Aposta do óleo e gás para descarbonizar suas operações, a captura e armazenamento de carbono (CCS, na sigla em inglês) também está na agenda dos produtores brasileiros de etanol, que esperam poder emitir créditos com o carbono armazenado.
A tecnologia é relativamente nova no mundo. Em escala comercial, existem 32 projetos de CCS pelo globo, e apenas quatro deles na indústria de etanol, nos Estados Unidos.
Por aqui, a indústria já começa a considerar a tecnologia nos seus investimentos, mas ainda depende de um marco legal.
No final de novembro, uma audiência pública no Senado colocou em discussão o marco regulatório proposto por Jean Paul Prates (PT/RN) com as primeiras regras para o armazenamento de carbono.
O PL 1425/2022 define, entre outras coisas, que as atividades de armazenamento permanente serão exercidas mediante termo de outorga do Poder Executivo, para exploração de reservatórios geológicos em blocos.
As outorgas terão prazo de 30 anos, prorrogável por igual período.
Também estabelece quais seriam as obrigações do operador, as responsabilidades por danos ambientais e designa à ANP a tarefa de regular a atividade.
Um ponto de interesse do setor de etanol — e também do óleo e gás — é a possibilidade de o operador poder desenvolver projetos de créditos de carbono.
“Nós não estamos entrando nisso apenas para fazer net zero, e sim para monetizar esse carbono no mercado voluntário. São investimentos altos e, para que seja atrativo, ele [o operador] tem que ter a liberdade de monetizar”, explica Guilherme Nolasco, presidente da União do Etanol de Milho (Unem).
O setor calcula que a produção alcance 10 bilhões de litros na safra 2030/2031, com potencial de retirada de mais de sete milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, volume que equivale a quase 20% da meta do RenovaBio para 2023.
O potencial de investimento calculado pela Unem chega a US$ 1,5 bilhão até o fim da década.
Mas destravar esses recursos depende de um marco legal e a expectativa do setor é ter um texto aprovado já no primeiro semestre do ano que vem.
“Esse governo que entra tem uma grande oportunidade de liderar essa agenda de transição energética e produção de alimentos pelo mundo, e o CCS tem que fazer parte dessa estratégia”, disse Nolasco, durante a audiência no Senado.
BioCCS
A captura de carbono aplicada à bioenergia é conhecida como BioCCS (ou BECCS, em inglês) e promete adicionar sustentabilidade à produção de energia e biocombustíveis.
No caso do etanol de milho brasileiro, a fermentação dos grãos permite o resgate de um CO2 com 98% de pureza para armazenamento. De acordo com a Unem, a cada tonelada de milho é possível capturar 320 kg de CO2
“Uma grande vantagem do setor de etanol e de cana de açúcar poder capturar esse CO2 de forma quase pura de poder armazenar para uma operação carbono zero”, conta.
Durante a fotossíntese, a cana-de-açúcar e o milho capturam o CO2 da atmosfera. A fermentação dos insumos para produção de biocombustíveis separa o CO2 de forma praticamente pura, pronto para ser armazenado.
Ainda segundo Nolasco, o etanol brasileiro tem como uma vantagem a disponibilidade de bacias próprias para o armazenamento. Uma é a bacia do Parecis no Mato Grosso, onde está localizada a maior parte das usinas de etanol de milho.
A outra é a bacia do Paraná, com 1,3 milhões de quilômetros quadrados em uma região que pega Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e tem até 8 mil metros de espessura.
Aliança na indústria
A falta de cooperação entre os setores da indústria é um dos principais desafios para o atual cenário de desenvolvimento de projetos CCS no Brasil, avalia a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fernanda Delgado.
Durante webinar do Global CCS Institute na segunda (12/12), a executiva disse que o Brasil precisa focar na construção de um “eixo para promover a descarbonização”, mas, para isso, deve haver esforço conjunto, a exemplo de outros países, como a Noruega, onde a prática desponta entre as indústrias de óleo e gás.
“O mercado de óleo e gás é o principal propulsor para a tecnologia de captura e armazenamento no Brasil”, acrescentou Delgado.
O setor se destaca principalmente pelo potencial para produção do hidrogênio azul, gerado a partir do gás natural, com o sequestro e armazenamento do dióxido de carbono emitido pelo procedimento.
Modelo de consórcios vem ganhando espaço
Em outubro, Air Liquide, Chevron, LyondellBasell e Uniper anunciaram sua intenção de colaborar em um estudo para instalação de produção de hidrogênio e amônia ao longo da costa do Golfo dos Estados Unidos.
Especificamente, o consórcio avaliará o potencial de produção de hidrogênio usando gás natural com CCS e eletrólise com renováveis para abastecer os mercados de uso final, incluindo os mercados de amônia, petroquímicos, energia e mobilidade.
Se o desenvolvimento prosseguir, o projeto poderá alavancar as vantagens existentes ao longo da Costa do Golfo, incluindo infraestrutura de dutos, para fornecer hidrogênio renovável e de baixo carbono para clusters industriais locais. Da mesma forma, a infraestrutura de amônia poderia apoiar as exportações para a Europa e a região da Ásia-Pacífico.
Também em outubro, a ExxonMobil e a fabricante de produtos de hidrogênio e nitrogênio CF Industries fecharam o maior acordo comercial para capturar e armazenar permanentemente até 2 milhões de toneladas de CO? anualmente na Luisiana, estado do sudeste dos EUA.
Plano de hidrogênio
O MME colocou em consulta pública nesta quarta (14/12) plano de trabalho trienal 2023-2025 do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2). Amanhã, o governo apresenta o plano e a primeira iniciativa do PNH2 já concretizada: um painel de dados desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O evento será virtual, às 10h30, no canal do MME no Youtube, com a presença do ministro Adolfo Sachsida; a diretora da Aneel, Agnes da Costa, e o presidente da EPE, Thiago Barral.
Eletrificados no Rio
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro derrubou parte do veto do governo estadual à Lei 9.870/22, do deputado Carlos Minc (PSB) e do ex-deputado Rubens Bomtempo, que cria medidas de incentivo aos veículos elétricos e híbridos.
Os deputados derrubaram o veto ao artigo que autoriza a concessão de incentivos fiscais para a fomentar a produção e a venda de veículos elétricos e híbridos no estado do Rio. Eles mantiveram o veto ao artigo que previa que toda a frota do sistema de transporte coletivo intermunicipal deveria ser movida à propulsão elétrica até 2035.