Conheça As 2 Melhores Tecnicas De Plantar Sementes De Pastagem

Conheça 2 Tecnicas de Plantar Sementes de Pastagem

Na hora de formar a pastagem, o que vale mais a pena: plantar a sementelanço ou enterrá-la? A resposta para essa dúvida, tão comum entre os …

Design Sem Nome 5 1 2 Conheça 2 Tecnicas De Plantar Sementes De Pastagem

Jornal Campo Soberano

Conheça 2 Tecnicas de Plantar Sementes de Pastagem

Conheça 2 Tecnicas De Plantar Sementes De Pastagem

Na hora de formar a pastagem: plantar a semente a lanço ou enterrá-la? A resposta para essa dúvida, tão comum entre os …

Para uma pastagem bem estabelecida, é fundamental que o pecuarista organize as operações que antecedem o plantio, como amostragem, correção e adubação do solo e escolha de cultivares para cada parcela.


Com isso muito bem preparado, é hora de definir como plantar o gramado.

Dentre os métodos mais comuns de plantio de gramado, dois são considerados os principais: a semeadura realizada em linha ou a lanço.

Embora o segundo método ainda seja o mais utilizado, muitos produtores estão mudando para o plantio em linha.


Descrição da propagação de transmissão

 

Este tipo de semeadura oferece:
diminuição do investimento em equipamentos, uma vez que dispersores de fertilizantes com distribuidores pendulares ou discos rotores (destinados à distribuição de fertilizantes e calcário) podem ser adaptados para a semeadura de sementes forrageiras;
implementos mais leves, a semeadura pode ser feita até com moto;

Plantadeira De Moto 11Zon 1 Conheça 2 Tecnicas De Plantar Sementes De Pastagem
melhor distribuição de sementes, resultando em melhor cobertura do solo (desde que a máquina esteja devidamente ajustada).
flexibilidade na condução de máquinas em terrenos acidentados.



Algumas pesquisas relatam baixa eficiência de germinação de sementes quando este método de plantio é comparado ao plantio em linha.*


Na distribuição aberta, as sementes permanecem na superfície do solo e isso pode representar um sério risco.

Isso requer uma segunda operação, a incorporação, que pode ser feita com uma grade niveladora fechada ou “compactando” as sementes com um rolo “compactador”, que tem dado resultados satisfatórios.
essa operação é essencial, pois o aumento da superfície de contato com o solo também aumenta a absorção de umidade.


Como incorporar as sementes após a semeadura a lanço?


Com a própria grade niveladora, utilizada de forma fechada, ou seja, ajustada para que os discos fiquem paralelos ao sentido de avanço do equipamento, para não enterrar as sementes de forma exagerada, basta cobrir a semente com uma fina camada de solo: até 2 cm para Panicuns spp. e até 3cm para Brachiarias spp.

Preste atenção no CV e no tratamento de sementes na semeadura a lanço!

Além disso, na semeadura a lanço, outro fator muito importante deve ser considerado: o valor cultural (CV) da semente utilizada e o tratamento (se houver).


Ajustar a máquina é muito complicado com sementes de baixo CV, pois muitas levam torrões, paus e pedras. Isso é agravado com tratamentos de baixa qualidade, a maioria desmorona ao passar pela semeadora, pois não resiste ao movimento/atrito e seu dinheiro vira pó que sai da máquina. 

Descrição do Plantio em Linha


Neste outro sistema de plantio, as sementes são colocadas com espaçamento e profundidade ideais para germinação e formação mais uniforme da área.

O plantio em linha é feito ao plantar grandes culturas, como soja e milho.


Você também pode usar semeadoras de arroz e trigo, que possuem espaçamento curto, que são mais recomendadas para sementes de gramíneas, então para os agricultores que estão implementando o ILPF pode ser mais fácil, já que você pode usar a terceira caixa na mesma máquina.


Entre as vantagens desses sistemas:


A possibilidade de realizar duas operações utilizando um único implemento. Isso porque a incorporação ou “compactação” após o plantio não é necessária, pois a cobertura das sementes já é feita durante o plantio;

Como resultado, o número de passagens de máquinas na área é reduzido, amortizando os custos de treinamento e preservando a física do solo.


Permite a distribuição precisa das sementes, pois seu sistema de regulação é exclusivo para esta finalidade, permitindo maior assertividade na semeadura de sementes com alta pureza.


