Noticias do Jornal do campo
Boa leitura!
Melhorar o posicionamento da carne bovina mato-grossense por meio de um corte inovador para representar o pecuária sustentável no estado. Esse era o objetivo do concurso Bife MTPromovido por Instituto da Carne de Mato Grosso (Imac)que revelou o vencedor na noite desta segunda-feira (7), em Cuiabá (MT).
O presidente da ImacCaio Penido, comentou na ocasião que é importante mostrar ao mercado mundial as vantagens competitivas da carne produzida em Mato Grosso com as de outras partes do mundo.
“Se compararmos quem fornece carne em grande escala no mundo para Austrália, Estados Unidos, Uruguai e Argentina. Quem tem biodiversidade? Muito pouco. Quem tem clima tropical e carne com baixo teor de carbono? Nenhum. Essa é a parte que nós do Imac trabalhamos, a sustentabilidade. E nós temos um programa chamado Passaporte Verde por conta da sustentabilidade e temos um plano para isso que é o Código Florestal”, afirmou.
A iniciativa contou com o apoio do Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT) e com as parcerias de Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Armazenamento a frio – MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNTM).
A ideia do concurso é que o corte escolhido seja o mais inovador, versátil, original e economicamente viável. Portanto, esta é a contribuição para o aumentar a promoção da importância da pecuária mato-grossense e também, a relação dos consumidores brasileiros e de outros países.
O vencedor do concurso, Paulo Cruz, disse que o resultado será um divisor de águas em sua vida e explicou o corte feito. “Meu corte é frontal. Procurei preservar esse corte porque as pessoas costumam dizer que essa parte é difícil de grelhar. E foi isso que pensei. Agora minha expectativa é grande e pretendo representar Mato Grosso nacional e internacionalmente”, destaca.
Ações com o governo do estado
Mato Grosso é o estado que mais produz carne bovina no país. O governador Mauro Mendes esteve na final do certame e comentou que o Bife MT vai promover, maneira inovadora, a carne do Mato Grosso. Principalmente, por levar o nome do estado.
“É uma iniciativa genial do Imac porque é uma forma inovadora e criativa. Tenho absoluta convicção de que nos próximos anos, a partir dessa iniciativa, que com outros desdobramentos com a liderança do Imac, vamos mostrar ao Brasil e ao mundo a qualidade da nossa carne”, comentou.
Ele comentou ainda que o próximo passo é garantir que os restaurantes, no Mato Grosso e em outros lugares, possam oferecer esse produto no cardápio. “A partir disso, tenho certeza que vamos conquistar outros mercados nacional e internacionalmente”, finaliza.
Clique aquiparticipe da nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo**
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!