Pular para o conteúdo

“Vale do Ribeira: Seminário sobre Bubalinocultura” • Portal DBO

Seminário Bubalinocultura no Vale do Ribeira

Importância e Objetivos

O Seminário Bubalinocultura no Vale do Ribeira será um evento gratuito realizado no dia 30 de novembro, das 8 às 17 horas, com o propósito de apresentar as ações institucionais na região, destacando a relevância socioeconômica da bubalinocultura e as tecnologias existentes e em desenvolvimento na atividade.

Ações Institucionais

O Núcleo Regional de Pesquisa de Registro, uma das poucas instituições de pesquisa voltadas para a espécie bubalina no país, será o palco deste importante seminário que trará diversas palestras com especialistas no assunto.

Palestras e Temas

O ciclo de apresentações abordará temas como “Leite de búfala: leite com Q de Qualidade” e “Genes envolvidos na qualidade do leite (beta e kappa caseína)”, entre outros assuntos relevantes.

Programação Completa

O evento culminará com o tema “Nutrição, controle produtivo, sanitário e reprodutivo de búfalas leiteiras”. Além disso, haverá espaço para visita ao Centro de Manejo do NRP de Registro e um almoço de confraternização.

Impacto e Inscrições

O Vale do Ribeira é reconhecido como um dos principais referenciais da bubalinocultura no país, abrigando 42% dos búfalos existentes no Estado de São Paulo, distribuídos em aproximadamente 600 propriedades. Para se inscrever no evento, clique AQUI.

Fonte: Ascom IZ / Governo de SP
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Organizado por Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o “Seminário Bubalinocultura no Vale do Ribeira” tem como principais objetivos apresentar as ações institucionais na região, a importância socioeconômica da bubalinocultura e as tecnologias existentes e em desenvolvimento a serem empregadas na atividade.

O evento gratuito, que acontece dia 30 de novembro, das 8 às 17 horas, é destinado a produtores, pesquisadores, estudantes, profissionais do setor agropecuário, atores públicos e privados que terão oportunidade de trocar conhecimentos, estabelecer contatos pessoais, parcerias comerciais e realização de negócios.

O Núcleo Regional de Pesquisa de Registro (Rod. Régis Bittencourt, km 435 – Ribeirão Vermelho)
é uma das poucas instituições de pesquisa do país voltadas exclusivamente para a espécie bubalina.

Enilson Geraldo Ribeiro, pesquisador científico e diretor técnico do IZ, iniciará o ciclo de apresentações com o tema: “Ações do Instituto de Zootecnia no Vale do Ribeira”.

O pesquisador Luiz Carlos Roma Jr, integrante da área estratégica Produção Sustentável de Leite, ministrará a palestra “Leite de búfala: leite com Q de Qualidade”, enquanto a temática “Genes envolvidos na qualidade do leite (beta e kappa caseína)” será abordada por Aníbal Eugênio Vercesi Filho, pesquisador científico e diretor do CPD Genética e Biotecnologia.

OUÇA | IZ quer São Paulo na dianteira da produção de carne de qualidade

Já o “Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do IZ” ficará por conta da pesquisadora do CAPD Bovinos de Corte do IZ, Lenira El Faro Zadra.

A secretária do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro, Daniella Cristina Batista, falará sobre “Compostagem de Resíduos Orgânicos”, e “Programa SENAR para a bubalinocultura” será proferido por Teodoro M. Neto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Antônio Peniche Filho, do Laticínio Levitare, traz à tona o “Papel social, econômico e de apoio à pesquisa”.

O ciclo de palestras será finalizado com o tópico “Nutrição, controle produtivo, sanitário e reprodutivo de búfalas leiteiras”, proferido por Carvalho, organizador do evento.

Na sequência, haverá um espaço empresa e a Visita ao Centro de Manejo do NRP de Registro, além do tradicional almoço de confraternização.

De acordo com Carvalho, o Vale do Ribeira destaca-se como um dos principais referenciais sobre bubalinocultura no país, região com 42% dos búfalos existentes no Estado de São Paulo, distribuídos em aproximadamente 600 propriedades. “Nosso objetivo é demonstrar as tecnologias empregadas neste Núcleo para a produção de leite de búfalas a pasto. Esperamos que o bubalinocultor possa se espelhar no local, e assim, aumentar a produtividade de seu rebanho e de suas condições socioeconômicas”, afirma.

Carvalho ainda lembra que o pequeno produtor, quando bem remunerado, consegue empregar toda a família na atividade e gerar empregos para a população. “A ideia é que ele, seus familiares e colaboradores passam ser incluídos na sociedade e viver de maneira digna”, ressalta.

Para se inscrever, clique AQUI

Fonte: Ascom IZ / Governo de SP

Perguntas frequentes sobre o Seminário Bubalinocultura no Vale do Ribeira

O que é o “Seminário Bubalinocultura no Vale do Ribeira”?

O seminário é um evento organizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e tem como objetivo apresentar as ações institucionais na região, a importância socioeconômica da bubalinocultura e as tecnologias existentes e em desenvolvimento a serem empregadas na atividade.

Quando e onde o evento acontecerá?

O seminário acontecerá no dia 30 de novembro, das 8 às 17 horas, no Núcleo Regional de Pesquisa de Registro, localizado na Rodovia Régis Bittencourt, km 435, Ribeirão Vermelho.

Quem pode participar do seminário?

O evento é destinado a produtores, pesquisadores, estudantes, profissionais do setor agropecuário, atores públicos e privados que tenham interesse na bubalinocultura e atividades relacionadas.

Quais são as palestras e temas que serão abordados no seminário?

O evento contará com diversas palestras, abordando temas como as ações do Instituto de Zootecnia no Vale do Ribeira, qualidade do leite de búfala, compostagem de resíduos orgânicos, entre outros assuntos relevantes para a bubalinocultura.

Como posso me inscrever para participar do seminário?

Para se inscrever, basta acessar o link clicando aqui.

O seminário oferece alguma oportunidade de networking ou visitas técnicas?

Será possível estabelecer contatos pessoais, parcerias comerciais e realizar negócios durante o evento, além da visita ao Centro de Manejo do NRP de Registro e um almoço de confraternização.

O que torna o Vale do Ribeira um local relevante para a bubalinocultura?

O Vale do Ribeira destaca-se como um dos principais referenciais sobre a bubalinocultura no país, com 42% dos búfalos existentes no Estado de São Paulo distribuídos em aproximadamente 600 propriedades.

Fonte: Ascom IZ / Governo de SP

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores