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Maior navio de contêineres chega a Paranaguá

Maior navio porta-contêineres em comprimento a atracar em Paranaguá chega ao TCP • Portal DBO

Terminal de Contêineres de Paranaguá recebe maior navio porta-contêineres com 366 metros

A chegada do navio MSC Natasha XIII ao Terminal de Contêineres de Paranaguá representa um marco significativo para a empresa que administra o terminal. Com 366 metros de comprimento e capacidade para 139,7 mil toneladas, esse porta-contêineres é o maior em comprimento a atracar no terminal, consolidando a posição da TCP como operador de navios dessa magnitude. Isso está alinhado a um dos pilares da estratégia da empresa, que visa atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira segura e eficiente. A ascensão do Terminal de Contêineres de Paranaguá como referência em operações portuárias de grande porte é evidenciada pela próxima atracação do navio MSC Elisa XIII, com as mesmas dimensões do MSC Natasha XIII. Este é um momento de celebração e crescimento para a TCP, impulsionando o comércio exterior brasileiro e atendendo à crescente demanda de mercado.

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Subtítulo 1

O terminal de contêineres de Paranaguá recebeu o maior porta-contêineres em comprimento já registrado, marcando um momento importante para a empresa e consolidando sua posição no mercado.

Subtítulo 2

Com a chegada do MSC Natasha XIII, a empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina aumentou o calado, permitindo a atracação de navios cada vez maiores. Além disso, a exportação de proteína animal congelada teve um aumento de 19%, resultando em um novo recorde para o terminal.

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Subtítulo 3

O Terminal de Contêineres de Paranaguá bateu recorde na movimentação em 2023, destacando-se como o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.

Subtítulo 4

Com a ampliação em 45% do número de tomadas de seu pátio reefer, indo de 3.624 para 5.268, a TCP se posiciona como o maior pátio para contêineres refrigerados da América do Sul.

Subtítulo 5

As novas estruturas do terminal e a expansão das operações destacam a importância da TCP como um hub portuário seguro e eficiente para os armadores, impulsionando o crescimento do comércio exterior brasileiro e atendendo à crescente demanda de mercado.
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Um marco no Porto de Paranaguá

É evidente que a chegada do MSC Natasha XIII no Terminal de Contêineres de Paranaguá é um marco importante para o Porto e para a TCP. Além disso, a previsão da próxima atracação do navio MSC Elisa XIII demonstra que essa é uma tendência crescente e que o porto está preparado para atender a demanda de operações de navios de grandes dimensões. A ampliação do calado, as obras de derrocagem e serviços de dragagem visam aumentar cada vez mais a profundidade do canal e permitir a atracação de navios cada vez maiores.

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Preparados para o crescimento

O aumento da exportação de proteína animal congelada, especialmente para o continente asiático, evidencia a importância de alinhar as estruturas portuárias para atender a crescente demanda do mercado. A conclusão da ampliação do número de tomadas do pátio reefer, tornando-o como o maior da América do Sul, posiciona o Terminal de Contêineres de Paranaguá como um dos principais corredores de exportação de carne congelada do mundo. Portanto, é imprescindível continuar investindo em infraestrutura e operações para manter e expandir a capacidade do porto diante desse cenário promissor.

Projeções positivas para o futuro

A chegada do MSC Natasha XIII e as projeções em infraestrutura e operações no Terminal de Contêineres de Paranaguá indicam um futuro promissor para esse importante hub portuário. O investimento contínuo em obras de ampliação e modernização é fundamental para garantir que o porto se mantenha como referência no transporte marítimo internacional e responda à crescente demanda do mercado. A posição estratégica da TCP como um dos maiores terminais de contêineres refrigerados da América do Sul reforça a importância do Porto de Paranaguá para o comércio exterior brasileiro e global.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

O maior porta-contêineres do Terminal de Contêineres de Paranaguá

Nesta segunda-feira, 29, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu o navio MSC Natasha XIII, o maior porta-contêineres em comprimento a atracar no terminal. Com 366 metros de comprimento e capacidade para 14.432 TEUs, essa chegada marca um marco significativo para o terminal e consolida sua posição como operador de navios de grande magnitude.

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FAQs sobre a chegada do MSC Natasha XIII no TCP

1. Qual é o tamanho do navio MSC Natasha XIII?

O MSC Natasha XIII tem 366 metros de comprimento e 48,20 metros de largura, tornando-o o maior porta-contêineres em comprimento a atracar no Terminal de Contêineres de Paranaguá. Ele tem capacidade para transportar 139,7 mil toneladas e 14.432 TEUs.

2. Por que a chegada deste navio é significativa para o TCP?

A chegada do MSC Natasha XIII consolida a posição da TCP como operador de navios dessa magnitude e está alinhada à estratégia do terminal de atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira segura e eficiente.

3. Qual é o próximo navio de grande porte a chegar no TCP?

A próxima atracação de um navio de 366 metros na TCP está prevista para a primeira semana de fevereiro, com a chegada do navio MSC Elisa XIII, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade que o MSC Natasha XIII.

4. Como a administração dos portos de Paranaguá e Antonina está se preparando para receber navios cada vez maiores?

A empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina está investindo em obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar a profundidade do canal e permitir a atracação de navios cada vez maiores.

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5. Qual é a expectativa de crescimento e ampliação no Terminal de Contêineres de Paranaguá?

Para atender à crescente demanda de mercado e ao aumento das exportações de carne congelada, a TCP deve concluir, até o fim de fevereiro, a ampliação em 45% do número de tomadas de seu pátio reefer, posicionando o terminal como o maior pátio para contêineres refrigerados da América do Sul.

A chegada do MSC Natasha XIII marca um marco significativo para o Terminal de Contêineres de Paranaguá e consolida sua posição como operador de navios de grande magnitude. Com a previsão da chegada do MSC Elisa XIII, o terminal está se preparando para atender à crescente demanda de mercado e às exportações em crescimento, demonstrando seu compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Nesta segunda-feira, 29, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Estado do Paraná, recebeu o navio MSC Natasha XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC).

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Com 366 metros de ponta a ponta (LOA), 48,20 metros de largura (boca), capacidade para transportar 139,7 mil toneladas e 14.432 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner), este é o maior porta-contêineres em comprimento a atracar no terminal.

“A atracação do navio com as dimensões do MSC Natasha XIII é um marco significativo para o nosso terminal e consolida a posição da TCP como operador de navios dessa magnitude. Isso está alinhado a um dos pilares de nossa estratégia, que é atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira segura e eficiente em nosso porto”, celebra a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown.

portaldbo tcp
Foto: Divulgação

Em nota, o armador declarou que “a primeira escala de um navio de 366 metros no Terminal de Contêineres de Paranaguá é motivo de celebração para a MSC. A operação do MSC Natasha XIII demonstra e reitera o nosso compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro”.

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A próxima atracação de um navio 366 na TCP já está prevista para a primeira semana de fevereiro com a chegada do navio MSC Elisa XIII, embarcação irmã do MSC Natasha XIII, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade.

VEJA TAMBÉM | Terminal de Contêineres de Paranaguá bate recorde na movimentação em 2023

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca os esforços da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina para a ampliação do calado.

“Investimos em obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar cada vez mais a profundidade do canal e permitir a atracação de navios cada vez maiores. Receber o MSC Natasha XIII e o MSC Elisa XIII mostra o quanto estamos preparados para atender a esta crescente demanda de mercado”, afirmou o diretor-presidente.

De 2022 para 2023, a exportação de proteína animal congelada teve um aumento de 19%, configurando um novo recorde para o terminal, que escoou 3.032.575 toneladas de carne resfriada no último ano.

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O principal destino da carga é o continente asiático, que recebeu aproximadamente 67% deste volume, o que corresponde a 2.036.803 toneladas.

Para atender a demanda do mercado e suprir o aumento de exportações de carne congelada, a TCP deve concluir, até o fim de fevereiro, a ampliação em 45% do número de tomadas de seu pátio reefer, indo de 3.624 para 5.268, posicionando o terminal como o maior pátio para contêineres refrigerados da América do Sul.

Hoje, a TCP é considerado o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.

Fonte: Ascom TCP

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