4 mitos sobre a altura do pasto no manejo da pastagem
Saiba Mais no Audio A Seguir
4 mitos sobre a altura do pasto
no manejo da pastagem
E que manter a altura do pasto pode garantir forragem de qualidade, aumentar o desempenho animal e um ótimo custo benefício?
Com Textos sobre manejo de pastagens, por que ainda existem tantas pastagens degradadas e animais em pastagens com baixo desempenho produtivo?
Você sabia que entender os conceitos da altura correta da grama é uma das estratégias para evitar esses problemas?
E que manter a altura do pasto pode garantir forragem de qualidade, aumentar o desempenho animal e um ótimo custo benefício?
Mas para isso, você precisa se afastar dos mitos da altura da grama no manejo da grama!
Primeiro, vamos entender o que é a altura da grama e por que ela é tão importante.
O piquete é o local onde as forragens são cultivadas, e o piquete cobre toda a área do piquete, além de cercas e cochos, independentemente de se utilizar o método de pastejo contínuo ou rotacionado.
Os animais são mantidos em pastagem para consumo de forragem, com o objetivo de produzir carne (engorda), leite, criação, criação, etc.
Para garantir o valor nutricional das forragens e na quantidade ideal para o animal, existem diversas técnicas e estas são divididas em avaliações diretas e indiretas.
As classificações diretas são:
- Amostragem direta, para determinação da massa de forragem em kg ha-1 de MS (quilogramas de massa seca por hectare);
- Análise bromatológica, para determinação dos teores de proteína bruta, macro e microminerais, fibra bruta e digestibilidade;
As avaliações indiretas são:
Avaliações visuais, realizadas por um observador treinado, que analisa visualmente a altura da grama;
Placa ou disco de medição, para verificar a altura e densidade da forragem;
Sonda eletrônica, que mede a densidade da forragem por meio de leituras de capacitância;
Altura do dossel da forragem (altura da grama), use a régua de manejo para medir a altura da grama.
As avaliações diretas são demoradas e trabalhosas.
Das avaliações indiretas, a sonda eletrônica é cara. Visualmente, requer conhecimento e treinamento prévios. A placa de medição ou disco requer muitas calibrações para usar.
E é que medir a altura da grama com a régua de manejo é prático, fácil de realizar e de baixo custo.
Esse resultado veio de uma investigação da Embrapa onde concluiu que a massa de forragem e seu valor nutricional estão diretamente relacionados com a altura do pasto.
E que existem alturas ideais de entrada e saída para animais em pastejo rotativo e alturas ideais de pastagem para pastejo contínuo.
Mas cuidado!
Não basta decorar a altura ideal da grama.
É necessário compreender os fatores que afetam a altura das pastagens e que ao longo do tempo se tornaram mitos no manejo das pastagens.
Nós os conhecemos
Mito 1
Múltiplas forrageiras, mesma altura de grama no manejo de pastagens
Claro que não! As plantas são como nós, únicas!
Apesar de pertencerem à mesma família, como é o caso da Brachiaria, Panicum e Cynodon, cada espécie, cada cultivar, tem características próprias. Está no DNA, sabe?
Vamos dar um exemplo para facilitar.
O capim-marandú (Brachiaria brizantha) é uma planta que em crescimento livre pode atingir 1,5 m de altura, formando tapetes densos, mas deve ser mantida entre 15 e 30 cm acima do solo.
Seu parente próximo, o híbrido de B. ruziziensis e B. brizantha, capim BRS Ipyporã, desde 2017 é mais uma opção para os produtores, sendo manejado na mesma altura do capim Marandu.
Já o capim BRS Tamani, híbrido de Panicum maximum lançado pela Embrapa em 2015, não deve ter altura de resíduo inferior a 20-25 cm.
Se falamos de capim-elefante, o Penisetum purpureum, por ser uma planta alta, tem que ter ainda mais cuidado com a altura do prado.
Recomenda-se que a planta tenha um residual de 80 cm e cresça de 1,6 a 1,8 m, dependendo do rebanho.
E se você tiver uma grama Cynodon na propriedade? Recomenda-se manter a altura de pastejo entre 15 e 25 cm.
Apesar de Cynodon ser uma planta de rápido crescimento, seja por estolões ou rizomas, é essencial manter um resíduo de 10 a 15 cm para o capim coastcross e tufão, e 15 a 25 cm para o capim estrela.
Conheça a indicação de altura de manuseio de algumas gramíneas forrageiras:
altura da grama no manejo da grama
Então, se as plantas são diferentes, por que elas devem ser tratadas da mesma maneira?
Ah, e não para por aqui. Além da característica genética da planta, o clima também influencia no crescimento e desenvolvimento da planta e deve ser observado.
No próximo tópico
abordaremos este tema. Então continue lendo para saber mais sobre esses mitos de altura de grama no manejo de pastagens.