Pular para o conteúdo

APROVEITE ! Cartilha apresenta orientações sobre produção de feno, silagem e ração(BAIXE GRATIS)

Uma das estratégias utilizadas no Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF)  para estocar os excessos de alimentos produzidos em épocas em que a produção excede a demanda, com sua utilização na fazenda ou comercialização para terceiros, é a conservação de forragens na forma de feno e silagem e o aproveitamento de subprodutos da colheita de grãos na forma de ração.

Sobre esse tema, a Embrapa Meio-Norte, acaba de lançar a cartilha 

Produção de feno, silagem e ração em sistema ILPF: Estratégia para desenvolver a atividade pecuária nos cerrados do Meio-Norte brasileiro

Que apresenta, de forma simplificada e ilustrada, o processo de produção de alimentação para os rebanhos, aproveitando o máximo do que é produzido na propriedade.

A cartilha mostra os resultados obtidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) do sistema ILPF implantadas em propriedades dos cerrados da região Meio-Norte, que desde 2005, utilizam essa tecnologia de produção.

O processo de conservação de forragens adotado nas propriedades produtoras de grãos dos cerrados é realizado pelo corte ou colheita direta, utilizando-se máquinas modernas. As plantas são cortadas e processadas no momento em que apresentam o maior acúmulo de nutrientes por unidade de área cultivada, o que também coincide com o teor de umidade para facilitar o processo de ensilagem.

De acordo com o pesquisador Raimundo Bezerra, um dos autores da cartilha, a utilização da mecanização permite assegurar o aporte de alimento de excelente qualidade e de baixo custo ao longo do ano, em especial nos períodos de menor oferta de forragem na fazenda, evitando prejuízos consideráveis aos rebanhos, promovendo um incremento na produção de carne/leite em pleno período de entressafra destes produtos.

Ele explica que a produção de ração nas fazendas consiste no aproveitamento dos subprodutos da colheita de grãos, como as quireras de soja e de milho como fonte de energia e proteína na composição de misturas múltiplas, utilizando-se mini fábricas compostas de triturador, misturador e balança.

Os cerrados da região Meio-Norte brasileira podem se beneficiar desse sistema, principalmente nas regiões produtoras de grãos e na pecuária de corte e de leite, que adotam o sistema ILPF.

Os cerrados da região Meio-Norte brasileira podem se beneficiar desse sistema, principalmente nas regiões produtoras de grãos e na pecuária de corte e de leite, que adotam o sistema ILPF.

Com o objetivo de maximizar a produtividade e preservar o meio ambiente, o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) tem se destacado como uma solução viável e sustentável para a agricultura e a pecuária brasileira.

A integração entre lavoura, pecuária e floresta possibilita a otimização dos recursos naturais, o fornecimento de alimentos de qualidade e a conservação do solo e dos recursos hídricos.

Através do sistema ILPF, é possível aproveitar ao máximo as áreas de cerrado, que são caracterizadas por seu clima tropical, com períodos de seca e chuvas intensas. Essa diversidade climática permite a produção de uma grande variedade de culturas agrícolas e criações pecuárias.

Com a utilização adequada das técnicas de integração, é possível criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de diferentes espécies de plantas, animais e árvores, promovendo a diversificação produtiva e a melhoria da qualidade do solo.

Essa abordagem inovadora permite que os produtores beneficiem-se de diversos sistemas de produção em uma mesma área, tornando o negócio mais rentável e sustentável a longo prazo.

Além disso, a integração entre lavoura, pecuária e floresta proporciona uma série de vantagens, como o controle de pragas e doenças, a redução da erosão do solo, a melhoria da fertilidade e a recuperação de áreas degradadas.

Não perca a oportunidade de adotar o sistema ILPF e fazer parte dessa revolução sustentável na agricultura e pecuária. Entre em contato conosco e saiba como você pode implementar essa prática em sua propriedade!

Botao Download 1
silagem

processo adotado; Maquinas e equipamentos para fenação em propriedades mecanizadas; Etapas da fenação; Corte e enleiramento; Recolhimento, enfardamento e armazenamento; Forrageiras utilizadas para produção de feno em propriedades de ILPF; Ensilagem ? processo adotado; Máquinas e equipamentos para ensilagem em propriedades de ILPF; Colheita, picagem e transporte do milho e do sorgo para ensilar; Enchimento mecanizado do silo-bolsa; Desensilar e distribuir silagem; Produção de ração; Produção de mistura múltipla; Algumas análises de subprodutos das fazendas e indústrias realizadas no Laboratório de Nutrição Animal da Embrapa Meio-Norte; Impactos da produção de feno, silagem e ração na produção de carne no cerrado da região Meio-Norte brasileira.

O processo de produção de feno, silagem e ração na região Meio-Norte brasileira

O processo adotado para a produção de feno, silagem e ração em propriedades mecanizadas é essencial para obter resultados de alta qualidade. O uso de máquinas e equipamentos adequados é fundamental em cada etapa do processo.

Etapas da fenação

A produção de feno envolve diversas etapas, começando pelo corte e enleiramento do material. Em seguida, ocorre o recolhimento, enfardamento e armazenamento adequado para garantir a preservação das características nutricionais do feno.

Forrageiras utilizadas para produção de feno em propriedades de ILPF

Na região Meio-Norte brasileira, são utilizadas forrageiras específicas para a produção de feno em propriedades que adotam o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Essas forrageiras foram selecionadas para obter um alto valor nutritivo e garantir a saúde do rebanho.

Ensilagem – processo adotado

A ensilagem é outro processo importante na produção de alimentos para o gado. Máquinas e equipamentos adequados são utilizados para a colheita, picagem e transporte do milho e do sorgo, que são posteriormente ensilados.

Máquinas e equipamentos para ensilagem em propriedades de ILPF

As propriedades que adotam o sistema ILPF na região Meio-Norte brasileira contam com máquinas e equipamentos modernos e eficientes para realizar a ensilagem. Isso garante um processo rápido e de alta qualidade, preservando as características nutricionais dos alimentos.

Desensilar e distribuir silagem

Após o período de armazenamento, é necessário desensilar e distribuir a silagem de forma eficiente para o gado. Esse processo é realizado de maneira mecanizada, garantindo a agilidade e a correta distribuição do alimento.

Produção de ração

A produção de ração é uma etapa fundamental para garantir uma alimentação balanceada e adequada ao gado. Nessa fase, são realizadas diversas análises nos subprodutos das fazendas e indústrias no Laboratório de Nutrição Animal da Embrapa Meio-Norte.

Impactos da produção de feno, silagem e ração na produção de carne no cerrado da região Meio-Norte brasileira

A produção de feno, silagem e ração na região Meio-Norte brasileira tem impactos significativos na produção de carne no cerrado. Esses processos permitem a alimentação adequada do gado, resultando em animais saudáveis, um melhor desempenho e maior lucratividade para os produtores rurais.

2 comentários em “APROVEITE ! Cartilha apresenta orientações sobre produção de feno, silagem e ração(BAIXE GRATIS)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores