Reprodutor de vídeo do YouTube

Quais são os programas especiais com os quais a Soja Brasil estreia sua 12ª temporada?

Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
Acompanhar de perto o protagonismo da **soja** no Brasil não é uma tarefa fácil. Há toda uma cadeia envolvida e quem está na ponta, o produtor, tem que matar um leão por dia para planejar e instalar sua lavoura. Além de a produção necessitar de ser rentável e sustentável, deve ajudar a garantir a **segurança alimentar** do país e do mundo. É uma **responsabilidade imensa**.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Ao longo de todo o ciclo da cultura, as informações são essenciais para que os sojicultores adotem as melhores **práticas de manejo**, lidem com eficiência com as **pragas** que insistem em ocorrer, se planejem para **eventos climáticos** e saibam o melhor momento para escoar sua produção. A **Soja Brasil** existe para disseminar todo esse conhecimento.

Quando o projeto – iniciativa de Aprosoja Brasil É de Canal Rural – começou, na safra 2010/11, o país produzia menos da metade da soja que cultiva hoje. Os números de **Conab** mostram o andamento da colheita brasileira: Aumento de **82% na área plantada**; Aumento de **106,7% na produção**; Crescimento de **13,5% na produtividade**. O Brasil foi outro. O cultivo da soja foi outro. No início do Projeto Soja Brasil, os produtores e pesquisadores mais otimistas apenas imaginavam que o país poderia, um dia, assumir a liderança mundial na produção e exportação da oleaginosa. Porém, a liderança veio em poucos anos e hoje o país é absoluto, superando os Estados Unidos em todas as frentes, sendo o principal remetente de soja para o maior consumidor do mundo, a China.

Se é o agronegócio que garante o superávit da balança comercial, é o complexo soja que, em grande medida, sustenta esse desempenho. Dados de 2020 a 2022 mostram a força do grão e a crescente participação do farelo e do petróleo na receita cambial do setor no Brasil: 2020: receita contribuída de US$ 35,16 bilhões; 2021: US$ 47,38 bilhões; 2023: US$ 60,81 bilhões. Nestes números, há participação decisiva do grão, com US$ 28,16 bilhões, US$ 38,6 bilhões e US$ 46,5 bilhões, respectivamente, crescimento de 65% em três anos. Porém, o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, lembra que a receita com embarques de farelo e óleo no período cresceu **74% e 400%**. Segundo ele, entre os fatores que contribuem para esse cenário estão, por um lado, o aumento do consumo global e da produção nacional e, por outro, a produção limitada e estagnada nos Estados Unidos. Esse contexto também é influenciado pelas sucessivas quebras de safra na Argentina e no Paraguai, que ocupam a terceira e a quarta posição no ranking global dos maiores produtores.

Patrocinadores

“No caso do farelo e do óleo, o Brasil aproveita janelas de oportunidade para se consolidar como um grande exportador. Estes espaços ficam abertos pela menor oferta de farelo da Argentina, maior exportador mundial, bem como pela crescente procura de petróleo na Europa, num esforço de transição energética que visa reduzir a dependência do gás russo”, contextualiza.

Todos esses números só são possíveis graças a uma cadeia de agentes, cuja maior estrela é o produtor rural. E é para ele que a **12ª temporada do Projeto Soja Brasil** preparou novidades. Nesta safra 2023/24 o projeto estará ainda mais próximo dos produtores rurais. Nossos repórteres estarão na estrada, percorrendo propriedades por todo o Brasil para mostrar de perto o desenvolvimento da cultura da soja. É a vez de Expedições Soja Brasil.

Para levar conhecimento aos produtores das mais variadas formas, além das notícias diárias de mercado, gestão e clima no site, nas redes sociais e também nas reportagens semanais dos noticiários do Canal Rural, o projeto traz outras novidades: estreia de **videocasts** e terceira temporada de **podcasts**. Porém, uma das maiores surpresas desta nova temporada é o Programa Soja Brasil. Cada episódio terá 30 minutos de duração e será repetido quinzenalmente, com o objetivo de trazer conteúdo sobre a evolução da colheita e curiosidades sobre o cultivo da soja. O primeiro capítulo irá ao ar em setembro com transmissão simultânea em TV e redes sociais, além de cobertura em reportagens no site do projeto.

Além dessas novidades, outras ações do projeto continuam em voga, como o já tradicional **Caráter Soja Brasil**, que reconhece produtores e pesquisadores com reconhecida trajetória no cultivo e desenvolvimento de tecnologias para o cultivo da soja. Todas estas novidades só são possíveis graças aos **parceiros do projeto**. Dois deles estão lá desde o início: a Embrapa e consultoria Culturas e Mercado. A Ihara é patrocinadora da Soja Brasil há nove anos. A 12ª temporada também destaca a retomada da parceria com Mitsubishi Motors após um hiato de duas edições.

Patrocinadores

“O Projeto Soja Brasil chega à sua 12ª safra com excelentes resultados, pois, como iniciativa de comunicação e transferência de tecnologia, debate os problemas da soja brasileira e apresenta soluções para enfrentar os desafios do campo”, destaca o gerente geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. Segundo ele, a entidade tem orgulho de participar da coordenação técnica do projeto. “A Soja Brasil presta consultoria avançada aos produtores brasileiros, que têm acesso, em diversas plataformas, a inovações e técnicas para obter mais rentabilidade.” Para Nepomuceno, a parceria vem trazendo excelentes resultados ao aprimorar o processo de divulgação dos resultados e recomendações das pesquisas ao público em geral de forma ágil e didática. “Ao acompanharmos a iniciativa desde o início, percebemos que a Soja Brasil nos permite aprofundar temas complexos e compartilhar, com um grande número de pessoas, o conhecimento gerado pelas pesquisas sobre o cultivo da soja e suas interações no sistema produtivo. É uma grande satisfação para a Embrapa Soja participar desta iniciativa que colabora com a tomada de decisão dos produtores rurais brasileiros”.

A Expedição Soja Brasil, que percorre lavouras nos principais estados produtores, volta a acontecer com a retomada da parceria com a Mitsubishi Motors. O analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, destaca que a soja tem grande papel no agronegócio brasileiro e projetos, como o Soja Brasil, que visa levar informação, a realidade do campo e o destaque da produ

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Acompanhar de perto o protagonismo da soja no Brasil não é uma tarefa fácil. Há toda uma cadeia envolvida e quem está na ponta, o produtor, tem que matar um leão por dia para planejar e instalar sua lavoura.

Patrocinadores

Além de a produção necessitar de ser rentável e sustentável, deve ajudar a garantir a segurança alimentar do país e do mundo. É uma responsabilidade imensa.

Ao longo de todo o ciclo da cultura, as informações são essenciais para que os sojicultores adotem as melhores práticas de manejo, lidem com eficiência com as pragas que insistem em ocorrer, se planejem para eventos climáticos e saibam o melhor momento para escoar sua produção. .

A Soja Brasil existe para disseminar todo esse conhecimento. Quando o projeto – iniciativa de Aprosoja Brasil É de Canal Rural – começou, na safra 2010/11, o país produzia menos da metade da soja que cultiva hoje.

Veja esta evolução

Arte: Renan Aguiar/ Canal Rural

Os números de Conab mostrar o andamento da colheita brasileira:

Patrocinadores
  • Aumento de 82% na área plantada;
  • Aumento de 106,7% na produção;
  • Crescimento de 13,5% na produtividade.

O Brasil foi outro. O cultivo da soja foi outro. No início do Projeto Soja Brasil, os produtores e pesquisadores mais otimistas apenas imaginavam que o país poderia, um dia, assumir a liderança mundial na produção e exportação da oleaginosa.

Porém, a liderança veio em poucos anos e hoje o país é absoluto, superando os Estados Unidos em todas as frentes, sendo o principal remetente de soja para o maior consumidor do mundo, a China.

Papel de liderança na balança comercial

Foto: Daniel Popov/ Canal Rural

Se é o agronegócio que garante o superávit da balança comercial, é o complexo soja que, em grande medida, sustenta esse desempenho.

Dados de 2020 a 2022 mostram a força do grão e a crescente participação do farelo e do petróleo na receita cambial do setor no Brasil:

Patrocinadores
  • 2020: receita contribuída de US$ 35,16 bilhões
  • 2021: US$ 47,38 bilhões
  • 2023: US$ 60,81 bilhões

Nestes números, há participação decisiva do grão, com US$ 28,16 bilhões, US$ 38,6 bilhões e US$ 46,5 bilhões, respectivamente, crescimento de 65% em três anos.

Porém, o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, lembra que a receita com embarques de farelo e óleo no período cresceu 74% e 400%.

Segundo ele, entre os fatores que contribuem para esse cenário estão, por um lado, o aumento do consumo global e da produção nacional e, por outro, a produção limitada e estagnada nos Estados Unidos.

Esse contexto também é influenciado pelas sucessivas quebras de safra na Argentina e no Paraguai, que ocupam a terceira e a quarta posição no ranking global dos maiores produtores.

Patrocinadores

“No caso do farelo e do óleo, o Brasil aproveita janelas de oportunidade para se consolidar como um grande exportador. Estes espaços ficam abertos pela menor oferta de farelo da Argentina, maior exportador mundial, bem como pela crescente procura de petróleo na Europa, num esforço de transição energética que visa reduzir a dependência do gás russo”, contextualiza.

Todos esses números só são possíveis graças a uma cadeia de agentes, cuja maior estrela é o produtor rural. E é para ele que a 12ª temporada do Projeto Soja Brasil preparou novidades.

Cada vez mais perto

Canísio Froelich, vencedor do Soja Brasil Personagem 22/23. Foto: Reprodução Canal Rural

Nesta safra 2023/24 o projeto estará ainda mais próximo dos produtores rurais. Nossos repórteres estarão na estrada, percorrendo propriedades por todo o Brasil para mostrar de perto o desenvolvimento da cultura da soja. É a vez de Expedições Soja Brasil.

Para levar conhecimento aos produtores das mais variadas formas, além das notícias diárias de mercado, gestão e clima no site, nas redes sociais e também nas reportagens semanais dos noticiários do Canal Rural, o projeto traz outras novidades:

  • Estreia de videocasts
  • Terceira temporada de podcasts

Porém, uma das maiores surpresas desta nova temporada é a Programa Soja Brasil. Cada episódio terá 30 minutos de duração e será repetido quinzenalmente, com o objetivo de trazer conteúdo sobre a evolução da colheita e curiosidades sobre o cultivo da soja.

Patrocinadores

O primeiro capítulo irá ao ar em setembrocom transmissão simultânea em TV e redes sociais, além de cobertura em reportagens no site do projeto.

Além dessas novidades, outras ações do projeto continuam em voga, como o já tradicional Caráter Soja Brasil, que reconhece produtores e pesquisadores com reconhecida trajetória no cultivo e desenvolvimento de tecnologias para o cultivo da soja.

Parceiros do projeto

Arte: Renan Aguiar/ Canal Rural

Todas estas novidades só são possíveis graças aos parceiros do projeto. Dois deles estão lá desde o início: o Embrapa e consultoria Culturas e Mercado. Eu e Ihara é patrocinadora da Soja Brasil há nove anos. A 12ª temporada também destaca a retomada da parceria com Mitsubishi Motores após um hiato de duas edições.

“O Projeto Soja Brasil chega à sua 12ª safra com excelentes resultados, pois, como iniciativa de comunicação e transferência de tecnologia, debate os problemas da soja brasileira e apresenta soluções para enfrentar os desafios do campo”, destaca o gerente geral da Embrapa Soja , Alexandre Nepomuceno.

Segundo ele, a entidade tem orgulho de participar da coordenação técnica do projeto. “A Soja Brasil presta consultoria avançada aos produtores brasileiros, que têm acesso, em diversas plataformas, a inovações e técnicas para obter mais rentabilidade.”

Para Nepomuceno, a parceria vem trazendo excelentes resultados ao aprimorar o processo de divulgação dos resultados e recomendações das pesquisas ao público em geral de forma ágil e didática.

“Ao acompanharmos a iniciativa desde o início, percebemos que a Soja Brasil nos permite aprofundar temas complexos e compartilhar, com um grande número de pessoas, o conhecimento gerado pelas pesquisas sobre o cultivo da soja e suas interações no sistema produtivo. É uma grande satisfação para a Embrapa Soja participar desta iniciativa que colabora com a tomada de decisão dos produtores rurais brasileiros”.

Retomada da parceria

A Expedição Soja Brasil, que percorre lavouras nos principais estados produtores, volta a acontecer com a retomada da parceria com a Mitsubish Motors.

“É com muito prazer que apoiamos o Projeto Soja Brasil por mais um ano. Somos parceiros da iniciativa desde 2013 e queremos estar cada vez mais próximos dos produtores rurais, não apenas com veículos robustos e tecnológicos, perfeitos para trabalhar no campo. Mas também oferecendo instalações comerciais totalmente voltadas ao público agrícola. Que essa parceria dê ainda mais frutos e continue promissora, assim como o agronegócio brasileiro”, afirma Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil.

Lado a lado

Foto de : Envato

O analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, destaca que a soja tem grande papel no agronegócio brasileiro e projetos, como o Soja Brasil, que visa levar informação, a realidade do campo e o destaque da produção no país são fundamentais.

“O Canal Rural, como maior veículo de comunicação do agronegócio brasileiro, traz muita credibilidade ao projeto. É um grande prazer para a Safras & Mercado ser parceira desde o início, participando de eventos e reportagens. É muito importante que o projeto continue, que cresça. Que venham outras edições e que possamos continuar lado a lado”, destaca.

O gerente regional de Marketing da Ihara para cultivo de soja na região do Cerrado, Roberto Rodrigues, também destaca a importância da parceria.

“Gostaria de desejar a todos os produtores e aos nossos parceiros uma excelente colheita. Essa parceria com o Canal Rural e o Projeto Soja Brasil já dura nove anos e estamos iniciando uma nova safra agrícola, seguindo um ciclo em que todos os produtores das diferentes regiões do país tiveram recordes de produtividade. Nosso desejo como empresa é que isso aconteça novamente e que os produtores alcancem novos patamares de produção. Conte com a Ihara para aumentar a produtividade.”, destaca.

Patrocinadores
Rolar para cima