Pular para o conteúdo
Patrocinadores

SENAR-PR leva cursos até para cidades sem sindicato rural

SENAR PR leva cursos ate para cidades sem sindicato rural

Os sindicatos rurais são a principal porta de entrada dos cursos do SENAR-PR em centenas de municípios paranaenses. As entidades mobilizam grupos e facilitam a realização de capacitações, de acordo com a demanda e vocação das localidades. O SENAR-PR, porém, vai além: o catálogo de cursos está disponível até mesmo para os municípios classificados como desorganizados – que não têm ou não estão no raio de ação de um sindicato rural. Assim, produtores e trabalhadores rurais de qualquer parte do Paraná podem ter acesso à capacitação.

Para isso, basta que o município faça um pedido formal, por meio de ofício. De acordo com a diretora técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm, se o curso solicitado já estiver no catálogo da entidade, a solicitação vai direto ao supervisor da região para que a demanda seja atendida. Mas o SENAR-PR também aceita solicitações mesmo quando o treinamento não está na carteira. Nesses casos, a entidade contrata especialistas para desenvolver treinamentos sob demanda.

“Nosso objetivo é sempre atender o produtor rural, seja por meio do sindicato rural, órgãos parceiros ou prefeituras. Quando o município solicita cursos, podemos avaliar essas solicitações e até mesmo renovar nosso catálogo, caso essas demandas comecem a se repetir”, aponta Débora. “Por ser do interesse do município, o pedido deve partir do prefeito ou de um secretário municipal”, destaca o diretor técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Adrianópolis

Patrocinadores

Um dos casos mais recentes ocorreu em novembro do ano passado, quando, a pedido da prefeitura de Adrianópolis, o SENAR-PR levou um curso e uma palestra sobre produção de cachaça e derivados da cana para o município da Região Metropolitana de Curitiba ( RMC). Na ocasião, a entidade firmou convênio de parceria com o município, que não possui sindicato rural e não serve como extensão de base. O contrato formaliza a relação entre o SENAR-PR e a prefeitura, para que mais cursos sejam oferecidos aos produtores locais.

municipior inorganizados adrianopolis
Grupo do curso de produção de cachaça e derivados da cana-de-açúcar realizado em Adrianópolis

O contrato estabelece as responsabilidades de cada parte. A prefeitura, por exemplo, é responsável por viabilizar o local onde serão realizados os cursos e arcar com as despesas de alimentação e transporte – se for o caso – dos alunos. O SENAR-PR, por sua vez, garante a execução técnica do treinamento, fornecendo instrutores e material didático. Tudo isso facilita o planejamento e a organização do município e da entidade para a realização dos cursos.

“Já atendíamos Adrianópolis, mas pontualmente. Quando queriam um curso, mandavam uma carta pedindo e o SENAR-PR atendia. Essa parceria firmada fortalece e formaliza o relacionamento, facilitando o processo’”, afirma o supervisor Regional Curitiba do SENAR-PR, Alexandre Marra.

O agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) que atua em Adrianópolis, Celso Lima, destaca que o SENAR-PR atua no município há dez anos, proporcionando o desenvolvimento do setor agropecuário e a promoção social da localidade por meio dos cursos. Na área profissional, Lima cita cursos de ovinocultura, pastagens e cultivos florestais. No setor social, vínculos envolvendo artesanato.

Patrocinadores
PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“O SENAR-PR tem um papel importante, capacitando agricultores e pecuaristas em nosso município. Temos desde fazendas de pinus até agricultura orgânica, que contam com produtores e trabalhadores assistidos. Os cursos também nos ajudam a desenvolver cadeias, como a criação de ovelhas”, diz Lima.

Agora, os produtores de Adrianópolis estão de olho na produção de cachaça. O município produz cerca de 90% da cana que abastece a RMC e espera agregar valor, com produtos que garantam mais renda. Além da palestra e do curso ministrados no final do ano passado, já há uma nova formação prevista para 2023. Outra atividade a ser explorada a partir dos cursos do SENAR-PR é o turismo rural.

“O município tem vocação para a produção de cachaça. Queremos aproveitar e melhorar o que já temos de melhor. Os cursos têm ajudado muito, permitindo novas ideias aos nossos produtores, no sentido de enxergar coisas que podem funcionar melhor”, diz Lima.

Outros municípios

Patrocinadores

Adrianópolis é o primeiro município desorganizado a firmar parceria com o SENAR-PR, mas não é o único atendido pela entidade. Ao longo de seus quase 30 anos de atuação, a entidade vem prestando serviços pontualmente, conforme a demanda, a municípios que não possuem sindicatos rurais ou extensão de base. Na RMC, por exemplo, o SENAR-PR também recentemente levou treinamento para Fazenda Rio Grande e Mandirituba; no litoral, Guaratuba foi atendida com cursos de drones e aplicação de defensivos; no Norte Pioneiro, produtores de Jaboti passaram por treinamento na área de produção de alimentos artesanais.

“Esses são apenas alguns exemplos. Também já atendemos muitos municípios desorganizados com cursos de ponta, contratando especialistas para desenvolver habilidades e atender a demanda. O importante é que os produtores sejam atendidos”, aponta Débora.

(Com FAEP)

(Emanuely/Sou Agro)

Patrocinadores



Sou Agro

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores