Contudo, não foi suficiente para impulsionar os preços do boi gordo, que registrou queda de 3,9% no comparativo anual. O resultado é reflexo da virada no ciclo pecuário, observado pelo maior envio de vacas para o abate.

Em 2022, Mato Grosso exportou, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 556,82 mil toneladas em equivalentes de carcaça (TEC). Volume este considerado recorde para o estado. Já em receita o incremento, no comparativo com 2021, foi de R$ 983,44 milhões.

Fique por dentro do preço do boi gordo
Fique por dentro do preço do boi gordo

Entretanto, conforme levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), tais patamares recordes não foram suficientes para impulsionar as cotações do boi gordo.

Patrocinadores

Além da virada do ciclo, observado pelo maior descarte de vacas, a retenção de matrizes em 2021 resultou em uma grande oferta de animais em 2022, o que, de acordo com o Imea, “acarretou em baixa nas cotações dos animais de reposição”.

“Neste sentido, a maioria das categorias registrou queda nos preços, com destaque para as fêmeas – a bezerra de ano, por exemplo, recuou 15,88% ante a 2021 e foi cotada a R$ 1.887,72 por cabeça em 2022”, frisa o Instituto.

abate, carne bovina, frigoríficos, carnes

Segundo o Imea, a tendência para 2023 é de que a pecuária mato-grossense ainda se mantenha na fase de baixa do ciclo, com forte pressão nas cotações, em virtude do aumento do envio de fêmeas para o abate, que pode ocorrer com intensidade ainda maior em comparação a 2022.

“Além disso, a elevada oferta de animais de reposição no mercado, que ainda deve permanecer no longo prazo, tende a puxar para baixo os preços dos animais da categoria jovem”, diz o Imea.

O Instituto pontua ainda que a expectativa de aumento no consumo interno pode ser essencial para segurar o movimento nas cotações, apesar do grande volume de bovinos terminados no mercado, que deve aumentar o número de abates, visto a maior parte da produção ficar dentro do país.

Patrocinadores

“Já nas exportações, a perspectiva é que não seja ultrapassado o recorde atingido em 2022, mas vale a atenção aos principais países importadores, como a China, cujo comportamento pode influenciar nas negociações”.

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

 

onte

Patrocinadores
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here