As perdas para a agricultura em Estrela com a enchente de 4 de setembro
As perdas para a agricultura em Estrela com a enchente de 4 de setembro somam mais de R$ 9,2 milhões, segundo levantamento da prefeitura. Quatorze localidades do interior foram impactadas e as águas do Rio Taquari, em sua segunda maior enchente já registrada, comprometeram 37 quilômetros de estradas.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Mutirão para reparar danos
Um mutirão foi organizado para reparar os danos no município. As equipes já patrulharam a ERS-129 e colocaram brita para restabelecer as condições de trânsito. Também foi iniciada a limpeza e reforma de outras estradas do interior.
Inundação afeta culturas de milho e trigo
Dentro de campo, o impacto também foi forte. A inundação destruiu culturas de milho e trigo e 200 hectares de solo terão de ser recuperados. Segundo o secretário interino da Agricultura, Armin Kich, foram perdidas 1,4 mil toneladas de silagem e 160 hectares de pastagens, hortaliças e cercas.
Recuperação ainda em progresso
“A recuperação está sendo iniciada pela reforma das estradas. Ainda vai demorar muito”, reconhece o secretário interino. “Há muita procura no momento, mas vamos tentar atender a todos.”
Feira do Produtor e Feira do Peixe Vivo afetadas
A Feira do Produtor e a Feira do Peixe Vivo da Estrela também não escaparam à cheia. As vendas acontecem na Praça Henrique Roolaart, no Centro. Equipamentos como balcões e freezers foram perdidos. Como os produtos não ficam ali armazenados após o horário comercial, eles não foram perdidos. O equipamento já estava montado, mas a água subiu mais do que o esperado.
Feira com vendedores permanentes e sazonais
A feira conta com 22 vendedores permanentes e 5 participam com produtos sazonais e sazonais. Os peixes são vendidos a cada 15 dias, e a Feira do Produtor acontece às quartas e sábados.
Imagens ilustrativas
Conclusão
A enchente ocorrida em Estrela causou grandes prejuízos tanto para a agricultura quanto para a infraestrutura do município. As perdas na agricultura foram estimadas em mais de R$ 9,2 milhões, afetando culturas, pastagens e cercas. Além disso, 37 quilômetros de estradas foram comprometidos pelas águas do Rio Taquari. Medidas de reparação e limpeza já estão sendo tomadas, mas a recuperação completa levará tempo. A Feira do Produtor e a Feira do Peixe Vivo também foram afetadas, resultando na perda de equipamentos.
Por que a enchente causou danos significativos à agricultura em Estrela?
A enchente inundou culturas, destruiu pastagens e cercas, e comprometeu o solo, resultando em perdas significativas para a agricultura.
Como está sendo feita a recuperação das estradas afetadas pela enchente?
Equipes estão patrulhando as estradas e colocando brita para restabelecer as condições de trânsito. Além disso, outras estradas do interior também estão passando por limpeza e reforma.
Quais foram os prejuízos para a Feira do Produtor e a Feira do Peixe Vivo?
Equipamentos como balcões e freezers foram perdidos devido à cheia. No entanto, os produtos não foram perdidos, pois não ficam armazenados no local após o horário comercial.
Quando e onde acontecem as feiras em Estrela?
A Feira do Produtor acontece às quartas e sábados na Praça Henrique Roolaart, no Centro. Já a Feira do Peixe Vivo ocorre a cada 15 dias.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!
Verifique a Fonte Aqui