Pular para o conteúdo

QUAL O MELHOR VOLUMOSO PARA O GADO?

A suplementação de forragem é uma prática que permite a manutenção ou melhoria do desempenho animal

veja qual é a melhor forragem para o gado

Conheça os Detalhes no Audio a Seguir

No período de estiagem, o agricultor precisa ser estratégico para superar a escassez de alimentos, por isso deve utilizar todas as tecnologias disponíveis e viáveis ​​que permitam o fornecimento de alimentos em quantidade e qualidade. Nesse contexto, o uso de suplementação de forragem de bovinos nesse período pode ser uma prática que permite a manutenção ou melhoria do desempenho dos animais.

No entanto, a suplementação de forragem não é uma estratégia barata e requer conhecimento técnico e boa tomada de decisão, o que leva o agricultor a ter dúvidas sobre qual suplementação utilizar em sua propriedade para obter o melhor custo/benefício possível.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo quais tipos de suplementos volumosos são os mais utilizados em bovinos de corte e qual seria a melhor estratégia a ser utilizada.

Suplementação volumosa:

Mais arroba na estação seca!

Para obter animais mais jovens para abate, é necessário manter o ganho de peso durante o ciclo de produção, o que faz com que o sistema de produção dependa da oferta de alimentos em quantidade e qualidade durante todo o ano.

No entanto, durante a estação seca, o agricultor tem alguns problemas em atingir este objetivo, uma vez que as pastagens são escassas e perdem qualidade, o que se traduz na diminuição do ganho de peso.

A forma encontrada para contornar esse problema é utilizar as estratégias de suplementação disponíveis para poder alimentar adequadamente os animais durante a estiagem, a fim de evitar o “famoso efeito sanfona” do gado. , que é a perda de peso na estação seca e o ganho de peso na estação chuvosa.

Quando falamos em suplementação, vem à mente o uso de grãos como milho e soja, além de minerais é claro. No entanto, a suplementação é o ato de suprir as deficiências nutricionais por meio de diversas fontes alimentares, sejam elas grosseiras (forragem) ou concentradas (grãos e minerais).

A suplementação volumosa é uma alternativa que pode ser utilizada para enfrentar o período seco do ano, ou mesmo nas águas, dependendo do destino da propriedade. Essa estratégia pode ter um impacto considerável na sobrevivência do sistema produtivo e na rentabilidade dos produtores rurais.

Produção de feno ajuda o produtor na seca
QUAL O MELHOR VOLUMOSO PARA O GADO? 8

Foto:

Existe Silagem Visual, feno ou pré-secagem, qual a diferença? Atualmente, as principais alternativas de suplementação volumosa para bovinos são a silagem (milho, sorgo, cana-de-açúcar, milheto, girassol e gramíneas em geral), feno, pré-seco, além da planta in natura (capim).

A silagem, em geral, nada mais é do que a conservação da planta forrageira através do processo de fermentação em meio anaeróbio no que chamamos de silo. No silo, a planta forrageira colhida (30 a 35% MS) e picada (0,5 a 1,5 cm) será compactada e vedada por um período mínimo de 30 dias, principalmente para realizar o processo de fermentação que garantirá sua preservação. .

Diferentemente da silagem, o feno é obtido pelo processo de preservação por desidratação, no qual a forragem com 75 a 80% de umidade é cortada e desidratada, deixando em torno de 10 a 20% de umidade.

A pré-secagem é um compromisso entre silagem e feno, pois a forragem será pré-desidratada (40 a 60% de matéria seca) e poderá ser enfardada para que ocorra a fermentação (Tabela 1).

Composição química de diferentes volumosos conservados.
Ataíde JR et al. (2000)2; Costa et ai. (2019)3

A escolha das espécies forrageiras para silagem ou feno deve ser baseada na boa capacidade produtiva da planta, pois o objetivo é garantir forragem para o período seco ou aproveitar o excedente de produção nas águas. Além disso, deve possuir características que permitam sua conservação. No caso da silagem, a espécie escolhida para silagem deve apresentar um bom teor de matéria seca no momento do corte, boa concentração de carboidratos solúveis e baixo poder tamponante (Tabela 2)

.

As principais culturas utilizadas no processo de ensilagem são milho, sorgo, milheto, cana-de-açúcar, aveia, azevém, girassol e gramíneas tropicais (BRS Capiaçu, Camarões, Napier, Zuri, Mombasa, Tanzânia). Fonte: Cqbal. Pereira et ai. (2016).

Plantas forrageiras mais utilizadas na confecção de silagens.

Em geral, as gramíneas tropicais apresentam alguns aspectos limitantes para o processo de silagem, basicamente devido ao baixo teor de matéria seca, baixa concentração de carboidratos solúveis, além do alto poder tamponante, o que desfavorece o processo fermentativo e aumenta o risco de perdas. . No entanto, o uso de inoculantes, sequestrantes de umidade e murcha têm sido boas alternativas para aumentar o teor de matéria seca e carboidratos solúveis da planta, garantindo boa fermentação e conservação (Tabela 3).

Teor de matéria seca e carboidratos solúveis da silagem de capim elefante com diferentes aditivos.
Fontes: Carvalho et al. (2007), Monteiro et al. (2011)

Quanto às espécies indicadas para fenação e pré-secagem, é possível utilizar qualquer espécie ou cultivar. No entanto, as mais indicadas são aquelas com alto valor nutricional, alto potencial produtivo, hastes finas e alta proporção de folhas, além de apresentar boa tolerância ao corte frequente. Entre os mais adaptados e utilizados no Brasil, os gêneros Cynodon (Coastcross, Tifton, Flotakirk, entre outros) e Brachiaria (Marandu, Decumbens) têm ganhado destaque. No entanto, outras espécies como o azevém e a aveia têm sido amplamente utilizadas no sul do país. Um dos fatores que devemos considerar na produção de feno é a altura ou tempo de rebrota do capim, pois tem um impacto considerável na qualidade do produto final (Tabela 4).

Composição química do Tifton 85 em diferentes tempos de rebrota.
QUAL O MELHOR VOLUMOSO PARA O GADO? 9

Adaptado de Ataíde JR et al. (2000). Todas as formas de suplementação volumosa possuem vantagens e desvantagens a serem consideradas, portanto, sua adoção não pode ser feita de forma abrupta, considerando apenas os impactos imediatos, requer um bom planejamento para o período de estiagem e gestão operacional de todo o sistema de abastecimento.

Foto: Fazenda São José – Rochedo (MS)

touros nelore po no cocho comendo proteinado
QUAL O MELHOR VOLUMOSO PARA O GADO? 10

Qual a melhor suplementação de forragem?

A escolha da estratégia de suplementação volumosa depende principalmente do nível de exploração da fazenda, da disponibilidade de área, mão de obra, estrutura, maquinário e fornecimento de insumos, tornando a estratégia operacional e economicamente viável. Por exemplo, cerca de 50% dos custos da silagem são representados por fertilizantes e processos mecanizados (colheita e transporte), reiterando a importância do planejamento prévio, principalmente na compra de insumos e serviços. Portanto, a estratégia deve ser aquela que se ajusta à realidade de cada propriedade. Além disso, o agricultor deve seguir as recomendações técnicas de cada estratégia. Caso contrário, todo o seu investimento pode ir pelo ralo.

novilhas nelore no pasto
QUAL O MELHOR VOLUMOSO PARA O GADO? 11

Foto: Bonsucesso Nelore Zan

Tome as decisões certas para maximizar seus resultados! Para o sucesso da implantação de qualquer uma das tecnologias de suplementação a granel, o agricultor deve ter planejamento, análise de oportunidades e gestão de desempenho, além de tomar as decisões certas no menor tempo possível, o que depende da análise de muitas variáveis ​​em sua operação. .

Diante desse fato, não perca tempo realizando essas análises manualmente, adote tecnologias que possam conectar diferentes informações, comparar cenários e chegar à melhor estratégia de suplementação para seu rebanho.

O BovExo é uma plataforma que faz todo esse processo para você! Nossos algoritmos precisos e inteligência artificial integram diferentes fontes de informação em sua fazenda, desde o ganho de peso diário dos animais, indicadores de manejo, produtividade, custos e preços, até a decisão de compra e venda de animais, tudo para otimizar a produção, indicando a melhor estratégia de suplementação animal para enfrentar o período seco.

Tudo isso para que você tenha a tomada de decisão mais assertiva possível, garantindo assim a sustentabilidade da atividade a curto, médio e longo prazo.

1 comentário em “QUAL O MELHOR VOLUMOSO PARA O GADO?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores