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A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição vegetal especial com soluções para diversas culturas agrícolas, divulgou seus resultados do 2T23. Assim como no 1T23, os resultados deste segundo trimestre foram impactados por um cenário desfavorável para a comercialização de insumos, mas a empresa acredita que os fundamentos do setor continuam positivos para o ano e que a demanda será retomada no segundo semestre, principalmente por tecnologias inovadoras e sustentáveis que possam contribuir para o aumento da produtividade em um cenário mais desafiador para o produtor.
O destaque positivo foi a margem bruta, que, apesar de ter caído no trimestre (de 25,8% no 2T22 para 16,3% no 2T23), no semestre manteve-se superior ao ano passado: de 30% para 31,3% – aumento de 1,3 pp Líquido receita passou de R$ 156,8 milhões no 2T22 para R$ 72,8 milhões no 2T23; e o lucro bruto, que no 2T22 foi de R$ 40,4 milhões, no mesmo período deste ano foi de R$ 11,9 milhões. “Nesse cenário adverso em relação à demanda, tivemos uma redução de receita bruta de 13,7% na linha de defensivos biológicos, que é a menor redução entre todas as linhas Vittia – o que reforça que esta linha é um dos nossos focos de investimentos e esforço”, afirma o CFO e Diretor de Relações com Investidores da Companhia, Alexandre Del Nero Frizzo.
O executivo destaca que a empresa percebeu que o movimento do produtor no período foi de adiamento das compras, devido aos desafios de comercialização decorrentes do cenário desfavorável nos preços das commodities produzidas na safra 2022/2023. “Apesar dos desafios observados no curto prazo, é importante destacar que a agricultura brasileira, e também o mercado de insumos agrícolas, observa um cenário favorável para a safra 2023/2024, pois mesmo com a redução da expectativa de rentabilidade em termos nominais , o produtor ainda tem perspectiva de bons ganhos”, acrescenta.
Nesse contexto, a Vittia afirma que 2023 não será um ano recorde, mas ainda espera um bom ano para os negócios. Com o objetivo de levar mais produtividade, sustentabilidade e redução de custos aos produtores rurais, a Vittia deu continuidade aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que totalizaram R$ 6,9 milhões no 2T23, contra R$ 5,8 milhões no 2T22. No mesmo período, o investimento em Capex foi de R$ 15,7 milhões, ante R$ 20,2 milhões.
Produtos orgânicos ganham relevância
Como as linhas da empresa apresentaram redução nas vendas em função dos fatores acima expostos, os produtos biológicos foram responsáveis pelo aumento de 1,3 pp na margem bruta do semestre, com significativo ganho de relevância dentro do lucro bruto total: no primeiro semestre de 2022 representaram 37,2% do lucro bruto; já no mesmo período de 2023, representavam 62%.
“Os produtos biológicos têm se mostrado resilientes e continuam crescendo”, diz Frizzo. Um dos motivos é a crescente adoção de práticas sustentáveis por parte do agricultor, que com a busca de reduzir custos e aumentar a produtividade das lavouras, continuou a aumentar o interesse e a experimentação com as tecnologias biológicas da Vittia.
“O histórico do mercado mostra que a venda de fertilizantes especiais cresce em média 13% ao ano e deve se manter nesse patamar em um cenário de estabilidade de preços, enquanto as projeções do mercado de defensivos biológicos giram em torno de 30% ao ano até 2030. São projeções positivas para a Vittia, que está bem inserida no mercado de defesa biológica, que é uma linha que deve ganhar cada vez mais participação nos negócios da empresa”, diz Frizzo.
P&D e maior capacidade de distribuição impulsionam o crescimento dos negócios
Em julho de 2023, a Vittia inaugurou um novo Centro de Distribuição, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Impulsionada principalmente pela força do agronegócio na região, a cidade registrou um aumento de moradores de quase 80%, o maior aumento populacional da Bahia, segundo o Censo de 2022.
Há quase 20 anos, Luís Eduardo Magalhães foi o local escolhido para a instalação do primeiro Centro de Distribuição da empresa. Agora, o novo espaço dobrou sua capacidade de armazenamento (600 toneladas), para atender 20 cidades da região. “O Nordeste é uma região onde a Vittia cresceu e quer continuar crescendo. Por isso, a empresa vem investindo em sua força de vendas, não só no Nordeste, mas em todo o Brasil”, destaca o CFO da Vittia.
O executivo acredita que no segundo semestre muitos pedidos de última hora vão aparecer e quem estiver preparado terá melhores resultados. “Esse é um aspecto crucial e entendemos que são poucos os players com a mesma capilaridade e capacidade de distribuição do Vittia”, completa, referindo-se aos outros quatro CDs da empresa, em Sorriso (Mato Grosso), Primavera do Leste ( MT), Jataí (GO) e Ijuí (RS).
A área de Pesquisa & Desenvolvimento é outro ponto forte da empresa, não só em termos de profissionais, mas também em termos de rotinas, equipamentos e controles – que deve continuar alavancando a expansão dos negócios da empresa, principalmente na linha de produtos biológicos. , com o lançamento de novos produtos e a adição de novos alvos biológicos à gama atual.
A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição vegetal especial com soluções para diversas culturas agrícolas, divulgou seus resultados do 2T23. No trimestre, os resultados foram impactados por um cenário desfavorável para a comercialização de insumos, porém, a empresa acredita que os fundamentos do setor continuam positivos para o ano, e que a demanda será retomada no segundo semestre.
Mesmo com a queda da margem bruta no segundo trimestre em relação ao ano anterior, a margem manteve-se superior no semestre. A receita líquida também sofreu redução no trimestre, assim como o lucro bruto, o qual apresentou uma queda considerável. No entanto, a Vittia destaca que a linha de defensivos biológicos teve a menor redução de todas as linhas, o que demonstra o foco e investimento da empresa nessa linha.
O movimento do produtor foi de adiamento das compras devido aos desafios de comercialização causados pelos preços das commodities. Apesar disso, é importante destacar que a agricultura brasileira e o mercado de insumos agrícolas apresentam um cenário favorável para a próxima safra, o que traz perspectivas de bons ganhos para os produtores.
Nesse contexto, a Vittia acredita que mesmo não sendo um ano recorde, 2023 ainda será um bom ano para os negócios. Com o objetivo de levar mais produtividade, sustentabilidade e redução de custos aos produtores rurais, a empresa reforçou seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Destaca-se também o aumento da relevância dos produtos biológicos dentro do lucro bruto da empresa. Com a busca do agricultor por práticas sustentáveis, esses produtos têm se mostrado resilientes e continuam crescendo. Além disso, as projeções do mercado indicam um crescimento médio de 30% ao ano até 2030 para o mercado de defensivos biológicos, o que é positivo para a Vittia.
Outro fator responsável pelo crescimento da Vittia é a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Luís Eduardo Magalhães (BA), impulsionado pela força do agronegócio na região. A empresa também destaca a importância da área de Pesquisa & Desenvolvimento, que continuará impulsionando a expansão dos negócios, principalmente na linha de produtos biológicos.
Em resumo, apesar do cenário adverso no curto prazo, a Vittia acredita que o segundo semestre trará melhores resultados. A empresa está preparada para atender aos pedidos de última hora e se destaca pela capilaridade e capacidade de distribuição, além dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Com produtos biológicos cada vez mais relevantes e a expectativa de crescimento do mercado, a Vittia tem perspectivas positivas para o futuro.
Perguntas com respostas:
1. Quais os resultados divulgados pela Vittia no 2T23?
– Os resultados foram impactados por um cenário desfavorável para a comercialização de insumos.
2. Qual é o destaque positivo nos resultados da Vittia?
– A margem bruta, que mesmo com queda no trimestre, manteve-se superior no semestre em relação ao ano anterior.
3. Por que houve redução na receita e no lucro bruto da empresa?
– Devido ao adiamento das compras por parte dos produtores, devido aos desafios de comercialização causados pelos preços das commodities.
4. Quais são as perspectivas para o setor agrícola e de insumos no segundo semestre?
– A empresa acredita que a demanda será retomada, principalmente por tecnologias inovadoras e sustentáveis que contribuam para o aumento da produtividade.
5. Quais são as estratégias da Vittia para levar mais produtividade aos produtores?
– A empresa investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco em produtos biológicos, que têm se mostrado resilientes e em crescimento.
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