#souagro | Terror das lavouras de soja, a ferrugem asiática tira o sono do produtor rural e é uma doença que pode comprometer inclusive toda produção rural.
Claudia Godoy, coordenadora da Embrapa Soja de Londrina, explicou para nossa equipe durante Encontro de Verão na Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão, que a doença é que mais destrói a produção de soja. E para evitá-la, a estratégia é fazer o plantio o mais cedo possível.
“Com o plantio feito mais cedo, se a ferrugem aparecer, ela não comprometerá tanto assim. Ainda haverá perda na produtividade, mas o escape é a melhor estratégia, por que diminui os danos”, comentou.

Quando o produtor planta um pouco mais tarde, aí é que a lavoura corre riscos. Em alguns casos, toda lavoura é perdida. “Se o plantio for tardio e a ferrugem aparecer no desenvolvimento, o produtor pode até não fazer a colheita”.
Outras doenças, como o oídio, também preocupam. Ele parece uma farinha jogada por cima da folha, que deixa com manchas esbranquiçadas, uma doença que gosta de temperaturas mais baixas. “Não é tão severo quanto à ferrugem, mas predomina em casos de temperaturas mais baixas e precisa fazer manejo dos produtos corretos quando ele começa aparecer na lavoura”.
Sobre o evento
A Coamo retomou o tradicional Encontro de Verão na Fazenda Experimental. Depois de dois anos sem realizar o evento por conta da pandemia, a volta era muito esperada pelo produtor rural. E é claro que o Sou Agro esteve presente, com Sirlei Benetti, jornalista que é a defensora número 1 do agronegócio.

Esta é a 35ª edição do encontro que começou no último dia 30 e vai até o dia 3 de fevereiro com apresentações em dez estações de pesquisa com foco em difundir tecnologias para cada produtor que passa por lá. Mais de quatro mil pessoas devem passar pelo evento em Campo Mourão. São cooperados de todo o estado do Paraná, também do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina. Muito produtor que veio de longe para poder aproveitar essa busca pelo conhecimento.
Confira a reportagem completa de Sirlei Benetti AQUI.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

