Pular para o conteúdo

05 conceitos importantes sobre a capacidade de troca catiônica (CTC)

3. CTC em pH 7 (potencial)

O CTC pode ser determinado de várias maneiras, como CTC em pH 7 (potencial), aqui referido como “CTC-p” ou como “T”.

O CTC-p é representado em pH 7 para refletir a quantidade de cátions adsorvidos em solos próximos à neutralidade.

O CTC-p é estimado pela soma dos cátions Ca2+Mg2+K+Al3+ e H+.

Em uma análise de solo, esses níveis geralmente são calculados em cmol.ç dm-3.

Desta forma, o CTC-p é um valor estimado, obtido através dos valores de cada um dos principais nutrientes carregados positivamente, individualmente.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo de como calcular o CTC-p. Considere a tabela abaixo como resultado de duas amostras de solo.

Para estimar a CEC das amostras A e B, foi necessário simplesmente somar os nutrientes K + Ca + Mg + (H + Al), presentes na tabela.

É evidente na tabela acima que a amostra A tem um CTC mais alto do que a amostra B.

Além disso, também é evidente que a amostra B apresenta um alto teor de H+ + Al3+. Exigindo uma correção através da calagem para a neutralização desses elementos, que nestes níveis se configuram como tóxicos.

A Sociedade Brasileira de Ciência do SoloAtravés dos Manual de adubação e calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, considere os seguintes valores abaixo para CTC em pH 7.

Interpretação de Graus de Argila - MOS e CTC

Estudos provaram que, em solos mantidos em sistema de plantio direto por cerca de 21 anos, os níveis de CTC em pH 7 são altoscom valores médios de 20,7 cmol sendo registradosç dm-3 em um Latossolo na região de Guarapuava-PR.

4. CTC efetivo

O CTC efetivo, aqui referido como “CTC-ef” é semelhante ao CTC-p.

O CTC-ef também é obtido pela soma dos cátions.

De acordo com Embrapaleva em consideração apenas aqueles que realmente podem ser substituídos no pH natural do solo.

Para medir CTC-ef, os seguintes cátions são adicionados: Ca2+Mg2+K+ e Al3+ não incluindo o íon hidrogênio (H+), que hipoteticamente compartilha elétrons com outros elementos do solo e, portanto, não pode ser facilmente substituído.

Em outras palavras, podemos dizer que a única distinção entre CTC-p e CTC-ef é o número de íons H+que podem ser neutralizados por elementos minerais presentes em uma calagem, por exemplo.

Portanto, CTC-ef é representado como a capacidade do solo de reter cátions em pH natural.

Isso significa que se o laudo de uma análise de solo informar um pH na água de 4,8, esse valor representa o pH natural do solo.

Para o cálculo do CTC, seja efetivo ou potencial, recomenda-se utilizar as quantidades de cátions expressas em uma única medida. O mais comum é encontrar valores expressos em cmolç dm-3 ou mmolç dm-3.

Para esclarecer um pouco mais, vamos ao exemplo.

Exemplo de CTC 01 em vigor

Suponha que a amostra A represente um solo argiloso, enquanto a amostra B, um solo arenoso. Portanto, veja abaixo um resultado hipotético de uma análise de solo:

CTC efetivo

Com base nos resultados da análise, podemos ver que o CTC-ef da amostra A é maior que o CTC-ef da amostra B.

Este resultado deve-se à textura arenosa da amostra B não permitir uma boa retenção de cátions. O que pode gerar problemas associados a perdas de cátions por lixiviação.

Na área da amostra de solo B, recomenda-se realizar um manejo cuidadoso da adubação. Já que quase 70% dos postos de câmbio são ocupados por Al3+ (1,8 cmmolç dm-3), o que pode causar diversos prejuízos ao desenvolvimento das culturas.

Exemplo de CTC 02 Efetivo: Resultados dos técnicos

No estudo apresentado anteriormente para um latossolo em Guarapuava, verificou-se que a CEC em pH 7 (potencial) foi de 20,7 cmolç dm-3. No entanto, quando foi quantificado o CTC (efetivo) desta mesma área, verificou-se que o valor era de 15,2 cmolç dm-3.

Ou seja, houve uma redução no valor total de CTC, isso se deve à remoção de íons H+ do cálculo.

5. CTC em pH 7 (determinado)

Outra forma de estabelecer a CTC é por meio de metodologias de troca catiônica total. Que levam em conta não apenas a soma das cargas positivas.

Assim, o foco da CEC determinada (CTC-d) é medir a CEC verdadeira de solos agricultáveis.

CTC-p apenas nos dá uma estimativa do potencial dos cátions. No entanto, apenas o CTC-d fornece definitivamente o tamanho dessas cargas úteis.

Se você ainda não entendeu muito bem, vamos aos exemplos.

Exemplo: Cálculo do CTC após a calagem

O Sr. Zé Pereira fez a correção de sua lavoura com calagem, sem nenhuma recomendação agronômica. Resolveu então fazer uma análise do solo para saber qual é o seu CTC.

Neste caso, especificamente, há cátions deixados no solo e deve-se ter cuidado na interpretação dos resultados.

Imediatamente após a calagem, os cátions estão na solução e, portanto, não são adsorvidos. Mesmo assim, esses cátions serão levados em consideração no cálculo do CTC.

No entanto, eles não são ativos no complexo adsortivo. O que, de certa forma, fornece uma superestimativa do valor do CTC.

Consideramos que, após a determinação do CTC em pH 7 (potencial) o resultado foi de 7,95 cmolç dm-3.

No entanto, quando o CTC (determinado) foi determinado, o resultado foi de 5,45 cmolç dm-3.

Percebe-se que há uma clara diferença entre as duas metodologias. O CTC-d é mais preciso, pois leva em consideração os cátions presentes no complexo adsortivo do solo.

Atualmente, algumas metodologias podem ser aplicadas por laboratórios de análise de solo para estimar a CEC.

Como por exemplo:

Pesquisas comprovam que existe uma correlação entre esses métodoscom alguns pequenos detalhes no meio.

Notou-se que foram encontradas excelentes correlações entre a metodologia de percolação de acetato de cálcio e os demais métodos. No entanto, os métodos de acetato de amônio e acetato de cálcio, submetidos à agitação, apresentaram valores inferiores.

Enquanto os maiores valores foram obtidos com o método do acetato de cálcio, aplicando a equação hiperbólica.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores