Pular para o conteúdo

OUÇA 🎧 | Oito passos para o pecuarista fazer seu planejamento estratégico • Portal DBO

Boi gordo tenta ascensão no mercado paulista

Quem oferece o caminho para essa grande conquista dentro do seu negócio é Alexandre Campos Gonçalves, engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP e diretor da Alecrim Consultoria, com três décadas de experiência por fazendas em todas as regiões do País.

Foto: Arquivo pessoal

OUÇA 🎧 o comentário de Alexandre Campos Gonçalves


 

1.  Certifique-se de bons profissionais em várias especialidades para orientá-lo e apoiá-lo, de modo que erros mais grosseiros sejam evitados. Promova discussões a cada descoberta e desafio antes de tomar decisões. Várias cabeças pensam melhor que uma!

2. Olhe para seus clientes (possíveis deles também) e se certifique que o produto que você entrega tem demanda. Talvez seu mercado queira algo um pouco diferente e você precise se adequar.

3. Conhecendo o produto que seu mercado deseja, olhe para sua fazenda, veja o que ela tem para produzi-lo e ou se faltam coisas. Muitas vezes é preciso investir em uma série de itens como pastagens, genética, maquinário, instalações, equipamentos e mão de obra. Mas não se assuste nem esmoreça.

4. Levantado que que é preciso para entregar o produto que seus clientes querem é hora de olhar para o manejo e a mão de obra. Quantifique e qualifique! Treinamento e formação é o melhor caminho.

5. Com as respostas de como seu manejo pode incrementar os resultados na fazenda, com o apoio da equipe, implante-o em cada um dos setores da fazenda. Tenha sempre em mente que sua nova gestão precisa monitorar tudo que se passa na fazenda. Há uma série de ferramentas disponíveis para amparar o gestor.

6. Com o produto que você entrega hoje e com o que vai entregar no futuro, calcule seus custos e inclua margem para realizar investimentos no seu sistema de produção, dando-lhe condições para que ele evolua ao longo do tempo.

7. Respeite seu trabalho, acima de tudo, e o planejamento que você confeccionou. Isso, no entanto, não quer dizer que ações pontuais não precisem ser tomadas, em função de surpresas indesejadas. Decisões sempre precisam ser tomadas frente a ameaças e não devem ser ignoradas.

8. Confie no que está construindo e tenha paciência na espera pelos resultados. Eles com certeza chegarão, mais cedo ou mais tarde, um pouco, apenas!

OUÇA 🎧 MAIS

Bons pastos e manejo reduzem tempo no confinamento

Menos tempo no cocho, arroba produzida mais barata

VÍDEO | Reposição bem feita visando o lucro na pecuária de corte; Gêra Nunes comenta

Fonte

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade