Paraná discute parcerias com Canadá para avançar na importação de fertilizantes

Paraná discute parcerias com Canadá para avançar na importação de fertilizantes

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#sou agro | Expansão de negócios, intercâmbio estudantil e desenvolvimento sustentável estão entre as agendas em que o Governo do Paraná pretende avançar em parceria com o Canadá.

Os temas foram discutidos nesta terça-feira (14), no Palácio do Iguaçu, durante encontro entre o governador interino Darci Piana e a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron.

Segundo Piana, um dos principais interesses do Estado é avançar na importação de fertilizantes, setor em que o Canadá se destaca a nível nacional, e em parcerias na área de produção de energia renovável.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“Temos muito interesse na questão de fertilizantes, aproximando produtores e fornecedores por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, e na produção de energia eólica, fotovoltaica e principalmente biometano, que é um mercado no qual o Paraná tem um grande potencial devido ao aumento da produção de carne suína”, disse o governador interino.

Atualmente, o Estado já conta com diversas iniciativas que contam com o apoio do país norte-americano em diversas áreas. No campo da ciência, tecnologia e inovação, foi assinado em 2020 um convênio de cooperação entre a Fundação Araucária e a instituição canadense Mitacs Globalinks para estágios acadêmicos e pesquisas industriais.

Outra frente de trabalho que pode avançar é a do mapeamento genético, em que o Estado está na vanguarda do país. “O Paraná está à frente do Brasil na área de pesquisa genética voltada para saúde humana e agronegócio e temos profundo interesse na parceria com o Canadá, além de uma boa capacidade de cooperação”, garantiu o secretário de Estado de Ciência, Superior de Tecnologia e Educação, Aldo Nelson Bona.

No quesito exportação, a Invest Paraná está organizando uma missão ao Canadá entre os dias 4 e 13 de maio, quando uma delegação de empresários do setor alimentício paranaense participará da Sial Foods, maior feira de alimentos da América do Norte. Na mesma viagem, estão previstas rodadas de negociação em Toronto e Montreal com empresários canadenses interessados ​​em investir no Paraná em setores como ciências da vida, indústria 4.0, energias renováveis ​​e florestal.

O Canadá também tem convênios com sete universidades estaduais do Paraná para treinamento em inglês e francês, além de participar ativamente dos programas Paraná Speaks English e Paraná Parle Français. Espera-se também a renovação de um acordo formal de cooperação com o governo da província canadense de Québec que está em vigor.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Para o Cônsul-Geral do Canadá, a diversidade econômica do Paraná justifica a atuação do país em áreas como eletricidade, tecnologia limpa, segurança pública e educação.

“Estamos felizes com o desenvolvimento da parceria com o Governo do Paraná nos últimos anos e queremos intensificar essa relação com o desenvolvimento tecnológico para a agricultura, o desenvolvimento econômico sustentável e as chamadas tecnologias limpas, área em que o Canadá é referência ”, comentou. . “Temos muitas empresas canadenses que já investem no Paraná e vamos trabalhar para conscientizar outros investidores sobre as oportunidades disponíveis no Estado”.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro