Buscando promover uma mobilização nacional para fortalecer a participação e engajamento do setor pecuário, bem como a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância das ações de prevenção e apoio aos animais, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta sexta feira (19) a Portal nº 583 instituindo o “Mês da Saúde Animal”. Uma campanha nacional será realizada durante ou mais de maio de cada ano, sob a coordenação do Secretário de Defesa Agropecuária.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O mês da Saúde Animal visa preservar a saúde dos seres humanos, dos animais e do ambiente, através de uma abordagem única à Saúde. A campanha também busca divulgar a qualidade e segurança sanitária de dois produtos da pecuária brasileira, ampliando a confiança do consumidor, o consumo e o acesso ao mercado.
“À medida que se avança na expansão das zonas livres sem o uso da vacinação para a febre aftosa e no aumento da dispersão mundial de outras doenças de alta relevância para a produção animal, torna-se necessário fortalecer o compromisso, ou a conhecimento e participação tanto dos produtores como de toda a sociedade na preservação da saúde animal. Da mesma forma, a criação do “mês da Saúde Animal” certamente promoverá essa maior proximidade com produtores rurais, veterinários e trabalhadores da pecuária para sua participação na vigilância e prevenção de doenças”, explica a diretora substituta da Saúde Animal, Anderlise Borsoi .
A programação do Mês da Saúde Animal incluirá campanhas de comunicação e divulgação nos âmbitos nacional, estadual e municipal, atividades informativas e educativas e atualização cadastral de dois estabelecimentos rurais e de exploração pecuária junto aos serviços oficiais de saúde animal.
Fonte: Mapa
