O trigo continua sendo desenvolvido no Rio Grande do Sul. Com área a ser cultivada na Safra de Inverno 2023 estimada em 1.505.704 hectares, a safra de trigo está em fase de implantação e já atingiu 88% da área projetada.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Segundo dados divulgados pela Emater/RS-Ascar no Informativo Conjuntural desta quinta-feira (13/07), as lavouras continuam apresentando excelente germinação, emergência uniforme e rápido estabelecimento inicial. Porém, devido à ocorrência de temperaturas acima do usual para o período, as plantas de trigo continuam crescendo em ritmo acelerado, caracterizado por folhas e caules mais finos, o que tem ocasionado casos pontuais de queda de plantas em locais onde houve sobreposição na semeadura.
Com relação à fitossanidade, é possível observar, devido às temperaturas mais elevadas, nebulosidade, alta umidade relativa do ar e longos períodos de orvalho nas folhas, o início da incidência de doenças foliares em lavouras que se encontram na fase de perfilhamento, principalmente em áreas onde havia repetição do cultivo do trigo.
