OUÇA 🎧 | Pecuarista, uma voz forte no centro das decisões • Portal DBO

OUÇA 🎧 | Pecuarista, uma voz forte no centro das decisões • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Não há igreja sem padre, não há teatro sem ator nem rua sem leiloeiro. A construção do espaço político sempre privilegiou a voz. É a materialidade política e o silêncio dos conflitos. Palavras são atos e atitude faz o poder de ser ouvido. Filosofia à parte, os pecuaristas avançam com cada vez mais convicção no diálogo com a sociedade e sua economia.

Paralelamente à aquisição de tecnologia para produzir mais com menos, atenção ao mercado para direcionar seus produtos ao gosto dos clientes e a consciência de fazer tudo isso sob o manto da sustentabilidade, os pecuaristas voltam-se para a construção de espírito de corpo e capacidade de unem-se sob interesses comuns para defender suas reivindicações legítimas.

Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), uma das entidades de maior representatividade política do agronegócio nacional, Gabriel Garcia Cid destaca os avanços alcançados pelos pecuaristas nos últimos anos. “Ter um pecuarista na mesa de discussão tornou-se essencial”destaques.

Foto: Divulgação/ABCZ

OUVIR 🎧 o depoimento de Gabriel Garcia Cid

E essa posição de protagonista na economia chega tarde, já que carne bovina é alimento, portanto, está na mesa de todo brasileiro e gerar divisas é fator de soberania do país.

Esse avanço no poder político estabelece, inclusive, uma nova ordem na cadeia produtiva, inclusive a carne bovina, que também é conhecida, reconhecida e maturada ao longo do tempo.

Joaquin Villegas é presidente de uma das mais antigas associações de pecuaristas do Brasil, a Associação Nacional dos Criadores Herd-Book Collares.

Ele cita a entidade que dirige como um fórum de encontro de interesses e bandeiras, reforçando que apesar das diferenças há consciência e responsabilidade com a missão da categoria.

portaldbo anc 1
Foto: Patrick Peil

OUVIR 🎧 o testemunho de Joaquin Villegas

Mas se uma voz mais vibrante e abrangente chegou tarde, é justo perceber que traz consigo a juventude, através de novos empresários ou sucessores no ramo, mais dispostos a lutar pela atividade.

Além da força, trazem consigo, nos postos de comando das fazendas, nas empresas fornecedoras de insumos ou nas entidades de classe, a continuidade de suas ações.

Bento Abreu Sodré Carvalho Mineiro, diretor da ABCZ e vice-presidente de Inovação Tecnológica do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), ligado à Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), é um bom exemplo do que está pensando a nova geração. “Uma maior organização da categoria atrai mais adesões e o fortalecimento da representatividade”destaques.

portaldbo bentoabcz
Foto: Divulgação ABCZ

OUVIR 🎧 o testemunho de Bento Mineiro

Unindo essa nova força do pecuarista brasileiro, mais tecnificado, produtivo e engajado com as necessidades de proteger os animais, as pessoas e o planeta, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, professor Roberto Rodrigues (FGV-SP) insere o trabalho de aquele que “merece uma estátua” no cenário mundial de combate à fome e à guerra pela paz.

OUÇA TAMBÉM 🎧 | Dia da Pecuária, celebração da tecnologia e da produtividade

Portal DBO