Compartilhar informações sobre novas tecnologias e inovações relacionadas ao setor agroflorestal, além de ser uma oportunidade de novos negócios para empresas e microempresas regionais, fortalecendo o desenvolvimento econômico da região. Esses foram os principais objetivos do Fórum Agroflorestal Brasil, realizado pela Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX), de 21 a 23 de setembro, na cidade de Eunápolis.

O evento foi patrocinado pela Veracel Celulose, empresa que atua no sul da Bahia há 31 anos e que marcou sua participação nos três dias do evento, compartilhando o conhecimento adquirido em pesquisa florestal, em novas tecnologias e na parceria com a indústria florestal produtores da região.

uma caminhada de aprendizado

No dia 22, José Henrique Nascimento Junior, Gerente de Negócios e Administração de Terras da Veracel, apresentou a palestra “Dinheiro na árvore? Plantar eucalipto é um bom negócio”, que incluiu o cronograma de atuação da Veracel na região, com foco em parcerias com produtores rurais, iniciada em 2003, com a implantação do Programa Produtores Florestais (PPF). “São 19 anos junto aos produtores florestais, uma jornada que trouxe muito aprendizado e grandes parcerias para a empresa”, disse o gerente de Negócios e Administração de Terras da Veracel.

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Segundo ele, hoje os parceiros florestais da empresa são responsáveis ​​por cerca de 50% do fornecimento de matéria-prima para a fábrica da Veracel. “Esse é um número muito representativo, pois a Veracel acredita na parceria e nos produtores”, disse Nascimento Junior. Essa confiança fez com que a empresa evoluísse na relação de parceria com produtores rurais, lançando, em 2020, o Programa Aliança, uma iniciativa de ampliação da base florestal, com o objetivo de estabelecer alianças. “Acreditamos na parceria e sabemos da importância dos produtores da nossa região”, destacou.

O gerente de Negócios e Administração de Terras explicou que o Programa Aliança é voltado para produtores rurais de municípios do sul da Bahia que tenham interesse em estabelecer uma parceria florestal para o cultivo de eucalipto em suas propriedades. O programa tem quatro opções de parceria: arrendamento de terras, desenvolvimento, compra de terras e compra futura de madeira de eucalipto. “O Programa Aliança é uma oportunidade para os produtores diversificarem seus negócios”, destacou Nascimento Junior.

Dinheiro da árvore?

“Sim! Como? Plantar eucalipto com a Veracel é um bom negócio”, disse Nascimento Junior. Reforçando dados já apresentados por outros palestrantes do fórum, ele reafirmou que o negócio da madeira é seguro e traz rentabilidade para o produtor. Ele destacou que o O produtor rural que deseja participar do negócio da Veracel tem a segurança de ter a venda de seu produto garantida, a certeza do recebimento do pagamento e a rentabilidade do negócio, além de oferecer todas essas garantias, a Veracel compartilha com seus produtores parceiros todas as tecnologia e inovação desenvolvida em seu laboratório “São 30 anos de pesquisa, sempre em busca de inovações, com o apoio de universidades e instituições de ensino”, enfatizou.

Investimentos impulsionam o desenvolvimento da região

Segundo o gerente de Negócios e Administração Territorial da Veracel, em 2022 a empresa investiu R$ 81 milhões no Programa Aliança e, para 2023, a previsão é de que o investimento seja de R$ 119 milhões. “É um investimento na compra de madeira, em estradas, em insumos. É um investimento que fica na região e garante o desenvolvimento”, destacou. “Esse é o jeito Veracel de ser. Nosso caminho é juntos! Junto com os parceiros, junto com a comunidade, junto com a ASPEX podemos desenvolver nosso território”, finalizou Nascimento Junior.

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16 anos de ASPEX

Albert Sartori, ex-presidente da ASPEX e atual presidente da Associação dos Criadores de Gado de Corte Extremo Sul, foi o responsável por resgatar a história da criação da associação, que hoje reúne 72 produtores florestais da região. Sartori lembrou que a ASPEX foi criada em 2006 por produtores que não conheciam a silvicultura. “Eles acreditaram no negócio que surgiu de uma oportunidade decorrente de problemas que pecuaristas e cafeicultores vinham sofrendo na região”, lembra Sartori.

O ex-presidente da ASPEX destacou que naquela época a Veracel já tinha experiência, base florestal e tecnologia, mas tinha um desafio, e os produtores viram nisso uma oportunidade e embarcaram nessa jornada pelas garantias que foram oferecidas. “A Veracel flexibilizou e criou infraestrutura. Naquela época, era um diferencial para a região, com geração de empregos, plantio de florestas e compra de terras”, disse o ex-presidente da ASPEX.

Sartori lembrou que no início os produtores não sabiam muito sobre o negócio, mas, a partir do momento que souberam, começaram a tratar das negociações. “E a empresa sempre teve as portas abertas. Sempre houve diálogo”, lembrou.

Compartilhando conhecimento e aprendizado

Além de ser patrocinadora do Fórum Brasil Agroflorestal, a Veracel participou do evento, compartilhando aprendizados por meio de palestras e do Dia de Campo, realizado no dia 23, em uma de suas áreas de plantio em Eunápolis.

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Na oportunidade, um público de 80 pessoas, entre produtores florestais e alunos do curso de silvicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), teve a oportunidade de conhecer in loco como a empresa utiliza as novas tecnologias e inovações para melhorar a qualidade e a produtividade dos suas plantações, tornando-as cada vez mais sustentáveis.

No Dia de Campo, foi possível entender um pouco sobre como a empresa prepara o solo para o plantio, como combater e prevenir a incidência de pragas com o uso de drones e inimigos naturais. “Não podíamos perder essa experiência empreendedora, de mercado, de novidade, de tecnologia. Aqui nossos alunos estão tendo a experiência que não têm em sala de aula”, comemorou Renato Oliveira Prado, instrutor do SENAR Bahia. Ele destacou que, além do Dia de Campo, os alunos do curso de silvicultura também participaram das palestras oferecidas pelo SENAR e visitaram os estandes do fórum buscando conhecer um pouco mais sobre o setor florestal.

Rodada de oportunidades

Um dos destaques do Fórum Agroflorestal Brasil foi a Rodada de Oportunidades, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Este ano, segundo Fernanda Moreira, gerente de negócios do IEL, a rodada foi voltada para produtores de diferentes categorias de produção. A iniciativa foi realizada de forma presencial e online, reuniu 15 participantes, entre produtores e empresas, e contou com 28 rodadas de negócios, com expectativa de negócios em torno de R$ 82 milhões. A Veracel foi uma das empresas âncoras da Rodada de Oportunidades.

“Acredito que essa rodada de negócios foi super positiva. Ter a oportunidade de estar olho no olho e levar as pessoas a conhecer o negócio tem um valor intrínseco muito grande de confiança e relacionamento. O evento foi muito positivo, pois depois da pandemia as pessoas estavam querendo conhecer, conversar, discutir e relembrar. E, muito mais do que isso, eles queriam pensar no futuro, em nosso território e desenhar ações positivas para continuar desenvolvendo a região, que tem um enorme potencial para o agronegócio”, finalizou Caio Zanardo, CEO da Veracel, comemorando o sucesso. o Fórum Agroflorestal Brasil e a Rodada de Oportunidades.

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