Pular para o conteúdo

Aumente sua produção de leite!

Como tornar sua propriedade leiteira mais eficiente

Rio Grande do Sul é um dos principais produtores de leite do Brasil, e agora os produtores do estado contam com uma ferramenta inovadora para melhorar a eficiência de suas propriedades. A Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras promete ajudar os gestores a tomar decisões mais assertivas e aumentar a produtividade e rentabilidade na pecuária leiteira.

Importância da avaliação de eficiência

Com 11 indicadores que servem de base para a avaliação da eficiência produtiva, essa ferramenta é uma verdadeira aliada para os produtores de leite gaúchos. Muitas vezes, os produtores não conhecem seus números ou não sabem como correlacioná-los, e é aí que essa avaliação se torna essencial para orientar a melhoria dos indicadores.

Novidades para os produtores de leite

Além da Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras, o setor de produção leiteira do Rio Grande do Sul também foi palco de outras novidades durante a primeira edição do Seminário Pecuária de Leite do Estado. Entre elas, o lançamento do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, que apresenta dados importantes sobre a atividade no estado.

———————————————————————————————-

Desenvolvimento

A Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras é uma ferramenta fundamental para auxiliar os produtores de leite do Rio Grande do Sul a melhorar a eficiência de suas propriedades, tanto em termos de produção quanto de qualidade do leite. Composta por 11 indicadores específicos, essa inteligência analisa e compara as informações de cada negócio com as referências do setor no Estado.

Conhecimento e Correlação de Dados

Um dos principais benefícios dessa avaliação é fornecer aos gestores um maior conhecimento sobre os números de suas propriedades. Muitas vezes, os produtores de leite não têm acesso às informações necessárias para tomar decisões estratégicas. Com essa ferramenta, é possível identificar quais indicadores estão abaixo da média estadual, permitindo uma ação mais direcionada para melhorar os resultados.

Relatório Socioeconômico e Prêmio Referência Leiteira

O seminário também destacou a importância do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, que evidenciou a redução no número de produtores, mas um aumento na qualidade e produtividade daqueles que permanecem na atividade. Além disso, o lançamento do 3° Prêmio Referência Leiteira incentiva a busca por casos de sucesso na bovinocultura leiteira, premiando a inovação, a sustentabilidade, o bem-estar animal, entre outros aspectos relevantes para o setor.

————————————————————————————————–

Conclusão: Ferramenta de Avaliação de Eficiência nas Propriedades Leiteiras

A introdução de uma ferramenta de Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras representa um passo importante para auxiliar os produtores de leite do Rio Grande do Sul a melhorar sua produtividade e rentabilidade. Com 11 indicadores específicos, essa inteligência fornecerá dados importantes e comparativos para que os gestores possam tomar decisões fundamentadas em busca de resultados cada vez melhores.

Além disso, a divulgação do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite e do 3° Prêmio Referência Leiteira mostram que o setor está em constante evolução, buscando aprimorar suas práticas e reconhecer os cases de sucesso. Essas iniciativas contribuem para a qualificação dos indicadores de desempenho na bovinocultura leiteira e incentivam a busca pela excelência em todas as áreas da atividade.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Como a Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras pode auxiliar os produtores de leite?

A Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras é uma ferramenta que analisa informações específicas de cada negócio e as compara com referências do setor no Estado, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões para ampliar a produtividade e rentabilidade na pecuária leiteira.

Quais são os indicadores utilizados na avaliação de eficiência produtiva?

A ferramenta é composta por 11 indicadores que servem de base para a avaliação de eficiência produtiva de cada empreendimento.

Como os produtores de leite podem ter acesso a essa ferramenta?

O sistema de avaliação será disponibilizado por meio dos escritórios regionais da Emater/RS-Ascar, onde os extensionistas orientarão os produtores no preenchimento dos dados e os acompanharão na obtenção dos resultados.

O que é o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite?

O Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite é elaborado a cada dois anos e apresentado nas principais exposições agropecuárias do Estado, trazendo informações relevantes sobre a atividade leiteira gaúcha.

Qual é o objetivo do Prêmio Referência Leiteira concedido pelo Sindilat/RS?

O Prêmio Referência Leiteira reconhece e divulga cases de sucesso em bovinocultura leiteira, premiando diferentes categorias como Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo




Produtores de leite do Rio Grande do Sul dispõem, agora, de uma ferramenta para tornar sua propriedade mais eficiente na produção e na qualidade do leite. Trata-se da Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras, uma inteligência que analisa informações específicas de cada negócio e as compara com referências do setor no Estado.


O objetivo é que os resultados sirvam para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, com foco em ampliar a produtividade e a rentabilidade na pecuária leiteira. A novidade foi anunciada pela Emater/RS – Ascar, ontem. na primeira edição do Seminário Pecuária de Leite do Rio Grande do Sul, realizado na 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo.


A ferramenta é composta por 11 indicadores que servem de base para a avaliação de eficiência produtiva de cada empreendimento. “Esta nota é baseada numa escala feita a partir de um levantamento estadual”, explica o extensionista da Emater, Diego Barden dos Santos. “De uma maneira geral, os produtores de leite não conhecem seus números. Se conhecem, não sabem fazer as correlações necessárias”, disse o engenheiro agrícola no Auditório Central do Parque de Exposições da Afubra, em Rio Pardo.


O sistema de avaliação será disponibilizado por meio dos escritórios regionais da Emater/RS-Ascar. Os extensionistas orientarão os produtores no preenchimento dos dados e os acompanharão na obtenção dos resultados. “O técnico da Emater vai orientar o produtor para encontrar o caminho a seguir naqueles indicadores que estão aquém da média estadual. Queremos ajudá-lo a melhorar seus indicadores”, garante Santos.


O seminário também serviu de palco para divulgação do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, elaborado a cada dois anos e apresentado na Expointer de 2023. Segundo a Emater/RS-Ascar, 33 mil produtores gaúchos seguem na atividade, quantidade 60,78% menor que a de 2015, de 84,19 bovinocultores de leite. Na mesma base comparativa, no entanto, o volume de leite anual do Rio Grande do Sul reduziu 8,9%. “Os números evidenciam que quem permanece na atividade empenha-se em trabalhar de forma a qualificar seus indicadores”, afirmou o assistente técnico de Bovinos de Leite da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries.


O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat/RS) aproveitou o evento para lançar o 3° Prêmio Referência Leiteira, que reconhece e divulga cases de sucesso em bovinocultura leiteira. A premiação contempla seis diferentes categorias: Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira.


As informações são do Correio do Povo, adaptadas pela equipe MilkPoint.


 


 


Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores