Eles contribuem para o agronegócio! Mulheres fortes, determinadas e sonhadoras, representadas no #TransformandoVidas, pelas vizinhas Rosecler e Rose Neide. Produtores de Aquidauana (MS) que juntos abriram sua própria agroindústria de derivados de leite. Nessa caminhada conheceram Natália, supervisora de campo da divisão Mato Grosso do Sul do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).
+ Servidor público investe na produção de conservas após treinamento do Senar-PR
Segundo informações da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi durante o curso de “Fabricação Artesanal de Derivados de Leite” do Senar-MS que o caminho de duas Rosas se cruzou. Vizinhos e produtores de leite, ali começaram uma amizade que evoluiu para uma parceria profissional. Com isso, abriram juntos uma agroindústria de laticínios, não por acaso, chamada R2.
Porém, após adquirir o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Rosecler e Rose Neide passou a produzir diversos tipos de queijo, doce de leite e requeijão artesanalmente.. Por serem empresários rurais, são eles que realizam todo o processo, desde a ordenha até a venda dos produtos.
qualidade do leite
Além disso, para que a produção de produtos industrializados funcione, o trabalho vindo do campo precisa ser assertivo. Ambos produtores de leite atendidos pela Assessoria Técnica e Gerencial em Gado de Leite, do Senar-MS, perceberam que era preciso se dedicar ao melhoramento genético dos animais.
“Percebemos que é preciso trabalhar no melhoramento genético”
Patrocinadores
“Quando começamos, extraíamos de 15 a 18 litros de leite com os animais que tínhamos. Com a assistência técnica, percebemos que é preciso trabalhar o melhoramento genético. Hoje, temos menos animais e mais produção de leite”, contam os vizinhos.
“Às vezes pensamos que já sabemos e não precisamos de um curso, mas depois percebemos que sempre temos algum conhecimento novo que vai agregar valor. E conseguimos isso com o Senar-MS”, acrescenta Rose Neide.
As Rosas contam com a equipe de campo de Natália, Supervisora de Campo do Senar-MS. “Estou supervisionando desde 2017, antes era técnico de campo. Toda evolução vem de um esforço. Comigo é assim e com as Rosas também”, diz Natália.
E é assim com outras mulheres também. Muito esforço para grandes conquistas. “Para as mulheres, principalmente as do campo, um feliz mês da mulher. Lembre-se, seja livre, seja o que você quiser ser”, finaliza Natália.