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Frete mais barato: queda de 1,4% em março

Entenda a queda no preço médio do frete e suas causas em março

O atraso na safra de grãos e o comportamento de recuo no preço do litro do diesel estão entre os principais fatores da baixa no preço médio do frete por quilômetro rodado em março, de acordo com dados da mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR).

Com a média nacional fechando em R$ 6,20, uma redução de 1,4% em relação a fevereiro, a situação vem gerando impactos no setor de transporte rodoviário de carga. Entender as causas dessa queda e como elas afetam diversos segmentos da economia é fundamental para compreender o cenário atual.

O que motivou a queda no preço do frete?

A análise apontou que o preço do frete foi influenciado pelo atraso na safra de grãos, prejudicando o volume de cargas a serem transportadas, e pela redução no preço do diesel, componente significativo no custo final do frete. Com esses elementos em jogo, o cenário logístico apresenta desafios e oportunidades para os players do mercado.

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Impacto do atraso na safra de grãos no preço do frete

O atraso na safra de grãos é apontado como um dos principais fatores que influenciaram a queda no preço médio do frete por quilômetro rodado em março. Com o fechamento do primeiro trimestre de 2024 acumulando uma redução de 2,5%, o valor do frete tem refletido diretamente o desempenho de setores como o agronegócio.

Movimentações do preço do diesel

O preço do diesel, que compõe grande parte do custo do frete, também apresentou uma redução em março, chegando a R$ 5,96 o tipo comum e R$ 6,07 o S-10. Essa redução de 1% em relação a fevereiro impactou diretamente o valor do frete, refletindo as oscilações no mercado internacional.

Projeções para os próximos meses

Segundo projeções, as variações no valor do frete continuarão sendo influenciadas pelo desempenho de setores econômicos, especialmente o agronegócio. A região Centro-Oeste foi uma das mais afetadas pela estiagem e altas temperaturas, o que impactou diretamente o setor agropecuário. Com isso, os produtores de soja em Mato Grosso podem enfrentar desafios para cobrir os custos com a lavoura, conforme apontam pesquisas realizadas pelo Imea e pela Aprosoja-MT.

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Reflexos da Safra de Grãos e do Preço do Diesel no Frete no Brasil

Diante da queda no preço médio do frete por quilômetro rodado em março, causada pelo atraso na safra de grãos e pela redução no preço do diesel, é possível observar um impacto significativo no setor de transporte rodoviário de carga no Brasil. Essas mudanças estão diretamente relacionadas às oscilações no valor do frete, que refletem o desempenho de diferentes setores da economia, especialmente o agronegócio.

Com a expectativa de continuidade dessas variações nos próximos meses, é fundamental que os prestadores de serviço do transporte se adaptem a esse cenário e busquem estratégias para mitigar os impactos negativos em seus negócios. Além disso, a análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) fornece insights valiosos sobre o mercado de transporte rodoviário de carga, auxiliando os profissionais do setor a entenderem melhor essas transformações e se prepararem para os desafios futuros.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Análise da queda no preço médio do frete em março de 2024

O transporte rodoviário de carga no Brasil vem enfrentando uma redução no preço médio do frete por quilômetro rodado em março de 2024, devido a vários fatores, como o atraso na safra de grãos e o recuo no preço do litro do diesel. Essa redução representa uma queda de 1,4% em relação a fevereiro, com a média nacional ficando em R$ 6,20. Além disso, o preço do diesel, que influencia significativamente no custo do frete, também registrou uma redução de 1% em março, chegando a R$ 5,96 para o tipo comum e R$ 6,07 para o S-10.

Perguntas Frequentes sobre a queda no preço médio do frete em março de 2024

1. Por que o preço médio do frete por quilômetro rodado teve uma redução em março de 2024?

A queda no preço médio do frete em março de 2024 se deve, principalmente, ao atraso na safra de grãos e ao recuo no preço do litro do diesel no país.

2. Qual foi a variação do preço do frete em relação ao mesmo período do ano anterior?

Comparando com março de 2023, o preço médio do frete teve uma redução de 22%, passando de R$ 7,97 para R$ 6,20 por quilômetro rodado.

3. O preço do diesel influenciou na queda do custo do frete?

Sim, o preço do diesel, que é um dos principais componentes do custo do frete, também registrou uma redução em março de 2024, contribuindo para a diminuição do custo do frete.

4. Quais são as perspectivas para o valor do frete nos próximos meses?

Espera-se que o valor do frete continue refletindo o desempenho de setores econômicos, como o agronegócio, e fatores como o preço do combustível, que segue em descompasso com o mercado internacional.

5. O que é o Índice de Frete Edenred Repom (IFR) e como ele é calculado?

O IFR é um índice que mede o preço médio do frete e sua composição, sendo calculado com base em milhões de transações de frete e vale-pedágio gerenciadas pela Edenred Repom, empresa especializada em gestão de despesas para o transporte rodoviário de carga.

Com base em dados da Edenred Repom

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Verifique a Fonte Aqui

O atraso na safra de grãos e o comportamento de recuo no preço do litro do diesel estão entre os principais fatores da baixa no preço médio do frete por quilômetro rodado em março, de acordo com dados da mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR). A média nacional foi de R$ 6,20, redução de 1,4% ante fevereiro.

“Fechamos o primeiro trimestre de 2024 com uma queda acumulada de 2,5% no preço médio do frete por quilômetro rodado. Já no comparativo com março de 2023, quando o valor estava a R$ 7,97, a redução no preço chega a 22%”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom.

O preço do diesel, item que compõe uma grande fatia do preço do frete, também segue tendência de redução no País. Segundo a análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o tipo comum fechou março a R$ 5,96 e o S-10 a R$ 6,07, ambos com redução de 1% em relação a fevereiro. Já no acumulado do trimestre, o comportamento de preço do combustível registrou pequenas oscilações percentuais, entre recuos e altas.

“Nos próximos meses, as variações no valor do frete devem continuar refletindo o desempenho de determinados setores da economia, principalmente o agronegócio, além de fatores como preço do combustível, que segue em defasagem com o mercado internacional”, reforça Fernandes.

Há uma projeção de que poucos produtores de soja do Mato Grosso consigam cobrir os custos com a lavoura, de acordo com pesquisa realizada no início de abril pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), O Centro-Oeste foi a região brasileira mais afetada pelas altas temperaturas e estiagem, que impactou diretamente o setor agro.

IFR

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom, empresa especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga.

Com informações da Edenred Repom

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