Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Segredos do Lúpulo: Variedades e Solo

Introdução

O Mundo da Cerveja no Brasil

Por Gabriel Fortuna

Olá pessoal do canal agricultura a a z! Você já se perguntou qual o tipo de solo e quais as variedades plantar de lúpulo, e como fazer o tutoramento nesta cultura? Pois hoje você está no lugar certo para descobrir todas as respostas. Mas antes de seguirmos, queria pedir para você se inscrever no nosso canal e não se esqueça de deixar o seu Like, pois isso nos ajuda bastante. Agora, vamos para o vídeo!

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo também, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China? E com isso, o Brasil é o maior importador de lúpulo da América do Sul e o oitavo maior importador de lúpulo do mundo. O lúpulo é um dos principais ingredientes para fabricação da cerveja. Até 2018, todo o lúpulo era importado e não existia a produção nacional. Mas em 2018, essa realidade começou a mudar com os primeiros campos comerciais de produção de lúpulo no Brasil.

Eu sou Gabriel Fortuna, engenheiro agrônomo, consultor e pesquisador na Brazuca Lúpus. Hoje vou falar para vocês sobre essa nova realidade que vem sendo introduzida no Brasil, que é a cultura do Lúpulo. Cada variedade de lúpulo traz aromas, sabores e um percentual de amargor diferente para a cerveja. No Brasil, já temos 48 variedades legalizadas pelo MAPA, e existem em torno de 17 viveiros credenciados que podem comercializar a muda de lúpulo em diferentes estados.

Em relação aos tipos de solo ideais para o cultivo do lúpulo, são os solos arenosos, pois o lúpulo tem um sistema radicular extenso que pode chegar até 4m de profundidade. Além disso, o lúpulo exige solos mais alcalinos, com um pH ideal variando de 6 a 6.7. A planta é bastante exigente em nutrientes e água, principalmente durante a fase de florescimento, chegando a beber até 20 litros de água por dia.

Patrocinadores

No próximo capítulo, vamos falar sobre o manejo e tutoramento do lúpulo, para que você possa compreender toda a complexidade dessa cultura em nossas condições tropicais. Fique ligado!


1. Qual a importância da cultura do lúpulo para a produção de cerveja no Brasil?
R: A cultura do lúpulo é essencial na produção de cerveja, pois é um dos principais ingredientes para fornecer aromas, sabores e amargor à bebida.

2. Quais são as variedades de lúpulo legalizadas no Brasil e como elas influenciam a produção de cerveja?
R: Atualmente, existem 48 variedades de lúpulo legalizadas no Brasil, e cada uma delas traz diferenças no aroma, sabor e amargor, influenciando diretamente na diversidade e qualidade das cervejas produzidas.

3. Por que o tipo de solo é importante para o cultivo de lúpulo e qual é o ideal para essa cultura?
R: O tipo de solo ideal para o cultivo de lúpulo é o solo arenoso, devido ao sistema radicular extenso e profundo da planta. Além disso, o pH alcalino é fundamental para o seu crescimento.

4. Quais são as demandas nutricionais e hídricas do lúpulo durante o seu ciclo de crescimento?
R: O lúpulo é uma planta de alta demanda nutricional e hídrica, especialmente durante a fase de florescimento, podendo chegar a 20 litros de água por dia. Ele requer nitrogênio, potássio, fósforo, boro, zinco, manganês e cálcio, entre outros nutrientes.

Patrocinadores

5. Qual é o sistema de tutoramento mais utilizado para o cultivo de lúpulo e por que é importante para o seu desenvolvimento?
R: O sistema de treliça em V é o mais utilizado no mundo para o cultivo de lúpulo, pois permite a condução e suporte da planta durante o seu crescimento exuberante. É importante para garantir uma estrutura reforçada para sustentar o peso dos cones e garantir a produção adequada da planta.

Introdução à Cultura do Lúpulo

O Brasil é o terceiro maior produtor e consumidor de cerveja no mundo, o que torna a produção de lúpulo uma atividade de extrema importância para o país. Gabriel Fortuna, especialista em cultivo de lúpulo, fala sobre a introdução desta cultura no Brasil e as variedades já existentes no país.

Variedades de Lúpulo no Brasil

Com mais de 400 variedades de lúpulo em todo o mundo, o Brasil já possui 48 variedades legalizadas pelo MAPA, com viveiros credenciados para a comercialização das mudas. As variedades mais cultivadas no país incluem Cascade, Comet, Shinuki, Columbus, Saas e Nugget.

Pesquisas e Eventos Científicos

Com 43 pesquisas realizadas em 8 estados brasileiros, o lúpulo tem sido objeto de estudo em universidades e eventos científicos específicos. O estado de São Paulo concentra a maior parte das pesquisas, seguido por Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Patrocinadores
Condições de Cultivo e Manejo

O lúpulo é uma cultura de clima temperado, o que requer adaptações para as condições tropicais do Brasil. A planta exige solos arenosos e alcalinos, com um pH adequado entre 6 e 6.7. Além disso, seu sistema radicular extenso demanda uma quantidade significativa de nutrientes e água para o seu desenvolvimento.

Tutoramento e Condução da Planta

O tutoramento da planta de lúpulo é essencial para o seu correto crescimento. Com a utilização de treliças e sistemas de condução específicos, a planta pode atingir alturas consideráveis, exigindo estruturas reforçadas para suportar o peso dos cones. Além disso, o processo de tutoramento é fundamental para garantir o desenvolvimento adequado dos cachos florais.

No Brasil, o cultivo de lúpulo representa uma oportunidade promissora para o mercado cervejeiro, com potencial para impulsionar a produção nacional deste importante ingrediente para a fabricação de cerveja.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
FAQ sobre o cultivo de lúpulo

Patrocinadores

Quais são os tipos de solo ideais para o cultivo de lúpulo?

Qual a importância do pH do solo para o cultivo de lúpulo?

Quais são as demandas nutricionais do lúpulo durante seu ciclo de crescimento?

Quais são as variedades de lúpulo mais cultivadas no Brasil?

Quantas variedades de lúpulo já foram legalizadas pelo MAPA?

Em quais estados brasileiros estão concentradas as pesquisas sobre o cultivo de lúpulo?

Como é feito o tutoramento do lúpulo durante o seu crescimento?

Qual a importância do sistema de treliças para o cultivo comercial de lúpulo?

Quando e como deve ser feita a poda de domínio do lúpulo?

Após a conclusão deste artigo, siga o especialista Gabriel Fortuna para mais informações sobre o cultivo de lúpulo. Não se esqueça de se inscrever no canal Agricultura A a Z!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

1 comentário em “Segredos do Lúpulo: Variedades e Solo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *