Amendoim novo na região: Embrapa lança cultivar que promete muita resistência

#souagro | A BRS Oquirauma cultivar de amendoim forrageiro produzida a partir de mudas desenvolvidas por Embrapaserá lançado no dia 24 de maio, às 14h, no AgroBrasília 2023 See More. Rica em proteína e com alta produção de forragem, a tecnologia é uma alternativa para intensificar a produção de carne e leite e possibilitar uma pecuária mais sustentável nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. A feira agropecuária acontece entre os dias 23 e 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, Distrito Federal.

Resultado de 15 anos de pesquisa da equipe da Embrapa Acre e parceiros, o BRS Oquira é resultado da avaliação e seleção de materiais genéticos, testados nas condições de clima e solo dos três biomas. Estudos mostram que, em lavouras adubadas e irrigadas, o teor de proteína bruta na planta chega a 29%, valor que garante qualidade na alimentação do rebanho e melhora a produtividade animal.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Segundo o pesquisador da Embrapa Acre e coordenador do Programa de Melhoramento Genético do Amendoim Forrageiro, Gisele de Assis, ao contrário de outras leguminosas que concentram proteína nas folhas, o amendoim forrageiro também apresenta alto teor de proteína nos colmos, característica que possibilita uma forragem de alta qualidade. Nos experimentos sem adubação e irrigação, a cultivar BRS Oquira apresenta 22% de proteína bruta, teor de fibra em torno de 43% e 68% de digestibilidade da matéria seca (forragem).

Patrocinadores

resistente e tolerante

A nova cultivar confere perenidade às pastagens consorciadas, mesmo quando associada a gramíneas maiores sob condições de sombreamento. Além disso, por ser uma espécie estolonífera (possui caule com vários pontos de enraizamento), é capaz de se multiplicar rapidamente no pasto e cobrir totalmente o solo, aspecto que evita processos erosivos e permite persistência em termos de pastejo e pisoteio por gado.

Os resultados da pesquisa também mostraram que é tolerante a solos encharcados. Essa característica possibilita o consórcio com gramíneas adaptadas a essa condição, em áreas afetadas pela síndrome da morte do braquiarão, doença associada ao encharcamento do solo e ao ataque de fungos, considerada o principal fator de degradação das pastagens na Amazônia.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Onde achar

A cultivar BRS Oquira está registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e os interessados ​​podem adquirir o produto em viveiros de quatro estados (Acre, Ceará, Minas Gerais e São Paulo), licenciados pela Embrapa. No Acre, a produção estimada de mudas da cultivar é de 16 toneladas por ano, com colheita a cada quatro meses.

Patrocinadores

Clique aqui e confira mais informações sobre a cultivar, com os contatos dos viveiristas e material sobre produção em viveiro e estabelecimento de amendoim forrageiro.

(Com Embrapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Sou Agro

Patrocinadores
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here