou os preços do leite a níveis recordes. O abate diminuiu e, por fim, a preocupação diminuiu com o número de vacas permanecendo abaixo do ano anterior, mas os números aumentaram mês a mês. Isso tirou a preocupação e os preços do leite têm caído desde então.

 

O nível de abate não aumentou como previsto desta vez, pois os produtores têm mantido as vacas, embora os preços das vacas de descarte tenham sido altos. Um dos motivos pode ser o fato de a maioria das vacas de baixa produção ter sido abatida, e o que está nos estábulos são vacas boas demais para serem abatidas. Outro aspecto pode ser o fato de os números de reposição terem diminuído e não serem tão abundantes quanto antes, e o que está disponível está cobrando preços altos. Isso coloca o setor em uma posição muito interessante. 

 

Depois de um período em que o sêmen sexado ficou disponível, ele foi adotado rapidamente, pois os produtores americanos sempre queriam mais novilhas para reposição. Com o passar do tempo, houve uma abundância de novilhas, o que resultou no aumento do número de vacas e da produção de leite.

 

Recentemente, tem havido muito interesse na carne bovina de animais leiteiros. Os preços da carne bovina estavam subindo devido ao grande abate de cabeças de gado devido à seca, juntamente com a forte demanda por carne bovina. Os produtores de leite descobriram que a criação de vacas de baixa qualidade com touros de corte trazia grandes benefícios de preço para os bezerros. Assim, a popularidade da carne bovina oriunda dessas animais cresceu e continua crescendo.

Patrocinadores

 

No entanto, o resultado está sendo sentido devido à escassez de novilhas de reposição, o que pode estar limitando a quantidade de atividade de abate e a capacidade de expansão de algumas fazendas. Estamos vendo agora um declínio substancial dos preços do gado de corte e um aumento substancial dos preços de reposição de novilhas e vacas. Isso reduzirá o valor da carne bovina de bezerros leiteiros ao longo do tempo.

 

No entanto, muito provavelmente isso terá um impacto sobre os preços do leite, já que as vacas de reposição não estarão tão disponíveis para substituir as vacas abatidas e a produção de leite diminuirá. 

 

O relatório do Inventário de Gado de julho dos EUA já mostrou a porcentagem de novilhas em relação às vacas leiteiras em 38,8% e a menor proporção desde julho de 1997. O relatório de janeiro pode mostrar um número ainda mais apertado em comparação com os anos anteriores. Isso pode acabar restringindo a oferta de leite, resultando em preços mais altos.

 

Se, ao mesmo tempo, a demanda melhorar, poderemos ver preços recordes novamente, como ocorreu em 2022. O resultado disso seria novamente a criação de bezerras, pois elas poderiam valer mais do que bezerras de corte, já que os produtores querem aumentar o estoque de bezerras. O problema com tudo isso é que esses ciclos não mudam da noite para o dia e levarão alguns anos para mudar. Com o tempo, poderá haver bons preços do leite à medida que o mercado se ajustar.
 

Patrocinadores

 

O artigo é de Robin Schmahl, corretor de commodities da AgDairy, a divisão de laticínios da John Stewart & Associates Inc. (JSA), para o Dairy Herd Management, traduzido e adaptado pela equipe MilkPoint. 

 

Perguntas Frequentes sobre Preços do Leite

Quanto tempo levará para os preços do leite aumentarem significativamente e voltarem aos níveis de 2022?

Provavelmente levará alguns anos para que os preços do leite alcancem os níveis recordes de 2022. Mudanças na oferta, demanda e condições climáticas impactam a produção de leite e, consequentemente, os preços.

Por que o abate de vacas aumentou em 2022?

O abate de vacas aumentou devido aos baixos preços do leite, levando os produtores a vender os animais de forma agressiva para aumentar a renda e reduzir as despesas de alimentação do gado de baixa produção.

O que levou os preços do leite a atingirem níveis recordes em 2022?

A percepção de escassez devido ao abate agressivo de vacas levou os compradores a realizar uma febre de compras, elevando os preços do leite a níveis recordes. A diminuição do abate e a preocupação com a oferta limitada também contribuíram para esse cenário.

Patrocinadores

Como a escassez de novilhas de reposição está afetando a produção de leite?

A escassez de novilhas de reposição está limitando a capacidade de substituir as vacas abatidas, o que pode resultar em uma diminuição da produção de leite e, consequentemente, preços mais altos.

Quais fatores podem impactar positivamente os preços do leite no futuro?

A melhoria da demanda, escassez de oferta e ciclos naturais do mercado podem potencialmente levar a preços recordes no futuro. No entanto, essas mudanças geralmente levam alguns anos para se concretizarem.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here