Pular para o conteúdo

Raiva em cavalos prejudica criadores

A raiva é uma zoonose neurotrópica altamente letal que ocorre de forma endêmica em vários países, causada por um vírus RNA da ordem mononegaviraisda família Rhabdoviridae. É um vírus responsável por alterações neurológicas progressivas e fatais para a maioria dos mamíferos.

O vírus da raiva é transmitido pela introdução de saliva contaminada no animal, e no cavalo o método mais comum de infecção é a picada de um carnívoro selvagem ou morcego hematófago.desmodus rotundus) infectados, habitando toda a América do Sul.

A patogênese da raiva é semelhante em todas as espécies de mamíferos. O vírus se replica no local da inoculação, inicialmente em células musculares ou células do tecido subepitelial e, quando atinge concentração suficiente, atinge as terminações nervosas. Esse período de replicação que ocorre fora das células nervosas é responsável pelo período de incubação relativamente longo até o aparecimento dos sintomas da raiva.

Após intensa replicação no sistema nervoso central, o vírus se espalha pelo sistema nervoso periférico e autônomo para diversos órgãos e glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva. É também por meio dessa disseminação que atinge as terminações nervosas sensitivas dos tecidos cutâneos da cabeça e pescoço, possibilitando a coleta de tecido para biópsia na região para exame. ante mortem em algumas espécies.

Ao realizar o exame físico no animal ou humano, é necessário avaliar as mucosas do paciente. Essa medida consiste principalmente na observação da cor e do TPC (tempo de enchimento capilar), sendo necessário, na maioria das vezes, o contato direto com a mucosa. O uso de luvas é, portanto, obrigatório ao realizar o exame físico em qualquer animal ou humano com suspeita de raiva.

Os principais sintomas da raiva são comportamentos anormais, ansiedade e excitação que precedem a inquietação e a paralisia. À medida que os sintomas se intensificam, eles podem causar convulsões e/ou parada cardíaca. Segundo Rebello (2018), nos animais também pode causar agressão, isolamento de outros animais, febre, ato de pressionar a cabeça contra a parede (“pressionando a cabeça”), imobilização do nervo faríngeo fazendo com que o animal pare de comer e beber água, causando produção excessiva de saliva, além de causar contrações musculares involuntárias. A evolução do quadro pode levar a paresia ou mesmo paralisia dos músculos, retenção urinária, constipação, fotofobia e alterações na respiração e batimentos cardíacos, caracterizando um quadro de encefalite aguda.

O período de incubação do vírus no organismo pode variar de 20 a 90 dias em humanos e animais e seu período de transmissibilidade precede o aparecimento dos sintomas e se estende até a morte do animal. A partir do início dos sintomas, estima-se que o cavalo tenha em média de 5 a 7 dias de vida.

Tratamento e prevenção da raiva

diagnóstico de raiva na Vivo pode ser desafiador, pois possui baixa especificidade e entre seus resultados pode haver falsos negativos. A suspeita deve ser considerada em equinos que apresentam sinais neurológicos rapidamente (progressivos ou difusos), porém, estes podem ser facilmente confundidos com outras doenças, causando um diagnóstico tardio ou apenas post mortemcomo na maioria dos casos.

Atualmente, o diagnóstico da raiva em animais e humanos é confirmado por meio de exames laboratoriais, podendo ser realizado por meio de técnicas histopatológicas, imunológicas e biológicas.

O diagnóstico negativo para raiva em cavalos que apresentaram sintomas de encefalite exigirá o encaminhamento dessas amostras para o diagnóstico diferencial dos tipos de encefalomielite equina oriental, ocidental e venezuelana e para febre do Nilo Ocidental.

O veterinário deve sempre realizar a necropsia com luvas, máscara, avental e óculos de proteção, para a coleta de material de teste em casos de óbitos com suspeita de raiva para confirmar a presença desse vírus. Desta forma, o risco de contágio humano e de outros animais é reduzido.

Tratamento e prevenção da raiva

Como já mencionado, a raiva é uma doença letal e não tem tratamento. A forma utilizada hoje para aliviar o sofrimento do animal é optar pela eutanásia, pois quando a doença se manifesta, devido à sua alta capacidade de propagação no organismo, são mínimas as chances de reversão do caso.

A única forma de prevenção é através da vacinação de animais sadios, principalmente em áreas endêmicas. A primeira vacinação pode variar entre 3 a 5 meses de idade, seguida de reforço após 30 dias e reforço anual em todos os animais sadios. A vacina antirrábica pode ser adquirida em estabelecimentos autorizados. Entre o período de compra e aplicação no cavalo, é necessário deixá-lo no gelo.

O cavalo suspeito de ter raiva deve ser isolado até sua morte, mas a alternativa que abrevia seu sofrimento é a eutanásia. Por se tratar de doença de notificação compulsória, é responsabilidade do médico veterinário e/ou do proprietário notificar esta ocorrência ao Serviço de Defesa Sanitária oficial (Casa da Agricultura ou Delegacia de Defesa local).

Referências

BARRETO, FM; SCHWARZ, DGG; BRANCO, MAC, e outros. Raiva equina na região sul do estado do Piauí. Acta Scientiae Veterinariae. 48 (Suprimento 1): 538. 2020.

BERGOLI, R.; GNOATTO, FW; GIACONOLLI,CI; HENRICH, K.; LUZ, M. PESAMOSCA, NM; BASSUINO, DM ROSSATO, CK Relato de caso de raiva em equino no município de Boa Vista do Incra-RS. XXII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão.

DISTRITO FEDERAL TEM PRIMEIRO CASO DE IRA HUMANA EM 44 ANOS. Brasil de fato. Brasil de Fato, uma visão popular entre o Brasil e o Mundo, 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/06/distrito-federal-tem-primeiro-caso-de-raiva-humana-em-44-anos . Acesso em: 29 de julho de 2022.

FERREIRA, Marina. Caso de raiva equina é confirmado em Mariana. Portal da Prefeitura de Mariana, 26/04/2022. Disponível em: https://www.mariana.mg.gov.br/noticia/6995/caso-de-raiva-em-equino-e-confirmado-em-mariana . Acesso em: 24 de julho de 2022.

HUGEN, GGP; MORAIS, RM; QUEVEDO, L.; QUEVEDO, PS Aspectos epidemiológicos, clinicopatológicos e diagnóstico da raiva em animais de fazenda.. Pubvet, v 14, n. 11, a690, pág. 1-11. 2020

MELO, Amanda. Mossoró confirma casos positivos de raiva em equinos e tem mais 11 sob investigação. G1, Mossoró, 10/12/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/12/10/mossoro-confirma-caso-positivo-de-raiva-em-equino-e-tem-mais- 11-in-investigation.ghtml . Acesso em: 26 de julho de 2022.

NANTES, JH; ZAPPA, V. Relatório de Caso de Raiva Equina. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. Faculdade de Medicina Veterinária de Garça. Editora FAEF, ano VI, nº. 11, Garça, 2008.

PEDROSO, PMO Diagnóstico histológico e imuno-histoquímico da raiva em herbívoros. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Porto Alegre, 2008.

Por: Helio Itapema, Rachel C. Worthington, Leticia Del Buoni, Ayanne Walchhutter – Clínica de Equinos de Itapema

Fotos: Pixabay

Mais novidades no portal Cavalus



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores