O 2º evento Rural Tech Santa Helena, no Oeste do Estado, acontecerá de 6 a 8 de julho, promovendo o IDR-ParanáAssociação Comercial e Empresarial de Santa Helena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena.
O evento, que também conta com o apoio da prefeitura municipal e patrocínio da Itaipu Binacional, visa promover a integração da comunidade com universidades, pesquisa, extensão rural e empresas do setor, levando tecnologia e inovação para o campo. Nos três dias de evento, as atividades serão das 9h às 17h, no campus da UTFPR.
Estão previstas palestras, demonstrações técnicas e minicursos, além da exposição de máquinas e produtos diversos. A estimativa é que 10 mil pessoas visitem o 2º Rural Tech Santa Helena este ano.
Segundo André Victório, do IDR-Paraná, a feira envolve as principais cadeias produtivas da região: suinocultura, avicultura, grãos, laticínios, piscicultura, apicultura, ovinocultura e climatologia. O Instituto é responsável pela programação técnica do evento.
“Este ano são nove minicursos e duas oficinas, além de eventos paralelos que tratam de diversos temas como regulamentação de pulverizadores, clima e perspectivas de mercado para 2023/2024, gestão da qualidade da água na avicultura e suinocultura, produção de feno e secagem, sistemas integrados de produção agrícola, curso básico de equinos e muares, plantas medicinais e ovinocultura, entre outros”, destacou.
Trinta e cinco empresas do setor agrícola vão participar da mostra de máquinas e implementos. Haverá também a 1ª Mostra de Startups e Tecnologias Digitais, que levará ao campus da UTFPR empresas da região que desenvolveram ferramentas especialmente para produtores rurais. O turismo rural, o agronegócio, o artesanato e a produção de flores terão uma feira específica para os participantes do Rural Tech.
O IDR-Paraná dividirá estande com a Adapar e a Seab. Os extensionistas darão informações sobre os programas do Governo do Estado, principalmente os voltados para a promoção do crédito. O Instituto também possui uma área de plantio onde serão demonstradas as práticas de produção sustentável de grãos, coberturas hibernais e o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).
Os visitantes também poderão conhecer sistemas de produção de energia renovável, reúso de água e regulamentação de equipamentos para uso racional de agrotóxicos. O Instituto apresentará duas ferramentas digitais voltadas para produtores, “Vendo meu Peixe” e “Rede Campo”. As duas plataformas reúnem produção de pescado e produtos da agricultura familiar que agora são oferecidos a potenciais compradores.
INSCRIÇÕES – Os organizadores solicitam que os interessados em participar dos minicursos se inscrevam com antecedência, pois o número de vagas é limitado. Mais informações sobre a parte técnica do 2º Rural Tech Santa Helena pelo telefone (45) 99902-1184 ou no site https://ruraltechsantahelena.com.br/.
(Com AEN)
(Débora Damasceno/Sou Agro)


