Paraná sedia lançamento de plataforma global sobre combate às mudanças climáticas

Paraná sedia lançamento de plataforma global sobre combate às mudanças climáticas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Paraná foi escolhido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para sediar o lançamento do ClimateScanner 1.0, ferramenta de avaliação das ações governamentais de combate às mudanças climáticas. Nesta segunda-feira (17), representantes de instituições de controle superior (ISC) de nove países se reuniram em Foz do Iguaçu. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior foi representado pela Controladoria-Geral do Estado, Luciana Silva Azevedo.

O ClimateScanner é uma plataforma online em desenvolvimento, criada para que instituições de controle avaliem e monitorem as ações governamentais no enfrentamento das mudanças climáticas. O projeto é uma iniciativa global que vai coletar, consolidar e divulgar dados sobre ações relacionadas às mudanças climáticas. O trabalho está dividido em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas relacionadas ao clima.

O presidente do Tribunal de Contas, ministro Bruno Dantas, abriu a reunião. “Os governos nacionais têm um papel de destaque na criação e implementação de estratégias climáticas, por meio da alocação de recursos e da formulação e implementação de políticas públicas”, afirmou.

Banner Site 300x250 1

Luciana Azevedo destacou que o Paraná acredita no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade. “No Dia do Meio Ambiente, o governador Ratinho Junior reativou o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas e anunciou outras ações para proteger biomas e espécies no Paraná”, destacou o controlador-geral.

COMPARECIMENTO – Participaram do encontro o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf; a diretora do Departamento de Justiça Climática, Suliete Baré, que representou o Ministério dos Povos Indígenas; o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; a gerente da Petrobras, Georgia Romeiro; o diretor geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; e o titular do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos, representando o ICMBio.

Representando as mais altas instituições de controle internacional, estiveram presentes os chefes de grupos executivos da Argentina, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Maldivas, Marrocos, Paraguai e Quênia.

(Com AEN)

Banner Site 300x250 1

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro