Pular para o conteúdo

Plano Safra 23/24 está sendo discutido Segundo Ministro

Plano Safra, financiamento, agricultura, pecuária, crédito rural, produção agropecuária, investimentos, Ministério da Agricultura
Plano Safra, financiamento, agricultura, pecuária, crédito rural, produção agropecuária, investimentos, Ministério da Agricultura
Plano Safra 23/24 está sendo discutido Segundo Ministro 3

 

 Total de financiamento do Plano Safra 2023/24 está sendo discutido, diz ministro

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse, nesta quinta-feira, 27, que o total de recursos para o Plano Safra 2023/24 está sendo discutido pelo governo entre Ministério da Agricultura, Fazenda e Banco Central.

“A orientação do presidente Lula é que o plano de safra seja melhor que o do ano passado, com mais recursos e equalização de juros mais competitivos”, informou. “Há necessidade de aumentar os recursos porque o custo de produção aumentou significativamente nos últimos anos”acrescentou Fávaro, ao chegar ao Encontro de ex-ministros da Agricultura, evento promovido pelo ministério, em Brasília (DF), que reuniu 11 ex-titulares da pasta.

Segundo o ministro, a previsão do ministério é anunciar a atual política agrícola a partir de 1º de julho do primeiro semestre, a exemplo dos anos anteriores. Sobre os juros, o ministro disse que as taxas atuais são muito altas para os produtores e tiram a competitividade do setor.

“A redução dos juros é muito buscada nessa fase da negociação. O plano vintage tem a obrigação de buscar a equalização com taxas menores”ele disse.

Fávaro reafirmou que a agricultura de baixo carbono será a linha mestra do próximo Plano Safra 2023/24.

“Todo plano de safra será ABC+. Isso não significa impor uma obrigação adicional aos produtores quanto às boas práticas que adotam para acessar o crédito. Boas práticas serão recompensadas no Plano Safra”, afirmou. “A linha de corte serão práticas ambientais e sociais já estabelecidas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), plantio direto, área de preservação permanente”continuou, afirmando que a grande maioria dos produtores já adota essas iniciativas. “Só tira o acesso ao crédito quem, por exemplo, desmatou sem licença. Não vamos restringir produtores que agem dentro da legalidade”contínuo.

Segundo o ministro, produtores com boas práticas ambientais, como a aplicação de bioinsumos, tendem a ter melhores condições de financiamento no Plano Safra.

Na manhã desta quinta-feira, o ministro recebeu as propostas do Plano Safra da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O post Financiamento total do Plano Safra 2023/24 está em discussão, diz ministro apareceu primeiro no Portal DBO.

Portal DBO

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade