Com movimento voltado para estados tradicionais na produção de leite, suínos e aves, a Fintech AgroForte, empresa de inclusão financeira, estima um avanço na busca por crédito e investe no formato 100% digital. A previsão para 2023 é de um faturamento superior a R$ 200 milhões, distribuídos para mais de 10 mil pequenos e médios produtores rurais, ligados a agroindústrias e cooperativas com atuação concentrada principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Por meio de aplicativo, o processo de acesso ao crédito, nesse formato, desburocratiza o produtor, desde a dispensa da figura do fiador até a inclusão do terreno como garantia. Mas a inovação também beneficia a agroindústria, por meio do alívio do balanço, da possibilidade de implantação de projetos estratégicos, do avanço da produtividade e da fidelização do ecossistema.
“Comparando o segundo semestre de 2022, com o mesmo período do ano anterior, a AgroForte avançou 113% na concessão de crédito aos produtores rurais. O progresso é resultado da desburocratização, processo que faz parte do nosso propósito. Gostamos e queremos gerar impactos positivos em toda a cadeia produtiva. O acesso ao crédito está diretamente ligado à transformação da vida de uma família, tornando-a financeiramente ativa e realizando sonhos. E também podemos impactar o desenvolvimento de uma região, trazendo alternativas econômicas, maior produtividade e mais negócios”, explica o CEO e sócio da AgroForte, Felipe Dávila.
A empresa trabalha com diversas linhas de crédito para produtores de aves, suínos e leite, que podem investir em estruturas produtivas, compra de animais, financiamentos e antecipação de recebíveis. Os produtores podem acessar de R$ 15 mil a R$ 500 mil em crédito, com diferentes condições de pagamento, variando de acordo com o segmento.
Além dos estados do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo também poderão acessar o crédito. No caso específico de Minas Gerais, a inovação é voltada para os integrados à Vibra Agroindústria, enquanto nos demais estados o financiamento digital está disponível para os sócios da Avenorte, Bello, C. Vale, Frango Pioneiro, Levo, Nater Coop, NovAmérica, Vigor, Primate , Somave, Pluma, entre outros.
“Trabalhamos em parceria com essas indústrias, desenhando uma via de mão dupla. Conseguimos entregar desenvolvimento, com taxas competitivas e liberação rápida de dinheiro, e com isso o produtor rural consegue maior produtividade, oferecendo maior volume e qualidade para a agroindústria”, detalha Carlos Eduardo Mascarenhas, presidente da AgroForte.
Leite
Neste ano, a startup pretende incentivar o acesso ao crédito de impacto e personalizado por produtores de leite. “Existe uma forte ineficiência no processo de obtenção de crédito, por parte do pecuarista que se dedica à produção leiteira. Temos que mudar essa realidade, inovando no processo de análise de crédito e trazendo maior agilidade na liberação dos recursos”, explica o CEO da AgroForte, sinalizando que buscam uma experiência totalmente nova para o produtor de leite.
O Valor Bruto da Produção (VBP) previsto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para 2023, equivale a R$ 60,7 milhões na cadeia do leite no Brasil, dos quais R$ 53,3 milhões estão concentrados em seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.
Segundo o IBGE, no 4º trimestre de 2022, a produção de leite no Brasil foi equivalente a 6,23 bilhões de litros, volume 4,2% menor em relação ao registrado no 4º trimestre de 2021. Outro sinal de que há necessidade de maiores investimentos em cadeia láctea são as importações de produtos lácteos, que ainda estão em alta.
*Com informações da AgroForte.



