Frente Parlamentar da Agricultura Familiar

Frente Parlamentar da Agricultura Familiar
Agricultura Familiar

 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Deputado Heitor Schuch, presidente da Frente da Agricultura Familiar – Foto: Divulgação

O Congresso Nacional reinstala, a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, presidida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB)

Agricultura Familiar : A reativação do colegiado, necessária a cada nova legislatura, teve a adesão de 202 deputados e 10 senadores.

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar é uma organização formada por deputados e senadores do Congresso Nacional que tem como objetivo discutir e propor políticas públicas que visem fortalecer a agricultura familiar no Brasil.

A agricultura familiar é responsável por grande parte da produção de alimentos consumidos no país, além de ser um importante setor econômico, gerando empregos e renda para milhares de famílias em todo o território brasileiro. No entanto, os agricultores familiares enfrentam muitos desafios, como falta de acesso a tecnologias, dificuldades para comercializar seus produtos e acesso limitado a crédito e assistência técnica.

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar tem como objetivo promover o diálogo entre os agricultores familiares, entidades representativas do setor, governo e sociedade civil, a fim de identificar as principais demandas e propor soluções para superar esses desafios. A organização também busca incentivar a produção sustentável, o uso de práticas agroecológicas e a valorização da agricultura familiar como um setor estratégico para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.

Entre as principais atividades da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, destacam-se audiências públicas, seminários, debates e elaboração de projetos de lei que visem atender as demandas e necessidades dos agricultores familiares. A organização também trabalha em conjunto com outras entidades, como associações e cooperativas, para fortalecer a organização e representatividade dos agricultores familiares.

“Esse número expressivo de apoio mostra a força e a importância desse setor para o país”, diz Schuch.  A agricultura familiar, assinala o parlamentar, é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Neste primeiro momento, segundo ele, será definido o cronograma de trabalho, com foco no apoio às políticas públicas para o desenvolvimento rural no Brasil.

Schuch adiantou ainda que está previsto um seminário nacional, em abril, na Câmara, com a participação de todas as entidades ligadas à agricultura familiar, como sindicatos, cooperativas, associações de produtores, bancos, Emater, municípios, pesquisadores, universidades e governo.

Fonte