Em ambos os métodos: Cuidado com a profundidade da semente!
Semente descoberta ou crescida, o resultado pode ser o mesmo: fracasso no plantio.


Estudo com cultivares de U. brizantha cv. Marandú, U. brizantha cv. BRS Piatã e U. decumbens cv. Basilisk indicou que a velocidade de emergência das plântulas foi afetada de acordo com o método de semeadura:

A emergência da cv. Marandu, por exemplo, ocorreu 20 dias após a semeadura da transmissão. No plantio em linha a 3 cm de profundidade, a emergência ocorreu por volta

Images 2 Conheça 2 Tecnicas De Plantar Sementes De Pastagem

Outro trabalho, também associado à profundidade de plantio da cv. Marandu indicou que a semeadura em sulcos de 1 e 2,5 cm de profundidade é responsável pela melhor emergência das plântulas, independentemente do tipo de semente e da textura do solo. Nessas profundidades, as plantas também apresentaram melhor perfilhamento e rebrota mais intensa.

Para evitar esse tipo de problema, o produtor deve ficar atento à profundidade durante a semeadura, que como regra geral podemos estabelecer um limite de 2 cm de profundidade para sementes de Panicum maximum (Syn. Megathyrsus maximus) e 3 cm de profundidade para sementes de Brachiaria . brizantha (Sin. Urochloa brizantha).

Desde que o equipamento seja mantido com frequência e devidamente ajustado sob orientação técnica qualificada, falhas de plantio por excesso de profundidade podem ser minimizadas e até mesmo evitadas.

 

conclusões

 

O “melhor” sistema de plantio para um produtor pode não ser o melhor para outro, portanto, é aconselhável avaliar a realidade da sua propriedade na qual a pastagem será formada e destacar as variáveis ​​que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o cultivo método. semeadura

Por fim, é fundamental escolher uma semente de alta qualidade, e contar com uma boa orientação técnica qualificada.

Lembre-se que uma boa semeadura é um processo fundamental para o sucesso da formação do seu capim, e esse mesmo cuidado deve ser mantido mesmo após a germinação das sementes, resguardando a área contra o ataque de pragas e doenças.

 

Característica  Lanço Linha
   Mais economia  no plantio   –  ✅
  Melhor distribuição das sementes ✅  – 
  Menor risco de falhas na germinação  –  ✅
  Melhor em terrenos acidentados    ✅  – 
  Compatibilidade com SOESP Advanced ✅ ✅

Referências

 

 

* (Conforme observado por Zimmer A.H. EMBRAPA CNPGC – 1983.)

** A faixa de plantio das sementes Soesp Advanced é maior do que a obtida com outros tratamentos sem grafite, em testes feitos internamente. Isto aumenta o alcance das sementes e reduz o tempo investido no plantio.

Um estudo da Embrapa indicou que a cobertura das sementes (principalmente de 2 a 4 cm de profundidade) favorece a emergência e o estabelecimento das espécies testadas.

Aspectos práticos ligados a formação de pastagens: EQUIPAMENTOS E MÉTODOS DE PLANTIO – Embrapa Gado de Corte – Disponível em> https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct12/08equipamento.html;

Aspectos práticos ligados a formação de pastagens: PROFUNDIDADE DE PLANTIO – Embrapa Gado de Corte – Disponível em> https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct12/07profundidade.html;

Ikeda,F.S, et al. Emergência E Crescimento Inicial De Cultivares De Urochloa Em Diferentes Profundidades De Semeadura. 2013. Disponível em> https://www.scielo.br/j/pd/a/DHQN7jydMR58CPCXV4TVxdr/?format=pdf&lang=pt;

Sousa, Gustavo Dorneles de et al. “EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO DE Urochloa brizantha cv. Marandu EM FUNÇÃO DO INCRUSTAMENTO DA SEMENTE E PROFUNDIDADE DE SEMEADURA.” Colloquium Agrariae 15 (2019): 33-41. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2874/2825;

Quero reformar meu pasto, por onde começo? As 7 etapas para plantar brachiaria e panicum e ganhar mais dinheiro. SOESP – Disponível em: https://www.sementesoesp.com.br/blog/7-dicas-essenciais-para-chegar-ao-pasto-ideal/;

Primeiro pastejo [Podcast] – Embrapa: Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/18736194/podcast-primeiro-pastejo;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima