Pular para o conteúdo

Tratores e máquinas agrícolas produzidos a partir de 2016 terão prioridade na Renagro

Foto: Divulgação

O documento é gratuito para o produtor, sem taxa de licenciamento anual e sem a necessidade de matrícula. Garante maior segurança na venda e compra de tratores usados.

Para evitar dificuldades com o acúmulo de pedidos do Cadastro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou o Portaria 469, de 28 de setembro de 2022, que estabelece prioridades para obtenção do registro. A partir da publicação da portaria, tratores e máquinas agrícolas produzidos a partir de 2016 terão prioridade no registro na Renagro.

“Esperamos um aumento significativo nos registros do IdAgro [aplicativo usado para o registro]. Mas isso depende da mobilização e interesse dos produtores rurais. Então, estamos fazendo o trabalho de divulgar as obrigações e vantagens do registro da máquina agrícola”, explicou a diretora do Departamento de Apoio à Inovação Agropecuária, Sibelle de Andrade.

O Renagro é um documento oficial para tratores e máquinas agrícolas que permite o trânsito em vias públicas. O documento é gratuito para o produtor, sem taxa de licenciamento anual e sem a necessidade de matrícula. Além disso, o documento garante maior segurança na compra e venda de tratores usados, permitindo que sejam usados ​​como garantia em financiamentos. A inscrição é válida em todo o território nacional.

De acordo com a portaria, a ordem de prioridade será definida a partir do ano de fabricação dos tratores ou máquinas agrícolas, dando maior prioridade aos veículos mais novos e, dentre estes, aqueles que primeiro solicitarem o registro.

Caso os proprietários de tratores ou máquinas agrícolas com prioridade de registro ainda não tenham obtido o documento, devem portar o protocolo de solicitação de registro junto à Plataforma Nacional de Cadastro e Gerenciamento de Tratores e Equipamentos Agrícolas – IdAgro para trafegar nas vias públicas brasileiras.

O software desenvolvido para atender a legislação, a plataforma IdAgro (Android, sistema iOS), permite ao proprietário obter o cadastro gratuitamente. O cadastro do imóvel (principalmente tratores) traz fotos, documentos, histórico dos proprietários, possibilidade de realizar a transferência, entre outras funcionalidades.

Atualmente, já existem 85.000 máquinas cadastradas no IdAgro, sendo 80% tratores e 20% colheitadeiras. O universo de tratores e colheitadeiras é de aproximadamente 1,6 milhão de unidades.

trator Ferrari
Foto: Publicidade/Fendt

O Renagro é obrigatório?

É opcional o registro na Renagro se as máquinas não forem utilizadas em vias públicas. Há, portanto, a obrigação de retirar o registro se o trator for fabricado após 2016 e for transitar em vias públicas.

É preciso lembrar que, em qualquer caso, com a Renagro ou não, para transitar em vias públicas é necessário que a máquina possua os itens de segurança estabelecidos pela Lei 9.503/97 e pelas resoluções do CONTRAN.

Para agilizar esse processo, está sendo assinado um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Agricultura e o Instituto CNA. O Instituto, como entidade afiliada, liderará a implantação, gestão, controle de acesso, manutenção e modernização dos sistemas de dados da base de dados Renagro; bem como o desenvolvimento de novos produtos e serviços exigidos tanto pela evolução dos sistemas como pela identificação de novas funcionalidades que compõem uma Plataforma Nacional de Cadastros Agropecuários.

Como registrar a máquina?

Para se cadastrar, basta baixar o aplicativo IdAgro em seu smartphone, cadastrar e cadastrar as máquinas de seu interesse. Após esta etapa, salve o protocolo de solicitação de registro até que o registro final seja obtido na concessionária da marca de sua máquina. Em seguida, cadastre-se no IdAgro (nome, CPF, endereço, e-mail e telefone) e preencha os campos de dados da máquina.

Depois, com a fatura, procure uma agência autorizada da marca. Somente os órgãos autorizados podem realizar o registro final e disponibilizar o documento para impressão. A agência autorizada revisará os documentos originais do proprietário, a fatura e o chassi ou número de série do ativo.

Ao comprar um trator novo, a própria concessionária cadastra a máquina e a vincula automaticamente ao comprador.

Outra característica muito importante é que, com o registro via IdAgro, a comunicação de qualquer sinistro é integrada ao Sistema Cortex do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dessa forma, a denúncia de roubo e furto é encaminhada diretamente aos sistemas policiais. Também é possível consultar a situação jurídica do registro da máquina agrícola, além da possibilidade de encaminhar uma mensagem ao proprietário da máquina, protegendo o anonimato.

Fonte: gov.br

🚀 Quer ficar dentro agronegócio brasileiro e receba as principais novidades do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso, basta juntar-se ao nosso grupo de WhatsApp (clique aqui) ou Telegrama (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela lei brasileira de direitos autorais, sendo permitida a reprodução desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail [email protected]



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores