Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? O Canal Rural Mato Grosso traz para você as informações mais atualizadas sobre o rebanho bovino no estado, com dados verificados pelo Instituto Estadual de Defesa Agrícola (Índia-MT) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com um rebanho de 34.473.643 animais, Mato Grosso se destaca como um dos grandes produtores de gado do país, correspondendo a cerca de 15% do rebanho nacional. Esses números foram revelados durante a campanha de atualização do rebanho, que ocorreu entre 1º de maio e 15 de junho deste ano.
Esses dados são de extrema importância para orientar as ações de saúde animal no estado nos próximos meses. Com base nessas informações, é possível planejar estratégias eficientes para a defesa sanitária e promoção do bem-estar animal. Além disso, entidades e organizações que trabalham no setor também podem utilizar essas estatísticas como referência em suas atividades.
É interessante ressaltar que o município de Cáceres lidera o ranking no estado, contando com um rebanho bovino de 1.341.455 animais. Em seguida, temos Vila Bela da Santíssima Trindade, com 1.135.894 animais, Campeão com 1.000.624 animais, Juína com 884.700 animais, Colniza com 851.194 animais, Alta Floresta com 787.588 animais, e Pontes e Lacerda com 698.565 animais. Essas informações evidenciam a importância do agronegócio para essas regiões e o impacto que ele tem na economia local.
De acordo com o Indea-MT, Mato Grosso possui 113.556 estabelecimentos rurais, sendo que boa parte deles está concentrada nas regiões de Juína, Matupá, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Araguaia, Pontes e Lacerda, e Alta Floresta. Essa diversidade de estabelecimentos reflete a ampla presença do agronegócio no estado.
Para ficar por dentro de todas as novidades e informações do setor agropecuário, não deixe de fazer parte da nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso. Lá, você terá acesso em tempo real às principais notícias, análises e tendências do agronegócio brasileiro.
Em resumo, o agronegócio é um setor de grande relevância para Mato Grosso e para o Brasil como um todo. Com um rebanho bovino expressivo e uma forte presença no mercado agropecuário, o estado se destaca como um dos grandes produtores do país. Fique conectado com o Canal Rural Mato Grosso e esteja sempre por dentro das notícias mais recentes do agronegócio!
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!
Verifique a Fonte Aqui
Mato Grosso tem rebanho bovino de 34.473.643 animais. O volume representa cerca de 15% do rebanho nacionalsegundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A quantidade de bovinos no estado foi levantada durante a campanha de atualização do rebanho, realizada entre 1º de maio e 15 de junho deste ano, segundo o Instituto Estadual de Defesa Agrícola (Índia-MT).
Os números foram apresentados nesta terça-feira (29), durante a 35ª reunião de trabalho da equipe gestora do Estado que compõe o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA).
Em 2021, de acordo com Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgado em 2022 pelo IBGE, o Brasil tinha um rebanho bovino superior a 224.602 animais.
O coordenador de saúde animal do Indea-MT, João Marcelo Néspoli, destaca que os números coletados durante os 45 dias de campanha ajudarão a orientar as ações de saúde animal que serão realizadas no estado nos próximos meses.
“O planejamento não pode ser feito sem conhecer o ambiente operacional. Portanto, esses dados são extremamente importantes não só para nós, mas também para todas as entidades que acompanham o nosso trabalho de defesa sanitária”, afirma.
Cáceres lidera com maior rebanho bovino
De acordo com dados coletados durante a campanha de atualização do rebanho, Cáceres possui o maior número de cabeças de gado do estado. O município da região centro-sul de Mato Grosso possui um rebanho bovino de 1.341.455 animais.
Vila Bela da Santíssima Trindade aparece a seguir com 1.135.894 dos animais, Campeão com 1.000.624, Juína com 884.700, Colniza com 851.194, Alta Floresta com 787.588 ePOntes e Lacerda com 698.565 gado.
Ainda segundo o Indea-MT, com a campanha foi possível detectar que Mato Grosso possui 113.556 estabelecimentos rurais, grande parte deles concentrados nas regiões de Juína, Matupá, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Araguaia, Pontes e Lacerda e Alta Floresta.
Clique aquientre na nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso e receba novidades em tempo real.