Pular para o conteúdo

Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento reúne 62 conjuntos na Sociedade Hípica Brasileira

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) realizou no dia 23 uma Assembleia Geral Ordinária para a eleição da gestão 2021/2024.

A votação aconteceu no Rio de Janeiro e contou com participação presencial e remota. Ao todo, o Colégio Eleitoral contou com 19 das 21 Federações estaduais e sete representantes de atletas. As Federações do Rio Grande do Norte e Maranhão não participaram da eleição.

A chapa vencedora, com 1.175,43 pontos, foi a chapa 2 “Hipismo Forte e Ativo”, composta por Fernando Sperb como presidente e Bárbara Laffranchi como vice.

A chapa 1, “Hipismo pelo Brasil”, composta por Cláudio Gastão da Rosa Filho como presidente e Josenilton Neves como vice, obteve 1.014,572 pontos na votação.

Eleição marcada por contestações na Justiça

Após quase dois anos da determinação da Justiça da anulação do pleito realizado em 29 de janeiro que destituiu a diretoria da época, a nova eleição finalmente foi marcada, com a formação de uma Comissão Eleitoral formada por nomes indicados pelos dois concorrentes ao cargo.

Eleição cercada de polêmicas

Desde o início, este processo eleitoral da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) foi marcado por confusões e polêmicas.

No dia da votação, as divergências entre as duas chapas que estavam na disputa estavam longe de acabar. Afinal, a assembleia para eleger o novo presidente da entidade, realizada no dia 29 de janeiro de 2021, terminou com os dois candidatos “eleitos”. Contudo, oficialmente, a CBH só reconhece um. 

Mas por quê duas votações? De acordo com o que foi divulgado, o grupo formado pelos apoiadores da candidata Bárbara Laffranchi saiu da sala onde estava sendo realizada a assembleia originalmente por não concordarem com o fato de algumas federações terem sido impedidas de votar.

Dessa forma, ocorreram duas votações simultâneas: uma, dentro da sala elegendo Francisco José Mari, mais conhecido como Kiko, como novo presidente; e a outra no corredor em frente da sala do hotel, elegendo, do mesmo modo, Bárbara para o cargo.

Apesar das duas votações, posteriormente a assembleia a CBH confirmou por meio de nota oficial apenas a eleição de Kiko Mari e João Loyo de Meira Lins como os novos presidente e vice-presidente.

Entenda a polêmica da eleição da CBH

Originalmente, a eleição da CBH era para ter ocorrido em novembro de 2020. No entanto, as divergências entre as duas chapas concorrentes ficaram evidentes quando uma conseguiu impugnar a outra para a continuidade do processo eleitoral. Houve acusação de apresentação de documentos errados, fora do prazo e até de ata com assinaturas falsificadas.

Mesmo assim, tanto Kiko quanto Bárbara voltaram a se candidatar e a data da eleição da CBH foi remarcada para o dia 29 de janeiro de 2021. Contudo, as confusões e polêmicas permaneceram. A Federação Paulista de Hipismo (FPH) – que desde o início anunciou apoio à candidatura de Bárbara – foi acusada de inadimplência junto à CBH e, portanto, não estaria apta a votar.

Como resultado, a entidade paulista recorreu à Justiça e representantes estiveram na data eleição para registrarem o seu voto. Ademais, outras entidades também foram barradas de votar, como a de Alagoas e do Rio de Janeiro, esta última porque a presidente, apesar de morar há 40 anos no Brasil, é nascida em Portugal e o estatuto da CBH só admite no cargo brasileiros natos. 

Diante da situação, o grupo de apoiadores da candidatura de Bárbara que foram impedidos de votar se retiraram do local da assembleia e, do corredor do hotel, fizeram a sua própria votação diante de um cartorário. Assim, elegeram Bárbara ao cargo de presidente da CBH com 2.052 pontos.

Enquanto isso, dentro da sala do hotel, foi realizada a votação com o grupo de apoiadores da chapa de Kiko Mari. Elegendo-o, portanto, com 1.620 pontos, menos do que a pontuação computada para a Bárbara. 

Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação

Veja mais notícias do Hipismo no portal Cavalus

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores