A China realiza vistoria em frigoríficos brasileiros para ampliar exportação
O Ministério da Agricultura espera que a China habilite uma nova leva de frigoríficos brasileiros para exportar ao país após vistoria que realizará a partir de 1º de dezembro. O secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Roberto Perosa, destacou a importância dessa visita e ressaltou a expectativa quanto à ampliação das plantas habilitadas.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O Ministério da Agricultura espera que a China habilite uma nova leva de frigoríficos brasileiros para exportar ao país após vistoria que realizará a partir de 1º de dezembro, próxima sexta-feira, em plantas no Brasil, segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Roberto Perosa.
“O Brasil possui 79 frigoríficos aptos a exportar para a China, credenciados no sistema. A decisão de habilitação é da China. A China visitará 18 frigoríficos, sendo três para confirmar habilitação (reabilitação), outros 11 plantas de carne bovina e quatro plantas de aves que ainda não são habilitadas”, disse ele, em coletiva de imprensa para balanço das ações da pasta no ano. O roteiro de unidades a serem visitadas foi escolhido pelas autoridades chinesas.
Segundo o secretário, apesar de a nova vistoria da China se restringir a 15 unidades, há expectativa de que a habilitação de plantas pelo país asiático seja ampliada além da lista de vistoria.
“A China nos disse que, a depender do resultado, poderá habilitar todo lote. Eles não especificaram se habilitarão planta a planta ou por amostragem”, explicou.
“Intuímos que a partir do momento em que as plantas estão credenciadas pelo ministério no sistema, não haveria nenhuma objeção. Com isso, estamos confiantes de que poderão habilitar mais plantas além das colocadas na vistoria. Aguardamos a chegada da comitiva chinesa para iniciar as tratativas”, observou.
De acordo com o secretário, a China respondeu que, encontrando boas condições nas 15 plantas visitadas, poderá habilitar um lote adicional delas.
“Eles não disseram quantas seriam nesse lote adicional, mas a nossa expectativa é de que haja esse lote”, observou.
O país asiático desconsiderou a lista com 20 plantas enviadas pelo governo brasileiro no fim de agosto e analisa mais de 50 unidades, segundo informações da autoridade sanitária repassadas ao ministério. Perosa lembrou que neste ano a China habilitou quatro novas plantas brasileiras e retirou a suspensão de dois frigoríficos.
1. Qual o objetivo da vistoria realizada pelo Ministério da Agricultura em plantas frigoríficas brasileiras?
Resposta: O objetivo da vistoria é habilitar novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação à China.
2. Quantos frigoríficos brasileiros estão atualmente aptos a exportar para a China?
Resposta: Atualmente, o Brasil possui 79 frigoríficos aptos a exportar para a China.
3. Quantas plantas frigoríficas serão visitadas pela comitiva chinesa durante a vistoria?
Resposta: A comitiva chinesa irá visitar 18 frigoríficos, sendo três para confirmar habilitação (reabilitação), outros 11 plantas de carne bovina e quatro plantas de aves que ainda não são habilitadas.
4. Qual a expectativa em relação à habilitação de mais plantas pelo país asiático além da lista de vistoria?
Resposta: Há a expectativa de que a China possa habilitar mais plantas além das colocadas na vistoria, de acordo com a resposta recebida pelas autoridades brasileiras.
5. O que acontece se as condições nas 15 plantas visitadas durante a vistoria forem consideradas boas pela China?
Resposta: Se as condições forem consideradas boas, a China poderá habilitar um lote adicional dessas plantas, sem especificar a quantidade exata.

O Ministério da Agricultura espera habilitação de frigoríficos brasileiros pela China
O Ministério da Agricultura espera que a China habilite uma nova leva de frigoríficos brasileiros para exportar ao país. A partir de 1º de dezembro, próxima sexta-feira, a China realizará vistorias em plantas no Brasil para avaliar sua aptidão. O secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Roberto Perosa, informou que o Brasil possui 79 frigoríficos credenciados no sistema para exportar à China. No entanto, a decisão de habilitação é de responsabilidade do governo chinês.
Visitas e habilitações
De acordo com Roberto Perosa, a comitiva chinesa visitará 18 frigoríficos. Dentre essas visitas, três serão para confirmar habilitações que foram reabilitadas, 11 serão em plantas de carne bovina e quatro em plantas de aves que ainda não são habilitadas. O roteiro de visitas foi escolhido pelas autoridades chinesas.
Apesar de a nova vistoria se restringir a apenas 15 unidades, há a expectativa de que a habilitação seja ampliada além da lista de vistoria. Segundo o secretário, a China informou que poderá habilitar todo o lote após analisar os resultados das visitas. No entanto, não foi especificado se essa habilitação será feita planta a planta ou por amostragem.
Resultados
O secretário acredita que, uma vez que as plantas estejam credenciadas pelo ministério no sistema, não haverá objeções para a habilitação. Ele está confiante de que mais plantas além das listadas na vistoria poderão ser habilitadas. As tratativas com a comitiva chinesa serão iniciadas após sua chegada.
Caso as condições das 15 plantas visitadas estejam adequadas, a China poderá habilitar um lote adicional delas. Embora não tenha sido informado quantas plantas seriam incluídas nesse lote adicional, há a expectativa de que ele exista.
Listas anteriores
O governo brasileiro enviou uma lista com 20 plantas para habilitação à China, mas ela foi desconsiderada. Segundo a autoridade sanitária, a China está analisando mais de 50 unidades. Vale ressaltar que, ao longo deste ano, quatro novas plantas brasileiras foram habilitadas pela China e duas suspensões foram retiradas.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Perguntas frequentes sobre habilitação de frigoríficos no Brasil para exportação à China
1. Quantos frigoríficos brasileiros estão aptos a exportar para a China?
No momento, o Brasil possui 79 frigoríficos credenciados no sistema para exportar para a China.
2. Quantas unidades serão visitadas durante a vistoria?
A comitiva chinesa realizará vistoria em 15 unidades frigoríficas brasileiras.
3. Além das unidades visitadas, é possível a habilitação de outras plantas?
Sim, a expectativa é que a China possa habilitar mais plantas além da lista de vistoria, conforme informado pelo Ministério da Agricultura.
4. Como será realizada a habilitação das plantas?
Não há informações precisas sobre o método de habilitação, mas espera-se que, uma vez credenciadas pelo ministério no sistema, as plantas não enfrentem objeções para serem habilitadas.
5. Quantas unidades podem ser habilitadas no lote adicional?
A quantidade de unidades que serão habilitadas no lote adicional não foi especificada pela China. No entanto, a expectativa do Ministério da Agricultura é que haja a habilitação de um lote adicional.

Conclusão: esperança de ampliação das habilitações de frigoríficos brasileiros para a China
Com a visita da comitiva chinesa em vistoriar unidades frigoríficas no Brasil, o Ministério da Agricultura está otimista com a possibilidade de habilitação de mais plantas além das que serão visitadas. A China tem mostrado interesse em ampliar as importações de carne brasileira, o que é uma ótima oportunidade para o setor.
