Laboratório do Mapa detecta fraude no leite em operação da Polícia Federal

Laboratório do Mapa detecta fraude no leite em operação da Polícia Federal

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pernambuco (LFDA/PE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou análises que auxiliaram a Polícia Federal na Operação de Laticíniosdepois que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) encontrou fortes indícios de desvio de recursos públicos.

No esquema, foi possível evidenciar que empresários pernambucanos e uma empresa sediada no Recife teriam desviado recursos do governo federal, que deveriam ser destinados à aquisição de leite fornecido por produtores rurais inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Família Agricultura (Pronaf).

As análises realizadas pelo LFDA/PE detectaram que algumas amostras analisadas estavam fora dos parâmetros de qualidade estabelecidos, com quantidade de microrganismos acima do limite máximo.

Banner Site 300x250 1

Além disso, análises físico-químicas verificaram que as amostras de leite pasteurizado apresentavam adulteração: alto teor de caseinomacropeptídeo (indicando a adição de soro de leite para diluir o leite cru), além de baixo teor de proteína e gordura (devido à diluição). Essa mudança acaba reduzindo consideravelmente o valor nutricional do leite, o que afeta diretamente as pessoas que consumiam esse alimento.

As análises realizadas pelo LFDA/PE foram decisivas para ajudar a Polícia a desmantelar organização criminosa investigada pela suposta prática de desvio de recursos públicos do “Programa Leite de Todos”, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco .

(Com MAPA)

Banner Site 300x250 1

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro