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Custos crescentes e oferta limitada podem intensificar a diferença do lucro real no leite

Os últimos dados fechados pelo Cepea mostram que o preço do leite coletado em janeiro e pago aos produtores em fevereiro atingiu R$ 2,1397/litro no “Brasil Médio” líquido, um leve aumento de 0,43% em relação ao mês anterior, mas uma queda de 2,7% em relação ao mesmo período de 2021, em termos reais (valores deflacionados pelo IPCA de 22/02).

As investigações ainda em andamento pelo Cepea indicam que, para os próximos meses, o ritmo de aumento pode se intensificar, dado o aumento dos custos de produção e a redução da oferta.

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De fevereiro a março, os agentes do setor registraram queda nos estoques de lácteos e grande competição entre as indústrias pela compra de matéria-prima.

O monitoramento do Cepea no mercado à vista (leite negociado entre indústrias) mostrou alta expressiva de preços na última quinzena.

Em Minas Gerais, o valor médio saltou de R$ 2,13/litro na primeira quinzena de fevereiro para R$ 2,93/litro na segunda quinzena de março, uma valorização de 37,8%.

Considerando as médias mensais, o avanço do preço do leite à vista em Minas Gerais foi de 20,2% de fevereiro a março.

Importa referir que este contexto de oferta limitada está também relacionado com a manutenção, até fevereiro, da tendência de queda das importações e do aumento das exportações de lácteos.

A maior disputa pela compra de leite cru, por sua vez, está associada a um conjunto de fatores que vêm limitando a produção. Por um lado, a contração da demanda no último trimestre do ano passado provocou quedas consecutivas nos preços do leite ao produtor, desestimulando o investimento na atividade. Ao mesmo tempo, os custos de produção permanecem altos, corroendo as margens dos produtores.

Vale destacar também que os efeitos do fenômeno La Niña, com fortes chuvas no Sudeste e seca no Sul, impactaram negativamente na qualidade das pastagens e da silagem, prejudicando a alimentação do rebanho e antecipando a produção fora do estação. Nesse contexto, os investimentos na pecuária leiteira foram comprometidos, com perda do potencial produtivo do país.

Com os custos de produção em alta

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As indústrias de laticínios forçaram o repasse do aumento do preço da matéria-prima nas negociações com os canais de distribuição.

A pesquisa do Cepea mostra uma tendência de valorização dos produtos lácteos comercializados pela indústria com os atacadistas do estado de São Paulo em fevereiro e março. Apesar da demanda absorver esses aumentos no período, os agentes estão preocupados em sustentar esse movimento, dada a perda de poder aquisitivo do consumidor brasileiro.

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